O que significa quando a pupila está pequena?

Perguntado por: iviana . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Quando o ambiente está muito iluminado, ocorre uma tentativa de restringir a quantidade de luz que entrará no olho, a fim de evitar lesões na retina. Com isso, há uma contração do músculo constritor da íris, que fica mais aparente, e a pupila fica contraída, bem pequena. Este fenômeno é conhecido como miose.

A pupila se dilata ou contrai para regular a quantidade de luz que entra na retina e assim podemos enxergar melhor. No ambiente escuro, elas aumentam de tamanho para entrar mais luz e no ambiente claro reduzem de tamanho para entrar menos luz (evitando que lesione a retina).

O tamanho normal que uma pupila deve ter é de 2,0 a 4,0 milímetros (mm), quando expostas à luz forte. Já no escuro, o tamanho pode variar de 4,0 a 8,0 mm.

Por exemplo, quando está escuro, a íris se relaxa e a pupila se dilata, o oposto acontece durante o dia. Importante lembrar que além de mudar de tamanho com a quantidade de luz, nossas pupilas também podem mudar de tamanho de acordo com a resposta a estímulos emocionais.

Pupilas anormalmente contraídas (miose), também conhecido como pupilas pontuais, pode ser um sinal de um problema maior com sua saúde. Com miose, uma ou ambas as pupilas medem consistentemente menos de dois milímetros de diâmetro.

Para controlar a quantidade de luz a íris se contrai ou relaxa, aumentando ou diminuindo o tamanho da pupila. Por exemplo, quando está escuro, a íris relaxa e a pupila se dilata, o oposto acontece durante o dia.

As pupilas se dilatam como consequência da ação dos músculos localizados na íris (a parte colorida do olho). Em uma pessoa que não apresente qualquer problema, a midríase aparecerá, por exemplo, todas as vezes em que estiver em um ambiente com pouca iluminação.

Sua avaliação é feita através de um estímulo luminoso apontado ao olho, esperando obter resposta pupilar bilateral e simétrica, pela ativação do nervo oculomotor.

Em geral, pupilas normais variam em tamanho de 2,0 a 4,0 milímetros (mm) em luz intensa, e 4,0 a 8,0 mm no escuro.

Para fazer a mudança, é necessário, em qualquer caso, que eu me concentre nos olhos. Contrair a pupila é como segurar, tensionar algo, Torná-la maior é como se soltar totalmente, relaxar o olho. Tenho que focar minha atenção nos meus olhos e no meu campo de visão e, em seguida, criar a tensão ou o relaxamento.

Anfetamina, LSD e cocaína causam a dilatação das pupilas, enquanto que drogas derivadas de ópio e o consumo de álcool fazem com que as pupilas se contraiam.

A pupila do olho poderá se dilatar e não se contrair em resposta à luz.

A avaliação pupilar deve ser utilizada em toda avaliação neurológica, com intervalos regulares, principalmente nos pacientes que possuem patologias neurológicas, estes devem ser avaliados de hora em hora nas primeiras 12 horas.

O critério de dilatação fica a cargo de cada médico, já que cada escola de formação orienta determinado tipo de dilatação e idade a qual deve ser aplicada. Mas em geral, se não houver variação significativa do grau não há necessidade de dilatação.