O que significa quando as mãos estão suando?

Perguntado por: icortes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

O que causa a sudorese nas mãos? É comum sentir as palmas das mãos suadas em situações estressantes, quando estamos com medo ou muito excitados. Isso ocorre porque a maior parte das glândulas sudoríparas écrinas está concentrada nas mãos, testa e pés.

Sudorese
Ela pode ocorrer em diversos pontos do corpo, sendo as mãos e os pés os mais comuns para a ansiedade. Ainda assim, cada indivíduo apresenta uma característica, sendo normal encontrar quem sua nas axilas, cabeça e costas. O suor excessivo, ou sudoreses, é um dos sintomas mais comuns.

Iontoforese. A iontoforese é usada para tratar a hiperidrose palmar (mãos) e a hiperidrose plantar (pés). O tratamento consiste no bloqueio temporário das glândulas sudoríparas através de uma leve descarga elétrica emitida dentro de um recipiente de água.

Elevação da temperatura-ambiente, prática de exercícios físicos, reações emocionais e psicológicas podem explicar o aumento na produção de suor, mas não a hiperidrose primária, uma doença com características genéticas e diretamente relacionada com o estresse e a instabilidade emocional.

Possíveis causas do suor excessivo

  1. Ansiedade. A ativação excessiva do sistema nervoso simpático, especialmente devido a níveis elevados de ansiedade, é uma das principais causas de hiperidrose. ...
  2. Menopausa. ...
  3. Doença de Parkinson. ...
  4. Fibromialgia. ...
  5. Câncer. ...
  6. Lesão de um nervo. ...
  7. Insuficiência cardíaca congestiva.

Quais remédios que podem causar transpiração excessiva?

  • Comprimidos para a pressão arterial.
  • Analgésicos.
  • Antibióticos.
  • Antidepressivos.
  • Remédios gastrointestinais.
  • Remédios dermatológicos.
  • Comprimidos para diabetes.
  • Reposição hormonal.

Diagnóstico da hiperidrose
É diagnosticada por história e exame, mas pode ser confirmada com o teste de iodo e amido. Para esse teste, solução de iodo é aplicada à área afetada e deixada para secar. Amido de milho é então polvilhado sobre a área, o que faz as áreas de sudorese parecerem escuras.

Os principais sintomas são:

  1. físicos: tensão muscular, taquicardia ou palpitação, dor no peito, transpiração em excesso, dor de cabeça, tontura;
  2. psíquicos: sensação de desrealização, quando o ambiente parece todo diferente, ou sensação de despersonalização, quando a pessoa parece não se reconhecer mais.

O suor durante o sono, especialmente durante as épocas mais quentes do ano, é resultante de um processo natural do corpo para regular sua temperatura interna. No entanto, quando o suor noturno acontece mesmo em dias frescos ou frios, pode ser hora de procurar um médico.

– Toxina botulínica: aplicada por meio de injeções nas axilas, nas mãos ou nos pés para bloquear temporariamente a sudorese, diminui a ação do nervo que estimula a transpiração. Seu efeito começa aproximadamente 15 dias após a aplicação e a duração varia de oito a dez meses.

Hiperidrose palmar: situação em que o paciente tem transpiração excessiva na região das palmas das mãos; tipicamente o paciente se sente retraído socialmente, por vergonha de apertar a mão de outras pessoas.

Causas da hiperidrose
A hipótese mais aceita pela medicina até agora é de que pessoas que suam além do comum tenham predisposição genética. Estima-se que algo em torno de 30% a 50% dos pacientes que sofrem com a sudorese excessiva possuam um parente de primeiro grau, como pai ou mãe, com o mesmo problema.

Inchaço nos gânglios do pescoço, das axilas e da virilha, suor noturno excessivo, febre, coceira na pele e perda de peso são os principais sintomas do linfoma não Hodgkin, tipo de câncer que acaba de ser diagnosticado na atriz Jane Fonda. Fonda descreveu o quadro como "um câncer muito tratável".

Além de gerar desidratação do organismo, a prática faz com que diminuam as reservas de carboidratos e aumentem as perdas de músculos, mas a gordura corporal se mantém. A pessoa, portanto, não emagrece aquecendo o corpo, embora possa perder peso a partir do suor.

O que causa o suor excessivo
Em caso de suor excessivo, trata-se de uma doença chamada hiperidrose, que deixa partes do corpo como testa, mãos, pés e axilas bastante molhados, mesmo sem causa aparente.

Suor em excesso pode ser hiperidrose. Essa condição é caracterizada pela transpiração excessiva em várias regiões do corpo. Sendo que isso pode ocorrer até mesmo quando se está em repouso. O suor é um recurso fundamental para o bom funcionamento do organismo humano.

Mantenha-se hidratado, pois o corpo tende a suar mais para resfriar-se. Procure incorporar atividades que ajudam a controlar o estresse e a ansiedade em sua rotina. Muitas pessoas lidam melhor com o estresse através da meditação, música ou caminhada.