O que significa PSD e Cpsd alterados?

Perguntado por: rrosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 5 votos

O "Pattern Standard Deviation" (PSD) corresponde ao desvio padrão do gráfico "pattern deviation" e quando alterado sugere uma perda localizada de sensibilidade 4. O "Short Term Fluctuation" (SF) sugere a confiabilidade das respostas do paciente durante o teste.

Alterações suspeitas de glaucoma
Durante o exame oftalmológico, alguns sinais podem indicar que o paciente tem glaucoma, como: elevação da pressão ocular acima de 21 mmHg; aumento da escavação do nervo óptico; assimetria entre a escavação dos nervos ópticos dos dois olhos.

A pressão dos olhos é medida em milímetros de mercúrio (mmHg). Uma pressão ocular normal varia de 10-21 mmHg. Considera-se hipertensão nos olhos uma pressão ocular acima de 21 mmHg.

Qual a escavação normal de um olho? A escavação considerada normal é de cerca de 50% do diâmetro total da pupila. Escavações assimétricas, ou maiores que o comum, podem indicar a existência de problemas mais sérios nos olhos, como o glaucoma.

140 graus

O campo de visão normal é de cerca de 140 graus para cada olho (visão monocular) e cerca de 180 graus para ambos os olhos (visão binocular).

As manchas do escotoma são como "buracos" escuros no campo visual em que o paciente não consegue ver nada. O escotoma não é uma doença, mas um sintoma que pode ocorrer em várias doenças.

Um escotoma representa um borramento ou ponto cego que obstrui o campo visual total ou parcialmente. Os escotomas podem envolver qualquer parte do campo visual e se manifestar de diferentes formas e tamanhos.

O que vai apontar cada problema é o sinal na receita de óculos. Se for um sinal negativo na frente do número, então você tem miopia. Se for positivo, você tem hipermetropia. Observe, no exemplo, que há um sinal positivo na frente do número do grau de cada olho.

O escotoma pode ainda ser absoluto, quando a zona correspondente da retina não tem perceção luminosa, ou relativo, quando apenas existe para certos estímulos de luz.

Para realizá-lo, o paciente deve olhar, com um dos olhos cobertos, para o centro de um instrumento chamado perímetro, sem desviar seu foco. Pequenas luzes começarão a aparecer ao longo do instrumento, com o paciente devendo apertar um botão toda vez que uma luz acender.

Diagnóstico do glaucoma
De modo geral, dois sinais merecem a atenção: pressão intraocular acima da média e alterações no nervo ótico, perceptíveis no exame de fundo de olho.

Muitas vezes o glaucoma é confundido com vista cansada, isso acontece porque ele é mais comum após os quarenta anos e as pessoas associam isso a um problema da idade. “Glaucoma é uma doença relacionada ao aumento da pressão do olho, e se não for tratada pode levar a cegueira.

A hipertensão ocular é diagnosticada quando a pressão interna dos olhos ultrapassa 21mmHg. Essa condição seria apenas uma das características do glaucoma.

MAS O QUE FAZ SUBIR A PRESSÃO NOS OLHOS? O consumo excessivo de alguns alimentos (como o café), estresse, posições de cabeça para baixo (geralmente realizadas em aulas de pilates e yoga) e segundo estudos recentes: a obesidade.

A elevação da pressão intraocular é causada pelo acúmulo de humor aquoso dentro do olho. Inúmeros fatores — como o uso prolongado de prednisona ou dexametasona — podem levar a esse cenário de desequilíbrio entre produção e eliminação de líquido.

Considera-se baixo aquele que está entre 0 e 3 graus. Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.

O aumento da escavação do nervo óptico é uma das alterações mais clássicas do glaucoma. O aumento da PIO causa lesões irreversíveis no nervo óptico. Uma das causas do aumento da escavação do nervo óptico é justamente a elevação da pressão dentro do olho.

Quando falamos para um paciente que a sua escavação está aumentada, isso pode ser uma característica própria ou então uma suspeita de glaucoma. Como a escavação do nervo é a área que não tem fibras, ela estar aumentada pode ser um sinal de que o paciente está perdendo as fibras do nervo.

A perda do campo visual ocorre quando um indivíduo sofre danos em qualquer parte de seu caminho visual, o caminho que os sinais viajam do olho ao cérebro. Existem muitas causas diferentes de perda de campo visual. O tipo de perda depende de qual parte exata da via foi danificada.

Se a pessoa tiver como melhor visão, no melhor olho, acuidade visual igual ou pior que 20/60 é considerado ´´baixa visão´´. Se for pior que 20/400 é considerado ´´Cegueira Legal´´. Ou seja, é possivel ter 20 graus de miopia e ter 100% de visão ou não ter grau nenhum e ser cego. Converse com seu médico Oftalmologista.