O que significa quando a moleira do bebê está pulsando?

Perguntado por: rpinheiro5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

Moleira pulsando com mais pressão: ocorre quando a criança apresenta cólicas, tosse ou febre. Moleira baixa ou funda: indica que o crescimento do crânio está abaixo do esperado, podendo significar desidratação ou patologias.

Quando a moleira está alta e tensa, não flexível, pode ser sinal de aumento da pressão dentro do crânio. Quando a moleira está afundada e a criança estiver quieta, sem interesse em mamar e com diminuição do xixi, podemos pensar em desidratação. Em ambas situações, a avaliação do pediatra é muito importante.

Como as moleiras devem e não devem aparentar
Antes de tudo, é preciso saber que uma moleira saudável não deve estar funda nem saltada na cabeça da criança. Normalmente, quando o bebê está deitado, as moleiras se apresentam num formato plano. Já em posição vertical, elas podem ser levemente mais baixas, mas não fundas.

A moleira a pulsar é outra coisa que pode causar preocupações, mas é completamente normal. A cabeça do bebé é muito fina, por isso a pulsação do coração pode ser bastante percetível neste local.

Além de prestar atenção à circunferência craniana, é importante ter alguns cuidados diários com as moleiras do bebê. Por exemplo, ao lavar a cabeça, passar a mão suavemente pela região, evitando apalpar ou apertar a moleira.

Sede constante, agitação, cansaço, moleira afundada, boca e pele secas, lábios rachados, olhos fundos, choro sem lágrimas, diminuição da quantidade de urina e urina muito concentrada e de cor amarelada são alguns dos sintomas de que seu bebê pode estar desidratado.

Já a parte de trás da cabeça demora mais ou menos 2 meses. Esse tempo pode variar um pouco, mas a criança já terá a sua cabecinha dura até os 2 anos de idade. Se a moleira fechar antes do tempo “normal”, quando o bebê estiver com 4 ou 4 meses, isso poderá causar certas dificuldades no desenvolvimento cerebral do bebê.

O fechamento da fontanela ocorre em média no segundo semestre de vida, mas variações deste processo não indicam que há alguma coisa errada. Nos limites, a fontanela pode estar aberta até o segundo ano de vida ou pode mesmo já estar fechada ao nascimento, sem que isso represente um problema de saúde para a criança.

A ideia do não poder vem de um pensamento popular sobre o vento proporcionar casos de gripe e/ou resfriados. Não é totalmente falsa a informação, porque a mudança de temperatura pode sim causar um choque térmico e gerar algum tipo de reação no bebê.

A orientação geral, defendida tanto pela Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é que os BEBÊS SÓ TOMEM ÁGUA A PARTIR DOS SEIS MESES DE VIDA. Essa recomendação é a mesma para QUEM ESTÁ AMAMENTANDO EXCLUSIVAMENTE, PARA QUEM SEGUE A AMAMENTAÇÃO MISTA OU SÓ COM FÓRMULA.

4 – Soprar no rosto do bebê
De acordo com o enfermeiro da Perinatal, José Antônio Pires, essa é uma atitude comum entre as avós dos bebês. “Trata-se de uma lenda popular que não colabora em nada para desobstrução. Pelo contrário, atrapalha”, relata.

Isso pode ser desidratação, Normalmente, é desencadeada pelo desenvolvimento de diarreia aguda, algo que os pais já bem sabem e reconhecem. Vômitos também são sintomas agravantes que corroboram para o aparecimento da desidratação, extremamente comum em dias muito quentes.

O bebê nasce com duas moleiras: uma fica na parte de trás (fontanela posterior) e outra no alto da cabeça (fontanela anterior). A moleira do bebê é um tecido flexível que facilita a passagem do bebê no parto normal.

Um abaulamento da fontanela é uma curva suave para fora (externa) da moleira ou fontanela de um bebé.

“Nessa idade, a criança ainda não tem um tônus muscular cervical adequado, então ela não consegue afirmar o pescoço. Por isso, quando as pessoas não apoiam a cabecinha da criança, ela vai hiperestender o pescoço e, além da dor que pode gerar, também dificulta a passagem do ar pela tranqueia até o pulmão.

“No banho, devemos lavar com cuidado, passando a mão, sem fazer força.” O ideal, diz Silvana, é segurar a cabeça da criança por trás com uma mão e com a outra passar o xampu suavemente. Depois, fazer uma espécie de concha com a mão para jogar a água delicadamente e retirar o produto.

A moleira funda é exatamente o que o nome diz. A fontanela fica afundada em relação ao crânio. Se a criança se mantém ativa e bem, pode não ser nada. Porém, se ela estiver mais quieta do que o normal, pode significar alguns problemas: desidratação e desnutrição.

Enquanto a cabecinha do seu bebê cresce, você não precisa tomar medidas extremas, além dos cuidados normais. O cérebro da criança fica muito bem protegido, porque o tecido que compõe a moleira é tão resistente quanto uma lona.

Outras opções para auxiliar na hidratação de crianças e bebês é o soro caseiro que pode ser feito em casa ou encontrado através de soluções com sabores nas farmácias e drogarias facilitando a aceitação. Água de coco, chás, leite principalmente o materno são os únicos tratamentos para a desidratação infantil.

2 meses de idade

Em geral, o bebê começa com a produção normal de lágrima próximo aos 2 meses de idade.