O que significa quando o cachorro vira a cabeça para o lado?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 20 votos

Se você acha que o seu cãozinho está se sentindo confuso toda vez que ele inclina a cabeça para o lado ao ouvir sua voz, está enganado: o gesto é, na verdade, um sinal de atenção redobrada, e pode ser mais frequente em alguns cães do que em outros.

Afirmação da Dominância
Ao sentar-se nas pessoas, os cães geralmente se sentem superiores e mais no controle. Se você perceber que seu cão está latindo ou rosnando para outros animais enquanto está sentado em seu colo, isso pode ser um sinal de que seu cão está sentindo a necessidade de afirmar sua dominância.

De maneira geral, os locais favoritos dos cães para receber carinho são: pescoço, na região logo abaixo das orelhas, peito e abdômen. Neste caso, ele pode chegar até mesmo a se virar de barriga para cima para você fazer carinho nele.

A oxitocina é muito mais do que um simples modulador neuronal, mas responsável por aquela sensação de paixão. Por isso, os cães viciam tanto em receber carinho. É muito mais do que uma prova do nosso amor por eles, mas uma sensação extremamente prazerosa.

Justamente por conta dessa relação de afeto, acredita-se que, embora de maneira bem distinta de nós, um cachorro sente saudade do dono quando não está por perto.

Os cães contam com as expressões faciais e toda a linguagem corporal para se comunicar. Quanto melhor você entender a comunicação canina e como ele se sente, melhor será capaz de sentir empatia e se relacionar com eles, expressando seu amor de volta para eles.

Sim, as lambidas são o jeito mais fofo do seu cão dizer que te ama. Para pessoas de fora, o gesto pode causar algum desconforto, mas qual dono de pet vai negar os “lambeijos” do seu peludo? As lambidas são um sinal de afeto, mas também de reverência: é como se o cachorro reconhecesse a dominância do humano sobre ele.

“Meu cachorro fica me olhando ?” – faz parte da socialização
Se os cães pudessem aprender as profissões humanas, a maioria dos peludinhos poderia seguir o caminho da psicologia, afinal, os caninos são referência em analisar o nosso comportamento e são capazes também de decifrar o nosso estado emocional.

Entre as atitudes mais comuns em cachorros com ciúmes, podemos citar: Xixi no lugar errado: o xixi, para animais, é uma marcação territorial. Por isso, se o cachorro está com ciúmes, vai passar a urinar mais, em diferentes lugares, para tentar se afirmar naquela casa.

Se o seu cachorro segue uma pessoa específica da família pela casa, dorme apenas com ela e manifesta confiança apenas com esse alguém, é provável que ele tenha um "humano preferido". Expressar preferência por um dos tutores, aliás, é um comportamento comum entre os cães.

O comportamento de seguir é natural para o cão. Isso porque ele é um animal gregário, que vive em grupo. O mais comum é que animais sociais andem todos juntos, como uma forma de minimizar a possibilidade de serem predados.

A maioria dos cães não gosta de receber carinho no topo da cabeça, nas pernas, patas, cauda e focinho. Evite a virilha, a extremidade traseira e o rosto dele. A barriga pode entrar nesta lista especialmente se ele não confia em você.

Espreguiçar-se
É habitual observarmos um cachorro nesta posição quando está pedindo a outro cachorro para brincar. Neste caso atuará de uma forma alegre e positiva, fazendo movimentos suaves com a cauda. Ou seja, é um cachorro muito cordial.

Sim, cachorro pode dormir no escuro, aliás, é até melhor do que descansar com a luz ligada, pois assim seu filho de quatro patas pode cochilar melhor. Assim como para nós, a claridade pode atrapalhar a hora do descanso.

Cães não abraçam? Não necessariamente como nós, mas você pode notar que eles tem suas formas de demonstração de carinho. Como quando deitam a cabeça no nosso colo ou vão buscar aquele brinquedo favorito e trazem para o tutor, e principalmente os famosos lambeijos que eles nos dão enquanto balançam a cauda alegremente.

A posição de cachorro dormindo com a barriga para cima é boa e muito comum em dias quentes, assim como manter a barriga encostada em chão frio. Ela mantém a barriga ventilada e evita o superaquecimento da região devido ao contato prolongado com certas superfícies, como o tecido da própria cama.

O ideal é que sejam músicas clássicas, indicadas para meditação ou relaxamento, para não deixar o cachorro ainda mais agitado. Gêneros como rock ou heavy metal, por exemplo, podem deixar o animal inquieto. Geralmente, o tipo de música que o cachorro gosta é o gênero clássico.

Os cães até nos respondem quando chamamos pelos nomes que demos a eles, porém eles não conseguem entender que aquela palavra é o nome. Eles respondem por que fazem uma associação daquele nome com atenção, carinho ou alimento.

Talvez essa seja a dúvida mais comum sobre o tema, a especialista Joyce Lima diz: “os principais sinais que indicam a tristeza canina são que o cão se torna mais apático, ou seja, não se interessa muito por brincadeiras, petiscos ou passeios, passa mais tempo deitado e dormindo.”

Meu cachorro está triste?

  • Mudança brusca de comportamento, permanecendo isolado em um canto da residência;
  • Automutilação, mordendo extremidades como patas e rabo;
  • Lamber o nariz, se coçar ou bocejar com frequência;
  • Perda de apetite.