O que significa quando o ovo de codorna bóia?

Perguntado por: lxavier6 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Quando o ovo boia na água é porque está estragado? Quando o ovo flutua na água, isso indica que ele já está velho, e provavelmente estragado.

Um ovo ruim vai flutuar; jogue esse ovo fora!

Se ele estiver bom, vai afundar de modo horizontal. Se não for fresco, mas ainda adequado ao consumo, irá ficar levemente inclinado. Se boiar, está velho e possivelmente estragado. O que determina uma coisa ou outra também é a quantidade de líquido presente dentro do produto.

Se o ovo boiar esta estragado? O teste de flutuação do ovo também é conhecido e eficaz para descobrir se o alimento está bom para consumo. Coloque o ovo em um copo ou tigela cheio de água e observe: se ele afundar, está fresco. Se o ovo boiar, está estragado e deve ser descartado.

Se um ovo de galinha precisa 10 a 12 minutos de cocção, um ovo de codorna precisa de metade desse tempo. Isso significa que o tempo de cocção dos ovos de codorna é de, aproximadamente, 2 minutos e meio ou 4 minutos.

Os objetos que flutuam (garrafa com ar) têm densidade menor do que a água. Já os objetos que afundam (garrafa com areia) têm densidade maior que a da água. Se o objeto fica em equilíbrio no interior do líquido, como foi o caso da nossa garrafa com água, é porque o objeto tem a mesma densidade da água.

"Se um ovo flutua, isso significa que já tem algum tempo, mas não que está contaminado. Já um ovo que se afunda pode perfeitamente estar contaminado com bactérias", garante.

Falando de níveis proteicos, o ovo de codorna é o campeão entre as três opções. Já nas quantidades de lipídeo, eles apresentam-se de certa forma similares, mas o ovo de galinha é o que possui menor teor.

15 dias

Depois coloque os ovos de codorna descascados e guarde tampado na geladeira até o momento de servir. Essa conserva pode durar de 10 a 15 dias, e você pode consumir como aperitivo, saladas ou outras maneiras que preferir.

A Granja Higashi, vencedora na categoria ovos de codorna, também não é estreante no lugar mais alto do pódio do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos.

A contaminação dos ovos por salmonela se dá, inicialmente e na maioria das vezes, através da casca. Tempo e temperatura de armazenagem são fatores fundamentais para que as salmonelas passem da superfície da casca para as estruturas internas do ovo (Staldeman, 1986; Silva, 1995).

O sabor também fica sem insulso, e o alimento perde muitos de seus valores nutricionais com o passar do tempo. O ovo que não estiver fresco também será mais ácido, o que pode prejudicar o organismo de diversas formas. Além disso, os ovos que não estiverem frescos estão a um passo de se estragar.

10 dias

E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.

A melhor forma de armazenar os ovos cozidos, é mante-los com a casca inteira, cozinhe e resfrie, e logo em seguida coloque em um recipiente e leve para a geladeira por no máximo 5 dias. Ovos cozidos tendem a absorver odores por isso tome cuidado com alimentos mal cheirosos, pois podem impregnar nos ovos.

Principais benefícios do ovo de codorna
O ovo de codorna também contribui para o desenvolvimento infantil, pois é rico em vitamina A. Além disso, ele fortalece os ossos e dentes, pois contém vitamina D, que potencializa a absorção de cálcio e fósforo pelo organismo.

Significado de Boia
substantivo feminino Cortiça, barril ou qualquer outro artefato flutuante destinado a marcar o lugar de ancoragem, as zonas de perigo ou com outros propósitos.

Uma forma simples de saber se o corpo afundará ou não é comparando a densidade entre o objeto e o líquido, assim, caso o objeto possua uma densidade menor que o líquido ele irá boiar.

Se colocarmos um material no estado sólido sobre um líquido, ele poderá flutuar (se for menos denso que o líquido) ou afundar (se for mais denso que o líquido).

NADA DE LAVAGEM
Por conta de todo este processo de limpeza, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. Isso porque este tipo de procedimento pode causar contaminação na parte interna do produto por causa da porosidade da casca, fazendo com que as chances de contaminação aumentem.

Os perigos do consumo de um ovo estragado são muitos, principalmente a chance de contaminação por Salmonela, bactéria presente na casca do ovo e que, se consumida, pode causar sintomas de mal-estar, como vômito, dores de cabeça e estômago, e calafrios.