O que significa quando o cavalo abaixa a orelha?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Normalmente, isso significa que um cavalo está zangado e ameaçando outro cavalo. Outros sinais mostram esse estado: o branco dos olhos pode ficar visível e os dentes geralmente ficam à mostra. Quando as orelhas de um cavalo estão para trás, também pode significar que ele está se concentrando.

- Abanar a cabeça quando está sendo treinado: desconforto. - Balançar a cabeça pra baixo, emitindo roncos ou relinchos: aprovação ou tentativa de chamar a atenção. - Olhos semicerrados, orelhas pra trás e cabisbaixo: tristeza, mau humor, dor, febre ou outro problema de saúde. - Olhos esbugalhados: medo e ameaça.

Orelhas para a frente e eretas – indicam que o cavalo está atento, curioso e interessado. Normalmente apresentam, em conjunto, as narinas dilatadas. Orelhas em pé e voltadas para trás – significam obediência na presença de um treinador ou cavaleiro.

Eles reconhecem o cheiro, memorizam a voz, os gestos e até os hábitos das pessoas com quem criam essa ligação. Mas vale lembrar que a aproximação de um cavalo e o início dessa relação necessitam de muita dedicação e esforço.

Quer seja o uso para competições ou passeio, a ideia é mantê-lo saudável não só física como também mentalmente. Um cavalo feliz trabalha com prazer e aguarda ansiosamente pela próxima vez quem alguém vai montá-lo. Por isso, com alguma atenção extra, você pode garantir que tem um parceiro feliz em suas mãos.

Se o seu cavalo mantém a cabeça e o pescoço levemente baixos em sua presença, isso significa que ele está feliz e gosta de estar com você. Também é possível que seu equino mostre sua excitação ou alegria se sua cabeça e pescoço estiverem bem levantados. Sem dúvida, isso será um bom sinal.

Geralmente, as reações de cabeça são uma forma de o cavalo se comunicar, mostrando que está desconfortável com as mãos do seu cavaleiro.

Isso faz com que pareça que o cavalo está sorrindo. Na verdade, isso é uma técnica de aumentar o seu nariz conhecida como reflexo flehmen. Os cavalos utilizam dessa técnica para conseguir sentir cheiros flutuando no ar a partir de glândulas olfatórias especiais localizadas no final da passagem nasal dos cavalos.

Ao se aproximar, é importante perceber se ele está disposto a falar com você. Se o cavalo quiser conversar, ele virará a cabeça em sua direção, lamberá os lábios e estará com uma expressão suave no olhar. Assim que perceber esse sinal, você poderá se aproximar lentamente e começar a comunicar-se com ele.

Antolhos é um acessório que se coloca na cabeça de animal de montaria ou carga para limitar sua visão e forçá-lo a olhar apenas para a frente, e não para os lados, evitando que se distraiam ou se espantem e saiam do rumo.

Seu campo de visão é maior do que o do ser humano, e no plano horizontal os equinos podem ver quase 360 graus. No entanto, existem dois pontos cegos em que o cavalo não consegue enxergar: um fica diretamente atrás do animal, com um ângulo de cerca de 5 graus; e o outro está diretamente abaixo do seu nariz.

Uma forma de expressar acuidade visual do cavalo é comparando com a visão humana normal, tal como 20/33. Isso indica que um cavalo só pode diferenciar a 20 metros, ou 20 passos, o que um ser humano pode em 33 metros, ou passos, e este se compara favoravelmente com o cão (20/50) e do gato (20/100).

Cavalos relincham: entenda melhor
Dentro de um rebanho doméstico ou selvagem, os cavalos usam esse som para chamar uns aos outros. Como resultados, podem até usá-lo para chamar a atenção de uma pessoa. Eventualmente, estão dizendo: 'Estou aqui, onde você está'; ou: 'Ei, amigo, preste atenção em mim'.

Geralmente, os animais apresentam sinais de inquietação: deitam e levantam com frequência, sapateiam no chão, realizam movimentos de defesa (coices) e rolam no chão a fim de tentar aliviar a dor.

Os cavalos selvagens alimentam-se principalmente da erva que encontram nos prados. Em cativeiro, entretanto, costumam ter uma dieta mais variada; costumam consumir uma ração específica para eles e alimentos como a alfafa, o milho, a aveia, a curgete, as cenouras e as maçãs.

Top 5 de coisas que os cavalos não gostam
Objetos e sons estranhos: eventualmente, essa antipatia nem sempre pode ser evitada e não deve ser. Afinal, é uma boa ideia expor o seu cavalo a novos objetos e sons, mas verifique se você está pronto para a reação dele. Porém, ele pode entrar no modo 'lutar ou fugir'. 2.

Quando os cavalos possuem o hábito de mordiscar uns aos outros (pêlo e crina), pode ser a representação de cordialidade entre eles, a maneira que encontraram de demonstrar “amizade”. Abrir os lábios e não morder, também é uma brincadeira, mas a mordida é uma forma de defesa.