O que significa quando a bandeira está no meio do mastro?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

Quando em funeral, a Bandeira fica a meio-mastro ou a meia-adriça. Nesse caso, no hasteamento ou arriamento, deve ser levada inicialmente até o tope. Parágrafo único. Quando conduzida em marcha, indica-se o luto por um laço de crepe atado junto à lança.

Quando o luto é nacional, as três bandeiras (Brasil, Estado e Município) ficam a meio mastro. Quando o luto for estadual, ficam a meio mastro as bandeiras do Estado e do Município e em casos de luto municipal, apenas a bandeira do Município fica a meio mastro.

Regra Geral: com o número ímpar de insígnia, a bandeira nacional fica centralizada, com a bandeira do município à direita e a do estado à esquerda. Quando disposta individualmente em posição central ou à direita do cenário, do qual se realiza o evento.

Resumidamente, o decreto de luto oficial não é feriado e funciona apenas como uma homenagem do país e da nação para a pessoa que faleceu. Neste período, a bandeira nacional é hasteada a meio mastro em todas as repartições do governo que decretaram o luto, seja federal, estadual ou municipal.

A Bandeira Nacional deve ser hasteada de sol a sol, sendo permitido o seu uso à noite uma vez que se ache convenientemente iluminada. Parágrafo único. Normalmente, far-se-á o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas.

Para que sua bandeira tenha uma maior durabilidade serão necessários alguns cuidados! I – Sempre que houverem chuvas e ventos fortes em sua cidade, arria-se imediatamente a bandeira do mastro evitando que ela se ricocheteie e rasgue nas extremidades.

Dentro do círculo azul, que fica no centro da bandeira, tem uma faixa branca atravessada na horizontal, contendo a frase de lema nacional com letras maiúsculas e na cor verde: “Ordem e Progresso”. A bandeira possui 27 estrelas, que representam os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal.

A primeira das 12 bandeiras históricas já utilizadas no território brasileiro foi a da Ordem da Cruz de Cristo, utilizada de 1332 a 1651, período das grandes navegações lusitanas. De 1500 a 1521, o País contou também com o Pavilhão Oficial do Reino Português.

nunca use a bandeira que esteja em mau estado de conservação; não mude nem altere as cores e proporções; não acrescente outras inscrições; não use a bandeira como roupa, guardanapo, revestimento de tribuna ou de painéis.

EXPRESSÕES Abater a bandeira , Mar : sustentar a bandeira com as mãos e incliná-la até o chão, em sinal de cumprimento e respeito a uma autoridade, à exceção da bandeira do Brasil, que nunca deve ser abatida.

Art. 22. O militar sem cobertura, ou quando tiver as duas mãos ocupadas, faz a continência individual tomando a posição de sentido, frente voltada para a direção perpendicular a do deslocamento do superior.

Em caso de luto, costuma-se hastear a bandeira a meio-mastro. Nesses casos, a bandeira deve ser hasteada até o topo e abaixada até a metade do mastro. Para arriá-la, é necessário hasteá-la novamente até o topo para depois poder abaixá-la.

É importante, numa cerimônia, observar a ordem de colocação das bandeiras. Como regra geral, a Bandeira Nacional sempre ocupará o centro. A partir da Bandeira Nacional são colocadas as demais, por ordem de precedência, começando pela direita (vista posicionando-se no lugar da bandeira e olhando para a plateia).

A Bandeira Nacional sempre será desfraldada na posição vertical quando a tropa “apresentar-arma” e, em marcha, quando “olhar à direita”.

Art. 1º É decretado luto oficial por três dias a partir de 13 de abril corrente. Art. 2º Durante êsse luto oficial a Bandeira Nacional será hasteada em funeral em tôdas as repartições públicas e estabelecimentos militares federais, estaduais e municipais.

Sete dias também é o tempo de luto dos familiares. Isso significa que a família fica esse tempo de luto a fim de eliminar as interferências da morte na vida dos que ficam e, com isso, diluir um pouco da dor. Mas é claro, o luto pode continuar (e geralmente segue fazendo parte da rotina) ao longo da vida de quem fica.