O que significa quando o peixe Betta fica no fundo do aquário?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

pouca oxigenação na água: pode ser a causa do peixe Betta ficar parado no fundo do aquário. Em outras palavras, o seu peixinho não está recebendo oxigênio suficiente; intoxicação por nitrito e nitrato: produzidos pelas bactérias do aquário, são extremamente tóxicos para os organismos dos peixes.

Peixe betta doente pode ter dificuldade para respitar. O peixe betta consegue viver em águas com pouco nível de oxigênio, mas a dificuldade para respirar pode ser observada quando não há limpeza do aquário. Nesse caso, o pet irá buscar o ar fora da água, subindo até a superfície regularmente.

Peixe betta doente: atenção à aparência e ao comportamento
Eles não têm febre, não tremem e expressam sofrimento. Para identificar um peixe betta doente, é importante ficar atento às mudanças na aparência do animal. Além disso, alterações no comportamento também podem indicar que o peixe está precisando de ajuda.

Falta de espaço
Além de dificultar a manutenção dos parâmetros da água — quanto menor é o aquário, mais rápido ele fica sujo —, um recipiente muito diminuto deixa peixe betta estressado. Para que isso não aconteça, a recomendação é manter seu peixinho em um recipiente de pelo menos 20 litros.

4 doenças que podem acometer o peixe betta

  • Fungos: Essa doença pode apresentar sinais esbranquiçados nas regiões da boca e brânquias dos peixes. ...
  • Hidropsia: Causa inchaço, problemas respiratórios, falta de apetite e eriçamento das escamas. ...
  • Doença dos pontos brancos: ...
  • Doença do Veludo:

cinco anos

O peixe betta pode viver, em média, 5 anos
Na natureza, os peixes betta são presas fáceis de outros peixes carnívoros, por isso, costumam viver bem menos do que em cativeiro. Desde que bem cuidado, ele pode viver por até cinco anos no aquário.

Quando o espaço estiver pronto, tampe o aquário. Como o betta gosta de saltar, se o habitat não estiver tampado, ele poderá pular para fora.

Como saber se meu peixe está doente?

  1. inchaço;
  2. desgaste das barbatanas;
  3. feridas pelo corpo;
  4. falta de disposição para nadar;
  5. perda de cor.

Bettas não precisam de oxigenador no aquário: aquários com 15 litros ou mais tem superfície suficiente para troca de gases, permitindo maior diluição de oxigênio na água. Um filtro hang-on com queda d´água tranquila é o suficiente para oxigenar a água para estes peixes.

Separe o peixe doente.
Você pode encher o novo aquário com a mesma água do antigo. Porém, se a causa da doença for a água, é melhor utilizar uma diferente. Caso encha o tanque com água nova, coloque o saco plástico lá dentro por cerca de 20 minutos para que o peixe se acostume à nova temperatura.

2 – 5 anos

Não é preciso gastar muito para manter o aquário saudável para o Peixe Betta. O mais importante é fazer uma limpeza a cada 10 ou 15 dias.

A alimentação em excesso pode ser um dos grandes problemas para o peixe betta. Ele pode ter problemas de constipação e até vir a óbito. Outro ponto de atenção é que a sobra de alimentos pode deixar a água do aquário tóxica. Por isso, acertar na dosagem é muito importante.

Peixe betta gosta de escuro? Assim como nossos amigos nadadores precisam da luz, eles também necessitam de algumas horas de escuridão para descansar. Como vimos, os peixes dormem de olhos abertos. Por isso, é fundamental que seu pet esteja em um local tranquilo e sem incidência de luz durante à noite.

Um betta saudável come com vigor; nada pelo aquário; é ativo, colorido e vibrante; suas nadadeiras e cauda irradiam para todos os lados como um leque; suas escamas e seu corpo parecem lisos e limpos.

O aquário que os bettas vivem deve ser limpo e sua água, que não poder ser clorada, trocada uma vez por semana. Portanto se a pessoa for usar a água da torneira, ela precisa fazer uso de um produto que há disponível no mercado para anular o cloro, mas o ideal é usar água mineral.

Os bettas são exemplos de peixes que gostam de luz, mas que precisam ficar no escuro por algumas horas no dia. Por isso, não precisa deixar nenhuma lâmpada acesa durante a madrugada, já que eles também vão descansar por algumas horinhas.

Por ser territorialista, ele precisa ficar sozinho no aquário. Se for colocado com outro da mesma espécie, a briga é garantida. Um pode matar o outro. "Ele é um peixe solitário, ele é um peixe de briga, não podendo misturar duas espécies pelo fato de eles brigarem e um acabar matando o outro".

Tire a água do tanque.
Com um pequeno copo, retire 50 a 80% da água presente no aquário. Deixe-a separada para usá-la novamente no novo recipiente. Isso é importante porque você não pode trocar toda a água, o que deixará o peixe em choque. Em vez disso, você insere a água separada de volta no tanque, depois de limpo.

Pela noite, o peixe betta gosta do escuro para descansar e dormir. Assim como o peixe betta gosta de luz, ele também adora locais com sombra. Por isso, é importante garantir que o aquário do peixe também tenha plantas ou acessórios de decoração.

Cuidados com um peixe doente
No entanto, um dos primeiros cuidados com o peixe doente é promover a higienização do aquário. É importante que o aquarista realize a troca da água com todos os cuidados necessários, sempre atento ao pH da água e evitando o uso de água tratada, caso o animal seja de água doce.