O que significa quando o gato te dar mordidinhas?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Morder, geralmente é algo que as pessoas associam com sentimentos negativos, mas os gatos são um pouco diferentes. Quando o seu gato dá mordidinhas de brincadeira, ele está oferecendo carinho. Isto é bem diferente de uma mordida defensiva ou de medo que serve para machucar e os sentimentos por trás dela também.

Em geral, os gatos dão mordidinhas como uma forma de demonstrar afeto. Então, se você se pergunta “por que os gatos mordem quando fazemos carinho?”, saiba que essa é só uma reação normal ao gesto.

Encher você de lambidas: os gatos podem estender os banhos de gato para você como uma forma de demonstrar carinho. Se receber essas lambidas, fique contente com esses gestos de amor; Dar piscadas preguiçosas: quando seu gatinho pisca lentamente para você, como se estivesse com sono, ele está dizendo que te ama.

Porém, isso não significa que eles não amam. Significado espiritual do gato dormir com o dono. O gato que dorme com o dono tem uma ligação forte com esse dono. Portanto, esse é o recado principal desse movimento do gatinho.

Eles costumam gostar de ser acariciados na parte de trás do pescoço e na base das orelhas.

Cinco áreas proibidas de fazer carinho no gato

  • Barriga. Embora muitos gatos gostem de se deitar de barriga para cima, isso não significa que eles querem que você faça carinho em sua barriga. ...
  • Patas. É por meio das patas que os bichanos se movimentam e se defendem. ...
  • Cauda. ...
  • Orelhas. ...
  • Rosto.

Você não está sozinho. Muitos tutores de gatos chamam esse comportamento comum de “Mordida de amor”, mas especialistas em comportamento felino têm dado um nome mais formal: Agressão induzida por Carinho, e é um tema pouco conhecido.

As pessoas costumam ver este comportamento como um gesto de afeto do animal, quando, na verdade, o gato está apenas a marcar território com o seu cheiro. Durante o ritual, ocorre uma importante troca de odores que serve para criar um cheiro comum e familiar entre todos os indivíduos que partilham o território.

Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto. Ou seja, gato dormindo com o tutor quer dizer que o bichano tem carinho pela pessoa, pelo ambiente e pelos momentos que eles têm juntos.

No caso de gatos de rua, se ele apareceu na sua porta e não foi mais embora, então ele te escolheu como dono. Outro sinal que confirma como o gato escolhe o dono é pelo comportamento. Se ele ronrona perto de você e te pede carinho, saiba que ele confia e gosta de você.

Se o seu gatinho costuma passear entre as suas pernas, é sinal de que ele gosta muito de você e quer a sua atenção. É muito importante lembrar que esse hábito ajuda o pet a construir uma relação de cumplicidade com o seu tutor. Por isso, sempre que ele fizer isso, deixe-o fazer e dê toda atenção.

Ele pode demonstrar o amor dele de outros jeitos: indo te cumprimentar na porta, pedindo agrado, ficando perto de você, deitando no seu colo, na sua cama, no seu teclado… É que para alguns gatos o “eu te amo” é simplesmente mais difícil de sair!

Embora os gatos vejam, sintam o cheiro e o toque dos humanos, os felinos podem reconhecer o tutor apenas pela voz! Apesar de o olfato também ser um sensor que identifica o tutor de longe, nesse caso, a audição é o mais importante, pois o olfato dos felinos não é tão potente quanto o dos cachorros.

Os felinos são capazes de reconhecer o tutor pelo som da voz. Ao contrário dos cachorros, que costumam responder os comandos, os gatinhos entendem apenas quando são chamados pelo nome. Existe a teoria de que os felinos enxergam os tutores como seus semelhantes, ou seja, como outro gato.

Mistura da rotina dos gatos com a dos tutores
A lista de possibilidades incríveis para os bichanos é infinita. Ou seja, ir com você ao banheiro pode ser uma oportunidade para explorar, brincar, relaxar ou só observar a sua movimentação.

A sensibilidade dos gatos faz com que eles sejam capazes de absorver energias, assim como um filtro, limpa o que é negativo, como tristezas e angústias, tanto de pessoas como do ambiente que vive. Quando eles dormem, transmutam essa energia as eliminando, por isso são animais que costumam dormir bastante.

3) Gatos sentem quando estamos tristes
Na verdade, pequenas mudanças de humor também são captadas pela sensibilidade felina, e é por isso que esses animais são capazes de perceber até quando estamos tristes.

Existem lugares onde a maioria dos gatos não aceitam muito bem serem tocados. As patas e o rabo, por exemplo, são lugares que despertam a atenção negativa do felino. Além disso, a barriga não é o local mais aconselhado a se acariciar logo de cara.