O que significa quando o bebê faz biquinho?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

Fome: quando o choro é de fome, é normal que o bebê faça biquinho, estalinhos com a boca procurando o peito, ou mesmo coloque o punho ou a mão na boca. O choro passa quando é amamentado. Calor ou frio: quando o choro é de calor normalmente vem acompanhado de suor na cabeça, no nariz e brotoejas pelo corpo.

1 ano: ambivalência dependência/independência
A crise se dá por essa vontade de ser independente e a necessidade de ser, ainda, dependente”. Quais são os sintomas dessa crise?

Algumas formas de detectar se o que está ocorrendo com o bebê é, realmente, uma dor de cabeça, são:

  1. olhos semicerrados (apertados)
  2. músculos retraídos.
  3. choro exagerado.
  4. movimentação dos braços e das pernas.
  5. irritação sem motivo.
  6. parar de realizar as atividades que está habituado.

Além do choro, tremores, a apatia e a palidez também podem indicar que o bebê está com frio.

Alguns sintomas do autismo podem ser bastante sutis em bebês. Aos 6 meses de idade, por exemplo, elas podem não ter um sorriso social recíproco, ou seja, não retornam o sorriso dos pais. Além disso, podem ter dificuldade em fazer contato visual, ou seja, não fixam o olhar por muito tempo e não acompanham os movimentos.

Alguns reflexos ficam por mais tempo, como o de Moro, em que a criança, sentindo-se desequilibrada ou assustada por um ruído forte, joga a cabeça para trás e estica braços e pernas. Isso até os 5 meses. Mais do que uma exibição de habilidades para os pais, os reflexos são fonte de pesquisa para os pediatras.

Muito barulho e agitação
Ambientes muito barulhentos podem não só deixar o bebê irritado, como também atrapalhar a qualidade do sono dele. Por essa razão, músicas, conversas e aparelhos eletrônicos muito altos podem incomodar bastante os pequenos. Nesse sentido, o ideal mesmo é evitar ambientes com essa atmosfera.

No entanto, a nossa pediatra consultada não recomenda deixar um bebê chorar até dormir: “eles, eventualmente, podem até dormir após chorar muito, mas só vão porque estão exaustos e ao perceberem que não serão acolhidos”, explica. Segundo a Dra.

Crise dos 8 meses
Essa crise é a que dura mais tempo, cerca de 3 a 4 semanas e acontece porque o bebê passa a ser separado da mãe mais vezes e, na cabeça dele, entende que ela não vai voltar, levando a sensação de abandono.

Com 4 meses, seu filho identifica o próprio nome e entende quando é chamado. E, aos 5, reconhece as vozes das pessoas próximas. É o momento em que ele começa a notar a presença de estranhos e, dependendo do seu temperamento, pode até ficar com medo.

Nessa hora, dar bronca no bebê ou na criança não surtirá nenhum efeito, por isso, aqui estão algumas ideias que podem ajudar: Dê muita atenção positiva. Tenha o hábito de “fazer festa” quando a criança faz algo bom. Recompense seu pequeno com empolgação e carinho pelo comportamento positivo.

A meningite é uma inflamação que atinge as três membranas que envolvem o cérebro, como a medula espinhal e partes do sistema nervoso central. Ela é altamente perigosa e contagiosa pricipalmente em bebês e existem vários tipos de meningite cada uma com sua causa e sintomas específicos.

A crise dos três meses é um período durante o qual os bebês passam por mudanças significativas, geralmente entre as idades de 8 e 12 semanas.

Se a dor e o choro persistirem, talvez esteja na hora de procurar a ajuda de um médico. O pediatra poderá confirmar se é dor de barriga ou se existe outra causa para o choro do bebê. Além disso, os médicos também poderão indicar remédios e exames que possam avaliar a real origem de dor do pequeno.

Interaja com a barriga
Desde a barriga, o bebê pode reconhecer a voz do pai. Durante a gestação, os sons são amplificados para o bebê e, assim que nasce, ele já tem uma base para distinguir a voz do pai.

Aposte nas roupinhas leves e confortáveis
Em primeiro lugar, opte por peças feitas de algodão, que é um tecido leve e muito “respirável”. Ou seja, o algodão permite que o corpinho do pequeno respire durante a noite e não retenha o suor. Assim, se torna muito confortável para ele dormir durante a noite.

Explicamos que as mãos e os pés dos bebês, geralmente, são mais frios do que o restante do corpo. Com isso, quando a temperatura está baixa, a tendência é de que fiquem ainda mais gelados, o que requer uma proteção extra. Então, calce meias, sapatinhos e luvas.

Talvez você se surpreenda em saber que a maioria dos bebês consegue reconhecer o próprio nome aos seis meses de idade e responder a ele ao ser chamado por volta dos nove meses de idade.

Com 6 meses, estará balbuciando, aos 9 meses formula palavras bilabiais como “dada” e a partir de 1 ano pode estar falando palavras como mamãe, vovô. Algumas crianças começam a falar próximo dos 2 anos e se isso não acontecer precisará ser avaliado pelo pediatra e pela fonoaudióloga.

5 meses de idade

Normalmente, os bebês começam a sustentar a cabeça por volta dos 2 a 5 meses de idade. Isso ocorre porque seus músculos do pescoço começam a ficar mais fortes e eles aprendem a controlar melhor o movimento da cabeça.

Os bebês comumente apresentam uma inclinação lateral para o lado acometido do músculo esternocleidomastoideo (ECM) e uma rotação para o lado contrário e pode-se observar também a inclinação e a rotação para o mesmo lado acometido do músculo do pescoço, o que raramente ocorre.