O que significa quando a menstruação vem marrom e pouca?

Perguntado por: ipeixoto4 . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

Causas. Além das alterações hormonais - principalmente envolvendo o estrogênio¹ e que podem ser causadas até mesmo pelos anticoncepcionais orais -, outros fatores podem causar essa para “menstruação” escura e pouca.

Em geral, o beta HCG será identificável por meio de exames de sangue ou de urina a partir de cerca de 14 dias após a ovulação, de forma que o exame de gravidez pode ser feito após um ou dois dias do atraso menstrual.

Quando o corrimento marrom pode ser gravidez? A presença do corrimento marrom, alguns dias após uma relação íntima sem proteção, pode levantar a suspeita de gravidez. Entretanto, recomenda-se realizar os testes de diagnósticos disponíveis para a confirmação de forma assertiva e segura.

Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom. Na gestação, esse sangue, quando saudável, é chamado de nidação.

Como eu sei que estou grávida? Conheça os principais exames

  1. Beta HCG. Trata-se de um exame de sangue capaz de detectar a gravidez logo no início, com cerca de 5 dias de atraso menstrual. ...
  2. Teste de farmácia (urina) ...
  3. Ultrassonografia do útero (ultrassom obstétrico)

1 – Ciclo Menstrual chegando
A menstruação da mulher que não toma anticoncepcional, normalmente vem a cada 25 ou 35 dias, porém, em algumas mulheres podem ocorrer um corrimento marrom cerca de 2 ou 3 dias antes do ciclo menstrual começar e essa secreção representa o início da menstruação, que é considerada normal.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Ovulação e/ou problemas hormonais
Poderão ocorrer sangramentos de escape na momento da ovulação. Ainda não está claro por que algumas pessoas observam sangramentos de escape na ovulação enquanto outras não – algumas investigações sugerem que isso acontece em pessoas que têm níveis mais altos de alguns hormônios (12).

Infecções sexualmente transmissíveis. Gonorreia ou clamídia podem ser responsáveis pelo surgimento de corrimento marrom. Os casos são mais frequentes após relação sexual desprotegida, mas costumam aparecer acompanhados de outros sintomas como dor ao urinar ou sensação de pressão na região pélvica.

A gravidez silenciosa é a gestação que só é descoberta próximo ao momento do parto. Mesmo que não exista a ausência total de sintomas, ainda é difícil de ser observada por parte da gestante. Em alguns casos, a mulher continua tendo períodos de menstruação e não apresenta saliência aparente na região da barriga.

Uma variação normal é a razão mais comum para o pouco fluxo menstrual. Em geral, você pode até achar que sua menstruação desceu só um pouco, mas talvez ainda esteja dentro dos padrões regulares. “Na verdade, cada mulher é diferente quanto à quantidade de sangue perdido durante o ciclo menstrual”, explica a Dra.

Há aquelas que têm um fluxo menstrual pequeno e de curta duração, que pode se parecer com sangramentos que ocorrem durante a fase inicial da gravidez. Portanto, não é incomum encontrar casos de mulheres que sangram durante os primeiros meses de gestação e acham que estão menstruando normalmente.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

A primeira delas é o aumento gradativo do tamanho do útero. Isso pode causar câimbras ou até uma tensão abdominal. Nesse caso, as dores podem ser mais notadas especialmente durante o primeiro trimestre. Em geral, é uma dor mais leve, de baixa intensidade, que pouco a pouco desaparece à medida que a gravidez progride.