O que significa quando a mão começa a formigar?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

O surgimento de formigamento nas mãos, ou parestesia, como também é chamado, pode ser provocado por diversos motivos. Ele pode ser um sintoma de uma situação emocional como estresse e ansiedade ou até algo relacionado a doenças cardiovasculares mais sérias, como um infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

Formigamento e perda de sensibilidade
O formigamento súbito nas regiões periféricas do corpo, como nas mãos, braços, pés, pernas e rosto, é um dos primeiros sinais de que algo não vai bem. Na maioria dos casos, isso ocorre em apenas um lado do corpo. Os sentidos também ficam alterados, principalmente o tato e a visão.

Estresse e ansiedade
O formigamento no corpo também pode surgir pelo excesso de ansiedade ou de estresse, podendo afetar mãos, braços e língua. Em alguns casos, como na síndrome do pânico, esse sintoma é normalmente acompanhado de suor frio, palpitações cardíacas e dor no peito ou na barriga.

Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.

No entanto, este é um sinal de alerta que indica que algo se passa com o teu corpo! As parestesias, nome cientifico da dormência, são um sintoma frequente entre homens e mulheres na idade adulta. Dependendo da situação, a dormência nas mãos pode afetar a mão esquerda, a mão direita ou as duas mãos.

O formigamento e dormência do braço esquerdo é um dos principais sintomas de infarto, principalmente quando acompanhado de outros sintomas, como dor no peito em forma de pontada ou aperto, mal estar, tosse seca e dificuldade para respirar, por exemplo.

A má circulação nas mãos pode ser causada não só pelos fatores acima mencionados, tais como um estilo de vida sedentário, diabetes, tensão alta e abuso de álcool, tabaco ou cafeína, mas também por manter as mãos em posições inadequadas.

Praticar atividades físicas leves como caminhada ou hidroginástica, por exemplo, estimulam a circulação sanguínea e ajudam a diminuir e a prevenir a má circulação. Além disso, movimentar o corpo ajuda a reduzir o inchaço nas pernas, nos pés, nas mãos ou nos braços, pois melhora a circulação sanguínea e linfática.

Quais os sintomas do avc/derrame cerebral?

  • Fraqueza de um lado do corpo.
  • Alteração ou perda de visão.
  • Dificuldade para falar.
  • Desvio de rima labial (sorriso torto)
  • Desequilíbrio e tontura.
  • Alterações na sensibilidade.
  • Dores de cabeça fortes e persistentes.
  • Dificuldade para engolir.

Se a boca dela entortar, pode ser sinal de AVC. Peça para a pessoa te dar um abraço ou levantar os braços como se fosse abraçar. Se ela tiver dificuldade de levantar um dos braços ou um deles cair após ter sido levantado, pode ser sinal de AVC.

Entre os principais sintomas, estão:
Dificuldade para falar; falar com voz arrastada. Dificuldade de locomoção. Perda de equilíbrio. Dormência na face, braço ou perna, especialmente de um lado do corpo.

A ansiedade pode causar formigamento pelo corpo, mãos e pés? A ansiedade pode cursar com uma série de sintomas físicos como tremores, palpitações, sudorese, desconforto abdominal, aperto no peito e também uma sensação de formigamento (a parestesia).

Dores no peito, enjoos e suor excessivo podem aparecer
A quantidade deles é extensa, mas os mais comuns são: falta de ar; coração acelerado, podendo ser acompanhado de dores no peito; mãos e pés úmidos; dores de barriga ou enjoos; falta de ar e tensão muscular.

Ansiedade e estresse também causam parestesia. O estresse desencadeia a liberação de noradrenalina e outros hormônios. Eles são responsáveis por direcionar o fluxo sanguíneo para as áreas do corpo que mais precisam. Como resultado, é enviado sangue extra à cabeça, o que provoca a sensação de formigamento.

Para produzirmos a quantidade ideal de vitamina D, recomenda-se nos expormos aos raios solares, sem protetor solar, por pelo menos 140 minutos por semana, sendo que esse efeito é acumulativo. Ou seja, podemos tomar 20 minutos de sol todos os dias ou 1h10 em dois dias da semana, por exemplo.

Os alimentos ricos em vitamina B12 são as carnes bovinas, ovos, peixes, leites e derivados.

A dormência nos dedos é um sintoma que pode surgir por realizar movimentos repetitivos com as mãos, como no caso da síndrome do túnel do carpo, mas também pode surgir devido a deficiências nutricionais, doenças autoimunes, compressão ou danos nos nervos, por exemplo, podendo ser acompanhada de outros sintomas como ...

“O túnel do carpo é uma passagem por onde o nervo corre junto com tendões que vão para os dedos desde o antebraço até a palma da mão. O teto desse chamado túnel é uma banda fibrosa densa conhecida como retináculo dos flexores.

Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.

Continuar lendo Onde começa a mão?