O que significa quando a planta chora?

Perguntado por: sdomingues . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Dessa vez não é de tristeza. Essa liberação de água pelas folhas é chamada de gutação. Normalmente a gente percebe esse processo logo ao amanhacer e não acontece com todas as plantas. A gutação ocorre quando há uma alta disponibilidade de água no solo e alta umidade relativa do ar.

A gutação é a eliminação de água líquida pela planta e ocorre graças ao processo de pressão da raiz. A gutação (do latim gutta, que significa gota) é um processo que se caracteriza pelo surgimento de gotículas de água pura, ou de soluções com solutos orgânicos e inorgânicos, nas bordas ou no ápice das folhas.

A gutação somente ocorre quando a temperatura da atmosfera encontra-se amena, a umidade relativa do ar (URar) é elevada e o solo encontra-se úmido.

Dessa vez não é de tristeza. Essa liberação de água pelas folhas é chamada de gutação. Normalmente a gente percebe esse processo logo ao amanhacer e não acontece com todas as plantas. A gutação ocorre quando há uma alta disponibilidade de água no solo e alta umidade relativa do ar.

No ambiente, a Avenca tem a capacidade de absorver energias negativas e na presença de inveja suas pequeninas folhas murcham.

A árvore-da-felicidade (Polyscias fruticosa) é uma planta de meia-sombra, que cresce lentamente e pode atingir até 5 m de altura. Para chegar ao seu tamanho máximo, a planta leva em média 20 anos. Sua folhagem verde escura lembra trevos-de-quatro-folhas.

O excesso de água na folha da comigo-ninguém-pode, pode fazer essa plantar “chorar”. Ela consegue soltar a umidade através das suas folhas e esse evento se chama gutação. Segundo o portal Escola Botânica, isso acontece por causa da estrutura na ponta das folhas, os poros aquíferos, que soltam essa água.

Pode ser falta ou excesso de água. A irrigação deve ser feita com cautela ao menos duas vezes na semana no inverno e um pouco mais no verão.

Já o excesso de água pode ser percebido se as pontas das folhas e brotações estiverem queimadas, se os talos ficarem enrugados e sem brilho, com a superfície da terra nos vasos brilhando e queda de folhas verdes. Se as paredes dos vasos estiverem com excessiva formação de limo, também fique atento.

A primeira coisa que você deve fazer, ao diagnosticar que uma planta está com excesso de água, é sentir o substrato. Examine entre 4 a 5 centímetros de profundidade. Se parecer úmido ou molhado, é provável que esteja com excesso de água. Outro sinal de excesso de água é o aparecimento de moscas dos fungos.

O excesso de água pode afogar as raízes das plantas, que precisam de ar. Isso aumentará o surgimento de fungos e doenças. Procure sempre realizar regas em modo lento, parando assim que a água começar a demorar um pouco a entrar na terra. Ou então, quando a água escorrer ao fundo do vaso.

A gutação acontece devido a um processo chamado de pressão da raiz, que ocorre quando a planta apresenta uma taxa de transpiração reduzida ou ausente. Nesses casos, as células da raiz continuam secretando íons dentro do tecido condutor, denominado de xilema.

Planta perdendo as folhas
Se as folhas da planta estiverem caindo muito, é sinal de que ela precisa de mais sol. Espécies saudáveis são as que recebem luz o suficiente e, caso isso não ocorra, elas vão cair e/ou ficar pálidas.

Nas plantas, a entrada de água e nutrientes ocorre pela raiz, favorecida pela presença de pelos radiculares que aumentam a superfície de absorção. Água e íons são essenciais para o desenvolvimento da planta e são conseguidos graças às raízes, que, além de fixar a planta no solo, atuam na função de absorção.

Portanto, se não há luz suficiente, a planta sofre estresse e seu crescimento fica comprometido. Especificamente, as plantas nesta situação tendem a se esticar para chegar à fonte de luz e ficam finas e com poucas folhas. Por outro lado, muita luz pode queimar as folhas e enfraquecê-las.

Uma boa maneira para identificar o estresse nas plantas, é analisar sua aparência. Dessa forma, caso estejam com folhas amareladas e murchas, as plantas podem estar sofrendo com o excesso de água. Já em casos de folhas mais finas e frágeis, o problema pode estar sendo causado pela falta de iluminação.

Comigo-ninguém-pode

Comigo-ninguém-pode. Seu nome popular já diz muito sobre o poder dessa planta, conhecida por absorver as energias ruins e afastar o mau-olhado. Essa folhagem se destaca com suas folhas bem verdes com manchas brancas, e é ótima para ser cultivada dentro de casa.

Coloque um Ba-gua de proteção na porta de entrada pelo lado de fora. Para atrair riqueza para você e a família, coloque uma Fonte de Água (ligada) ao lado da porta de entrada. Sino dos ventos de metal para tocar toda a vez que a porta abrir e, assim, saudar as boas energias.

Trevo da sorte

Trevo da sorte
Acredita-se que a planta é capaz de atrair dinheiro e boas energias para dentro do lar, e por isso, é sempre lembrada para presentes e lembrancinhas em eventos. O recomendado para cultivar a espécie é deixá-la em um ambiente fresco.