O que significa quando o corrimento está branco e pastoso?

Perguntado por: nsalgueiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Depois da ovulação: O corrimento branco pastoso depois da ovulação, representa o período fértil, por facilitar a chegada de espermatozóides no óvulo. Durante a relação sexual: Pode indicar a lubrificação natural ou ejaculação feminina.

Corrimento branco vaginal sinaliza chance de engravidar.

O corrimento branco e espesso, tipo leite coalhado, está muito associado ao fungo Candida albicans, que causa a candidíase vaginal. Geralmente esse tipo de corrimento aparece de forma abrupta, com bastante coceira, vermelhidão e sensação de queimação na região da vulva e da vagina.

Pode parecer esbranquiçado e turvo, ou até amarelado (especialmente se tiver secado na sua roupa íntima) (4). Em um ciclo menstrual de 28 dias, você pode começar a notar esse muco por volta dos dias 9 ou 10 (1,4).

No período fértil, principalmente no dia da ovulação, o muco cervical pode ser notado na roupa íntima ou durante a higiene pessoal como uma secreção transparente, elástica e pegajosa, semelhante a fios de clara de ovo cru.

Um teste de gravidez, que detecta a presença do hormônio hCG, é a única maneira de saber com certeza se você está grávida ou não.

Agora, com sintomas similares, a única forma de saber se é TPM ou gestação é por meio do exame de sangue, o famoso beta HCG. A dosagem de beta HCG, por meio do teste imunológico, pode identificar a gravidez cerca de 8 a 11 dias após a concepção.

Corrimento no início da gravidez é normal
Segundo a médica, nos primeiros dias de gravidez, a ação do estrogênio provoca muitas mudanças no corpo da mulher e o aumento na lubrificação vaginal é uma das principais. “É muito comum a mulher apresentar um corrimento branco, de aspecto leitoso e mais abundante”, descreve.

Devido às alterações fisiológicas que surgem durante a gravidez, é normal haver um corrimento no início da gravidez, caracterizando-se por ser abundante, branco ou esbranquiçado, e ácido. Assim, desde o início do primeiro trimestre, a grávida tem um corrimento que pode ser normal.

Esse corrimento costuma variar um pouco ao longo do ciclo menstrual, indo de transparente e líquido até branco em consistência de pomada, dependendo do momento do mês.

3 tipos de corrimentos vaginal e o que dizem sobre a sua saúde

  • 1 – Corrimento branco ou amarelo claro. ...
  • 2 – Corrimento amarelo forte ou esverdeado. ...
  • 3 – Corrimento marrom ou rosado.

O corrimento vaginal atípico pode ser um sintoma de um desequilíbrio bacteriano, uma infecção ou IST, ou, em casos raros, câncer do colo do útero. Para manter a vagina saudável, evite lavá-la internamente e use proteção durante atividades sexuais.

Sintomas físicos: aumento, sensibilidade ou inchaço das mamas; inchaço no corpo; aumento do volume abdominal; obstipação (intestino preso); aparecimento de acne e cólicas menstruais. Sintomas psicológicos e emocionais: mudanças de humor; tristeza; irritação; ansiedade; crises de choro e alterações no apetite.

No teste do cotonete o que deve ser observado é a cor e a consistência da secreção, que indicará se a menstruação está próxima ou não. Dica Importante: Na hora de identificar a gravidez, utilize um teste de qualidade, com uma sensibilidade de pelo menos 10mUI.

Um corrimento normal e saudável deve ter além da consistência mais líquida um cheiro leve e inofensivo. Assim, a cor, consistência e cheiro do seu corrimento podem ser um sinal de que tudo está saudável e normal, assim como também pode ser um dos principais sintomas de infecções vaginais que devem ser identificados.

Nesse momento o útero estará sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento. Ele está sendo preparado para abrigar o futuro bebê. O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.