O que significa quando o gato não gosta de uma pessoa?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Às vezes, seu felino pode te rejeitar porque associou uma experiência negativa a você. Se você castigou o seu gato, algo que jamais deveria fazer, porque ele não entende isso e só serve para intimidá-lo sem motivo, e depois disso notou uma mudança em seu caráter, é possível que esse seja motivo da sua rejeição.

Os bichanos são sociáveis e buscam alguém para conviver. Como mostrou a pesquisa, eles costumam se sentir protegidos com humanos. Assim, os gatos escolhem seus donos por se sentirem confortáveis e por receberem boas condições de vida.

O real motivo para você não olhar nos olhos do gato está diretamente ligado ao seu instinto de sobrevivência. Desse modo, o felino entende que ao olhar diretamente nos olhos dele, você representa uma ameaça. Portanto, ele fará de tudo para se defender, inclusive, atacar.

Segundo o biólogo e autor do livro “Cat Sense”, os bichanos enxergam os humanos como semelhantes e não mudam o comportamento quando estão perto dos humanos. Diferente dos cachorros, por exemplo, os felinos têm atitudes de comportamento parecidas das que exercem quando estão diante de outros gatos.

Assim, se ela tiver aversão às pessoas, e eles não forem adotados muito novinhos, é possível que tenham medo de gente. Já o gato adulto, com o qual o filhote aprende a ter medo de pessoas, pode ter sofrido maus tratos. Às vezes, é gato com medo do dono e de outras pessoas, por ter sido abandonado.

Apatia: um sintoma para muitas doenças
Um gato triste, que não come, está apático e sem energia apresenta sinais comuns de diversas doenças. O Dr. Bruno explica que quadros infecciosos, viroses, depressão e até velhice podem deixar os bichanos desanimados.

12 – 18 anos

Retribua o gesto com um momento para acariciá-lo para criar um vínculo mais próximo com ele. Aprender a personalidade do seu gato é muito importante para entender como você pode demonstrar carinho. Todo gato é diferente, nunca force seu gatinho a ficar no seu colo se ele prefere sair e explorar a casa.

Os gatos trazem consigo energia cósmica positiva e por isso atraem prosperidade, abundância e harmonia para uma casa - além de, claro está, sessões de mimos e ternura.

Uma pessoa com uma natureza carinhosa e amorosa geralmente atrai mais animais para ela, isso vale para todos os animais. E os gatos têm a capacidade de sentir isso e pode ser que sejam atraídos por pessoas que sejam gentis e carinhosas.

O que passa na cabeça de um cão ou gato se vendo no espelho
Em primeira instância, por imaginar ser “outro animal” no espelho, eles esperam uma resposta do “outro animal” refletido, porém, como o “outro animal” não tem cheiro, eles se sentem confusos e continuam a latir e miar esperando alguma reação.

Este comportamento é típico de quando o gato se aninha para dormir com você ou quando esté recebendo mimos e carícias. O felino quer que você saiba que ele está relaxado e apenas dedica esse olhar aos seres com os quais se sente melhor. Ele adora a sua companhia, em poucas palavras, é sinal que te ama de verdade!

É provável que o seu animal esteja a tentar comunicar consigo. Assim como as pessoas, os gatos usam o toque físico para mostrar afeto. Muito provavelmente, o seu animal quer ser alimentado. Isto acontece especialmente de manhã, quando é acordado por ele.

O gato arrepiado, na verdade, é um sinal de medo. Os pelos eriçados criam a ilusão de que o animal é maior do que ele realmente é e serve como uma tática para lidar com possíveis ameaças sem a necessidade de um confronto físico.

Medo ou incômodo
Isso porque, apesar de serem habilidosos predadores, os felinos são presas na natureza. Ao serem pegos por alguém no colo, a sensação que eles têm é serem apreendidos por predadores. Isso explica exatamente por que os gatos mordem quando fazemos carinho: podem achar que é uma ameaça.

Esse gesto já mostra o afeto que ele tem pelo seu dono, mas também está relacionado à marcação de território. Essa marcação é feita através do feromônio produzido pelas glândulas localizadas em diversas partes do corpo, incluindo a região temporal, base da cauda e redor dos lábios.

Gatos felizes parecem amassar pãozinho para mostrar que estão contentes. Os gatos costumam fazer esse movimento enquanto são acariciados ou quando se aconchegam em um local confortável para cochilar.

Ter medo em situações especiais
Por vezes os receios do seu gato podem estar relacionados com determinadas situações ou objetos, e muitas vezes, pessoas. Os motivos para este tipo de comportamento podem ter que ver com traumas mentais ou físicos, choques ou más experiências.

Raiva felina: o que é, sintomas e tratamento

  • Infecção viral.
  • Desorientação, agressividade, paralisia motora, dificuldade para deglutir, espasmos, salivação excessiva e até mesmo alucinações.
  • Não há tratamento e não há cura.
  • Mantendo a vacinação do seu gato ou outro animal em dia.