O que significa quando o cachorro fica muito perto de mim?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Nos casos em que o pet gosta de ficar o tempo todo ao lado do tutor, não é preciso se preocupar. Não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência.

Um dos motivo pelo qual seu cão pode ficar perto de você é o reforço positivo. “Se toda vez que você estiver com seu cachorro, ele recebe carinho ou petiscos, é provável que ele a siga com mais frequência”.

Não é nenhum tipo de carência ou dependência emocional. É apenas uma forma de o cão estar próximo de quem ele ama, seja protegendo ou tendo como uma referência. Em alguns casos, pode ser até porque o pote de ração dele está vazio.

Sim! Quando sentimos medo, liberamos adrenalina em nossa corrente sanguínea e os cachorros sentem facilmente o aroma desse hormônio. Além disso, eles também notam a postura, a tensão muscular e a expressão corporal. Como eles são profundamente apaixonados por seus donos, observam cada movimento e mudança de postura.

Mas será que eles também sentem quando os donos estão doentes ou vão morrer? Quem vive com um cachorro sabe que ele é capaz de detectar o humor dos familiares: isto vale tanto para humanos, quanto para gatos e até mesmo aves. Eles também são capazes de identificar algumas condições graves de saúde.

Ele tem o costume de apoiar a cabeça e o corpo em você
É sinal de que o pet ama estar ao seu lado e tem plena confiança em você. Ah, além, é claro, de se sentir bem com seu cheirinho.

A energia do cão é de proteção, bondade e perdão.

Você já sabe como o cachorro sabe quem é seu dono. No entanto, em famílias grandes, o animal pode acabar se apegando mais a uma pessoa específica. É quase como se o animalzinho tivesse um “favorito” entre seus tutores.

Vamos encara: Cachorros amam seus donos, mas quando eles encaram com expectativa, não é porque eles estão presos em um ciclo de devoção e adoração, e sim, porque eles estão esperando ganhar alguma coisa.

Até mesmo o espiritualismo reconhece o poder desses animais. Algumas vertentes reconhecem que esses animais, assim como nós, absorvem energias das pessoas ao seu redor e também do ambiente em que vivem, e que quando estão aparentemente tristes e desmotivados, é por estarem sobrecarregados com essas energias.

Ficam mais protetores, por exemplo, aguardando a mulher na porta quando vai ao banheiro, dormindo ao lado da cama, etc. Latem e emitem gemidos quando as pessoas querem se aproximar dela. Alguns deles chegam até a avançar na “ameaça”. Eles também costumam cheirar o ventre da mulher.

Muitos comportamentalistas acreditam que os cachorros conhecem melhor as expressões e gestos humanos do que nós mesmos, isso porque estão sempre nos observando de uma maneira única”, explica Jade Petronilho, médica veterinária e Coordenadora de Conteúdo da Petlove.

O estudo revelou que o cachorro consegue diferenciar entre o cheiro da pessoa apresentando e do seu dono no seu cérebro e fica feliz ao cheirar o seu dono, mesmo quando ele não está presente. Interessantemente, ao ser apresentado ao cheiros do seu dono, a região do cérebro do cachorro relacionada a recompensa ascendia.

São as pessoas com uma natureza carinhosa. Uma pessoa com uma natureza carinhosa e amorosa geralmente atrai mais animais para ela, isso vale para todos os animais. E os gatos têm a capacidade de sentir isso e pode ser que sejam atraídos por pessoas que sejam gentis e carinhosas.

De acordo com vários pesquisadores, os tumores podem modificar o odor da urina, respiração e suor dos pacientes, particularmente nos estágios iniciais do câncer, quando as células estão se dividindo. Algo que alguns cachorros parecem ser capazes de notar.

Ao contrário do que os supersticiosos pensam, cão uivando não significa morte. Esse som é natural e pode ter diversos motivos, dependendo da situação em que o cachorro se encontra. Ele pode uivar para indicar perigo, saudade, fome, dor, alegria e outras emoções e circunstâncias.

Alerta de fome ou de falta de atenção
Por seu ruído alto e persistente, o choro é uma das maneiras mais eficazes de o pet chamar nossa atenção. Não à toa, é a esse método que muitos cães recorrem quando querem que o tutor lhes dê comida ou quando estão carentes de atenção.