O que significa quando a Lua fica vermelha?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Por que a lua fica vermelha? A lua vermelha só pode acontecer durante a superlua e o eclipse lunar total, pois ela precisa estar próxima o suficiente da Terra para receber os raios solares que passam pela atmosfera.

18/05/2023 - 19h06min
Nesta sexta-feira (19), acontece o fenômeno chamado de Lua Negra e será possível observar absolutamente...

O "eclipse da crucificação" é descrito na Bíblia. A passagem diz que o Sol escurece durante o momento da morte de Jesus: "E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à hora nona, escurecendo-se o sol; e rasgou-se ao meio o véu do templo", diz uma das traduções do Evangelho de Lucas.

As previsões para 2023 incluem um eclipse lunar penumbral entre os dias 5 e 6 de maio, porém não será visível no Brasil. Enquanto esperamos ansiosos por 2025, vamos entender o processo que ocorre por trás desse evento e nos preparar para as observações futuras?

A próxima Lua Azul mensal é em 30/31 de agosto de 2023, de acordo com Time and Date. A próxima Lua Azul sazonal ocorrerá em 19/20 de agosto de 2024. QUANDO FOI A ÚLTIMA LUA AZUL? A última Lua Azul foi em 22 de agosto de 2021 e emocionou os observadores do céu em todo o mundo.

O último eclipse lunar de 2022 acontece nesta terça-feira (8), conhecido como Lua de Sangue, o fenômeno vai poder ser visto em apenas uma pequena parte do Brasil, mas na internet, é claro, vão ter transmissões que vão mostrar ao vivo o nosso satélite natural com uma beleza única.

Um eclipse total — conhecido como lua de sangue — pode durar até duas horas. Se dá quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, bloqueando parte da luz emitida por ele. Como o satélite precisa estar entre o planeta e o astro, esse evento só ocorre na fase lunar nova.

Lua negra é a expressão usada para designar a segunda lua nova que ocorre em um mesmo mês. Tal qual a lua azul, trata-se de um fenômeno que acontece uma vez a cada dois anos e meio. Este nome também se aplica a um mês sem qualquer lua nova ou um mês sem nenhuma lua cheia - o que pode só pode acontecer em fevereiro.

O evento é tão raro quanto bonito: na noite de quinta-feira, 6 de Abril de 2023, a chamada Super Lua "cor-de-rosa" erguer-se-á durante a noite!

Luas cheias e superluas
Embora a maioria dos anos tenha 12 luas cheias, 2023 terá 13 desses eventos lunares. Haverá duas superluas em agosto, incluindo uma lua azul, que será a lua mais próxima da Terra neste ano, de acordo com o The Old Farmer's Almanac. A quarta e última superlua em 2023 nascerá em 29 de setembro.

Eclipse Lunar e o seu significado espiritual
Enquanto um Eclipse Solar abre o portal para novos começos e mudanças, um Eclipse Lunar revela energias que ajudam a completar uma jornada ou mudar o curso da vida.

O olho humano possui naturalmente mecanismos de proteção contra as radiações eletromagnéticas. Porém olhar para o sol, sem se proteger, pode queimar as células da retina e provocar graves lesões, até mesmo a cegueira. Fique de olho!

Sendo assim, Deus na sua bondade infinita criou o eclipse como prova que não existe no mundo um amor impossível.

Asim como em anos anteriores, 2023 estará repleto de eventos astronômicos. Os fenômenos incluem 12 chuvas de meteoros, a conjunção de Vênus e Saturno, 2 eclipses lunares e 2 eclipses solares, além de superluas e até uma lua azul.

Quando é a próxima Lua Azul? A próxima Lua Azul calendária ocorrerá em 31 de agosto de 2023, às 01:35 GMT. Essa Lua Cheia também será a maior e mais brilhante do ano, já que nosso satélite natural ficará especialmente próximo da Terra e se tornará uma Superlua.

Eclipse solar híbrido: fenômeno raro é observado em países da Oceania e Ásia; veja imagens.

A lua azul cheia, que acontece cerca de uma vez a cada 2,7 anos em média, não vai realmente parecer azul – isso só acontece ainda mais raramente, quando “erupções vulcânicas ou incêndios florestais enviam muita fumaça e poeira fina para a atmosfera, “de acordo com a Sky & Telescope.

A "Lua de Morango" é um termo popular utilizado para descrever a lua cheia que ocorre em Junho. O nome não está relacionado com a cor da lua, mas provém das tribos nativas americanas e indígenas do leste da América do Norte.

Também conhecida como lua preta, a lua nova com carinha é usada em momentos de ironia e provocação. Especialmente provocações ou sugestões sexuais e românticas. Pode ainda ser usada em um contexto diferente, quando alguém está problematizando ou compartilhando uma reflexão crítica sobre um assunto.

Conhecido como "Lua de Sangue" por causa do tom avermelhado que a Lua cheia assume, será o útlimo fenômeno deste tipo antes de 13 ou 14 de março de 2025, segundo projeção do Science Alert.