O que significa quando as fezes estão amareladas?

Perguntado por: agonzaga . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

As fezes amarelas devem-se ao excesso de gordura que pode ser causado pela má absorção, como na doença celíaca. A causa principal é o glúten, que se pode encontrar nos pães e cereais. As fezes que são amarelas ou pálidas podem, ainda, ser causadas pela baixa produção de sais biliares.

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Aspectos como o formato e a cor das fezes são importantes para a indicações de várias doenças e condições como hepatite, úlceras e deficiências de vitaminas. Idealmente, as fezes devem ter uma coloração marrom. Essa cor deve-se principalmente à estercobilina, um pigmento formado no fígado com a digestão da bile.

As fezes que são amarelas ou pálidas podem, ainda, ser causadas pela baixa produção de sais biliares. Estas podem sinalizar um problema com o fígado ou vesícula biliar, pelo que, se tiver fezes de cor clara persistentemente, deve consultar um médico.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

As fezes que são pálidas ou cor de argila ou barro podem resultar de problemas no sistema biliar (o sistema de drenagem da vesícula biliar, fígado e pâncreas).

Fezes esbranquiçadas
Indicam uma obstrução das vias biliares com diminuição de sais biliares nas fezes, uma situação que pode resultar, por exemplo, de um tumor da vesícula, vias biliares ou do pâncreas. Revelam má absorção de gorduras, condição que ocorre na pancreatite crónica.

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.

– Fezes tipos 1 e 2 indicam trânsito intestinal lento, tendência à constipação e alimentação pobre em fibras. – Fezes tipos 3, 4 são aceitáveis, sendo o tipo 4 o mais saudável e ideal.

A textura, formato e cor das fezes pode ser um indicativo de algo errado está acontecendo dentro de você, mas na maioria das pessoas o padrão considerado normal se refere a fezes com aspecto de salsicha e coloração marrom que afunda em contato com a água.

Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência macia, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.

Os pacientes com diarreia aparentando conter gordura, ou seja, com fezes fétidas (odor “rançoso”), que habitualmente “grudam” e boiam no vaso, podendo parecer espumosas, devem ser investigados para determinar a má absorção de gorduras e a presença de gordura nas fezes, ou seja, a esteatorreia.

Essa cor das fezes pode ser devido ao betacaroteno, um composto encontrado em muitos vegetais, como cenoura e abóbora. Alguns antibióticos e antiácidos contêm hidróxido de alumínio, que também pode tornar as fezes alaranjadas.

Náuseas e vômitos; Perda de peso não intencional; Diarreias; Fezes amareladas, com sinais de gordura.

A bile é uma substância produzida no fígado, excretada no intestino e eliminada junto às fezes. A bile é um pigmento esverdeado que se torna marrom após sofrer ação de bactérias e das enzimas digestivas do trato intestinal. Fezes com tons esverdeados podem ocorrer sempre que algo impede que a bile se torne marrom.

As categorias são:

  • Tipo 1 com constipação severa. Endurecidas, em formato de pequenas bolinhas separadas. ...
  • Tipo 2 com constipação leve. ...
  • Tipo 3 com fissuras. ...
  • Tipo 4 com massa homogênea. ...
  • Tipo 5 com bordas bem definidas. ...
  • Tipo 6 com formato irregular. ...
  • Tipo 7 liquido e sem qualquer solidez.

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

Como posso detectar o câncer de cólon? Há três coisas principais a serem verificadas: Sangue nas fezes sem nenhum motivo aparente — pode ser um vermelho claro ou escuro. Mudanças na hora de defecar — como ir ao banheiro com mais frequência ou mudanças nas fezes em si (mais moles ou mais duras)

Conheça os principais sintomas de câncer de Intestino

  • Sangramento nas fezes. Evacuar e perceber sangue nas fezes não é normal. ...
  • Diarreia ou constipação. ...
  • Alterações significativas no formato das fezes. ...
  • Dor abdominal ou inchaço. ...
  • Perda de peso sem motivo aparente.

Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.

Vômitos. Dor abdominal. Pele e olhos amarelados. Urina escura (cor de Coca-cola)