O que significa quando o cachorro se espreguiça?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Sabem quando o vosso cão se espreguiça ou se aninha encostado a vocês e suspira? Um dos sinais de contentamento deles é a vocalização por suspiros e suaves gemidos. Quando eles estão perto de nós e suspiram significa que se sentem seguros e confortáveis!

O tipo de alongamento do cão pode estar ajudando a aliviar o desconforto. Este pode ser o caso quando um cão de repente começa a se mexer após uma lesão ou à medida que envelhece. Nesses casos, pode estar relacionado a: Artrite : Esta inflamação das articulações causa desconforto, rigidez e dor.

O que acontece quando meu cachorro se alonga muito e respira mal? Se seu cão está se alongando muito, ao mesmo tempo que estica o pescoço, ele está tentando respirar melhor. Isso significa que falta oxigênio, e ele tenta compensar tentando inspirar mais ar.

O suspiro na linguagem canina
Se os olhos dele estiverem sonolentos e fechados, dê um suspiro aliviado: significa que o cachorro está feliz. Por outro lado, se o cão estiver olhando pra você, pode querer dizer que está desapontado por você não ter atendido alguma de suas demandas, como por passeios.

É por isso que em alguns casos, quando o cão apoia a cabeça no dono é um pedido de atenção - e, claro, não deixa de ser um pedido de carinho também. É bom passar mais tempo com o seu amigo! Assim como a gente, o cachorro sente frio quando a temperatura cai.

Geralmente, quando os cães que se sentem mal, deitam de lado com as patas esticadas, ou dormem de uma forma diferente da que costumam dormir. Existem vários sinais que podem indicar dor no cachorro e cada comportamento diferente pode ser um aviso.

Isso porque, ao se deitarem sob os pés, os cães deixam um cheirinho característico nessa parte do corpo. Por conta do olfato muito desenvolvido desses animais, esse é um ato que serve para deixar claro aos outros pets que possam se aproximar do tutor que aquele humano já tem “dono”.

Como reconhecer a depressão em cachorro

  1. Perda de apetite e consequente perda de peso;
  2. Isolamento;
  3. Agressividade repentina;
  4. Olhar triste,
  5. Lambedura e coceira excessiva.

Cães com ansiedade de separação costumam ficar muito agitados quando percebem que o dono está para sair, latem ou choram para chamar a atenção, além de seguirem o dono pela casa inteira e às vezes até começarem a tremer e puxar pelas roupas dos humanos para “convencê-los” a ficar.

Esse excesso de dependência e a falta de segurança e autoconfiança para ficar a poucos metros do tutor é algo extremamente preocupante. Pode parecer um sinal de amor, do cachorro querer estar com você o tempo todo. Mas o motivo dele ser sua sombra não é nada fofo. Isso acontece por angústia.

O corpo dos cães possui algumas regiões especialmente sensíveis, nas quais encontramos uma grande concentração de terminações nervosas. Um toque nessas regiões pode gerar uma resposta exagerada do sistema nervoso deles, algo semelhante ao que acontece quando alguém nos toca em um local muito sensível.

Veja algumas dicas de como se comunicar com o cachorro:

  1. Comunique-se com palavras curtas.
  2. Muito reforço positivo.
  3. Evite brigar com o cachorro.
  4. Fale fofo com o pet.
  5. Seja consistente no longo prazo.

Qual língua os cães falam? Resposta: Latin.

Posição das orelhas
Orelhas para baixo e para trás significa que seu cão está sendo submisso, ou que ele está pronto para você acariciá-lo.

Um cachorro que apanha pode se sentir indesejado, especialmente quando não entende o porquê do castigo. Dessa forma o animal não vê propósito na punição. Também pode desenvolver medo do tutor e aversão a pessoas, podendo se tornar recluso ou agressivo.

Sim, cachorro pode dormir no escuro, aliás, é até melhor do que descansar com a luz ligada, pois assim seu filho de quatro patas pode cochilar melhor. Assim como para nós, a claridade pode atrapalhar a hora do descanso.

Ele tem o costume de apoiar a cabeça e o corpo em você
É sinal de que o pet ama estar ao seu lado e tem plena confiança em você. Ah, além, é claro, de se sentir bem com seu cheirinho.

A depressão canina é um problema grave e muito sério, que pode facilmente acometer um cão que não está no seu estado mais puro de tranquilidade e bem-estar, considerando o médio e longo prazo. Afinal, tudo o que tira o cachorro de uma situação de conforto e bem-estar, pode deixá-lo ansioso e estressado.

O que fazer quando seu cachorro está desanimado? Observe seu cão no dia a dia. Se a mudança de comportamento não vem acompanhada de outros sintomas ou se durar um ou poucos dias, procure dar mais carinho, garantir uma boa alimentação, estimular os cães com brinquedos ou levar para passear para que ele se sinta melhor.

Choro ou grito
Por falar em choro, gritar alto é uma das formas de avisar que está com dor. Contudo, gemido ou choro baixinho também são sinais de cachorro com dor no corpo. No geral, quando ele está sempre chorando é porque está com dor crônica e precisa da sua ajuda rapidamente.

Dormir com bichinho faz muito bem para os tutores
Segundo estudo da University of Missouri-Columbia, nos Estados Unidos, interagir com um bichinho faz com que o cérebro libere oxitocina, o hormônio do bem-estar. E isso pode ser vantajoso na hora do sono, ajudando o tutor a dormir melhor.