O que significa quando a calopsita está tremendo?

Perguntado por: uarruda . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Ver a sua calopsita tremendo é um forte sinal de alerta de que algo não está bem em sua saúde. Esse sintoma normalmente está associado a falta de nutrientes e hipoglicemia.

É possível identificar se a calopsita está com frio observando se suas penas estão eriçadas e se elas ficarem por muito tempo na posição de dormir.

A calopsita tremendo pode ser um sinal de alerta para o tutor. Embora muita gente acredite que esse comportamento é normal, os tremores em excesso não são nada comuns e merecem atenção. Essas aves estão sempre em estado de alerta, e por isso podem tremer quando se sentem assustadas.

Ver a sua calopsita tremendo é um forte sinal de alerta de que algo não está bem em sua saúde. Esse sintoma normalmente está associado a falta de nutrientes e hipoglicemia.

Para saber se a ave está doente ou não, basta analisar o seu comportamento. Uma ave adoentada permanece quieta, com as penas ligeiramente eriçadas, os olhos fechados completa ou parcialmente. Também recosta a cabeça nas costas ou a esconde sob a asa.

Sintomas de estresse em pássaros

  1. Automutilação: apesar de poder estar ligado a doenças físicas, o arrancamento das próprias penas também é um sintoma de estresse. ...
  2. Agressividade: frequentemente vista como “malcriação”, a agressividade é um sintoma comum do estresse em aves.

No caso das aves, os sinais de dor podem refletir: Dor aguda: como o comportamento de fuga ou defesa, o aumento da pressão arterial, as pulsações, as vocalizações – o que interpretamos como gritos –, a respiração rápida, etc.

Se você não tem um local assim na sua casa e está se perguntando “devo a gaiola da calopsita para dormir?”, saiba que essa não é uma má ideia. Com a gaiola coberta, a ave ficará mais calma, relaxada e longe da luz. A técnica também é recomendada para os dias mais frios, para proteger o pássaro do frio.

Esta pode ser demonstrada como apatia e/ou estresse, que geralmente estão associados e são confundidos com sinais clínicos de doenças, como perda de apetite, penas eriçadas, alterações nas fezes, agressividade, mudanças de comportamento e arrancamento de penas”, aponta Dra. Marta.

Se sua ave passou a abrir as asas, se movimentar com frequência de um lado para o outro e arrepiar as penas, pode ser sinal de estresse, e isso deve ser investigado. As calopsitas mansas não têm o costume de ficar nervosas, exceto se houver algum problema.

Parece fofo ter uma roupa de frio para calopsita, não é? Mas não é uma prática aconselhada nem no frio, nem no calor. Por não ser algo natural para aves, é possível que forçar esse hábito provoque ansiedade no animal, que poderá ficar o dia todo bicando e tentando tirar o tecido do corpo.

10 – 15 anos

poleiro

Em cativeiro, o lugar onde a calopsita dorme tranquilamente é no poleiro. Entre as espécies que também contam com estratégias inusitadas para descansar sem ficar tão à mercê de predadores, estão os cavalos e as zebras, que contam com um ligamento especial nas articulações, capaz de fixá-los durante o sono.

O pássaro pode estar estressado se estiver agressivo e excessivamente agitado ou muito quieto em um só canto, dormindo mais que o normal. Outro sinal é a repetição de movimentos, como andar de um lado para o outro na gaiola, além de arrancar as penas, principalmente na região do peito.

Como saber se minha calopsita está com calor? “Normalmente, quando uma ave está com muito calor, ela fica com o bico aberto”, explica Amanda, alertando que esse deve ser o primeiro sinal observado pelo tutor. Outra dica importante para notar calopsita com calor é ficar atento ao aspecto da plumagem.

Bastão, espelho e corda são alguns objetos certeiros para distrair a ave. As calopsitas gostam de interagir e, como passam grande parte do tempo em suas gaiolas, é preciso desenvolver alternativas para que elas possam brincar e gastar energia.

Avitrin Sulfa é indicado para tratamento e prevenção da coccidiose e diarréia em pássaros e aves, utilizando como princípio ativo a Sulfaquinoxalina.

No entanto, no caso das nossas amadas aves de topete, não se preocupe: calopsita pode comer banana! Não só pode, como a fruta está entre a lista dos alimentos para calopsita que ela mais ama. Por isso, se você quiser, introduzir a fruta à dieta da sua amiguinha de penas está liberado!

Sim, a calopsita toma banho! Contudo, devido aos riscos, o banho no chuveiro não é a maneira mais recomendada. Isso não significa que ela não possa se lavar de outros modos. Segundo os especialistas em animais silvestres da Petz, os banhos são muito benéficos para a calopsita, auxiliando na manutenção das penas.