O que significa quando o bico do seio descasca?

Perguntado por: ealmada . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

A descamação mamilar pode ser decorrente de vários fatores. Por isso, é preciso estar atento se há outros sintomas associados, como a dor, nódulos, mudanças no formato do seio ou secreção de líquidos do mamilo, pois pode estar relacionada a uma mastite, (infecção nas mamas), cistos ou a um tumor de mama.

A pele da aréola tende a se tornar mais espessa e vascularizada, podendo adquirir coloração arroxeada. Há, ainda, o surgimento de uma aréola secundária, mais externa e com limites ligeiramente apagados.

A descamação mamilar pode ser decorrente de vários fatores. Por isso, é preciso estar atento se há outros sintomas associados, como a dor, nódulos, mudanças no formato do seio ou secreção de líquidos do mamilo, pois pode estar relacionada a uma mastite, (infecção nas mamas), cistos ou a um tumor de mama.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

Creme ou óleo hidratante: O ideal é deixar a pele na região da aréola mais resistente e menos fina. Se você quiser hidratar as mamas, deixe pelo menos os mamilos sem creme.

A candidíase mamária é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, o mesmo responsável por infecções similares em outras partes do corpo. No geral, esse fungo está presente na pele de todos, mas não costuma causar grandes contratempos quando o sistema imune está em dia.

Millar é uma pomada destinada à proteção e hidratação dos mamilos das mulheres quando elas estão na fase pré-natal e no período de amamentação. É produzida à base de lanolina anidra pura, um óleo natural muito denso e espesso obtido da lã de ovelha, que possui um alto poder de hidratação e emoliência.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

A pele do rosto descamando pode indicar vários problemas, como queimadura solar, dermatite seborreica, pele seca, entre outros. Quem sofre com essa condição sabe o quanto ela é irritante, especialmente em dias mais frios do ano, após um banho quente.

Vale lembrar que a prática de uma mulher amamentar o filho da outra é contraindicada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pois oferece risco de transmissão de doenças infectocontagiosas, como o HIV/AIDS, sobretudo para as crianças.

As manchas nas mamas podem surgir em colorações mais escuras ou amareladas, mas a paciente também pode notar manchas vermelhas e roxas com bolinhas, e em alguns casos, até mesmo pele áspera acompanhada de coceira constante.

Você deve procurar ajuda médica sempre que notar algo diferente nas mamas, incluindo dor. Afinal, embora não seja um sintoma muito comum de câncer de mama, algumas mulheres podem sentir um certo desconforto em estágios iniciais do câncer e especialmente quando o quadro já está muito avançado.

Por apresentar vários sintomas, muitas outras doenças benignas podem ser confundidas com câncer de mama. Como por exemplo, cistos, infecções e hiperplasia ductal, entre outras. Os cistos podem ser confundidos com nódulo, mas são alterações benignas, porém devem ser investigados.