O que significa Provérbios 5 21?

Perguntado por: ralmeida . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Pois os caminhos do homem estão perante os olhos do SENHOR; e ele pondera todos os seus percursos.

Fuja da imoralidade desse mundo, fuja das tentações desse mundo. Se você já percebeu que certa situação vai levar você ao pecado, fuja. Como você pode observar em Provérbios 5, a passagem manda o crente fugir das tentações, pois os lábios das mulheres imorais é doce, mas trará ruína para a sua vida.

“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias” (Provérbios 21.23). O Senhor nos concedeu um órgão capaz de dar vida ou de levar à morte: a língua. Devemos abrir a boca para abençoar o nosso irmão, para adorarmos ao Senhor. Mas, infelizmente, muitos têm sido destruídos pela falta de sabedoria.

Quem escreveu esse livro? Parte do livro de Provérbios é atribuída a “Salomão, filho do rei Davi, rei de Israel” (ver Provérbios 1:1; 10:1; 25:1; ver também I Reis 4:32; Guia para Estudo das Escrituras, Provérbios, o Livro de Provérbios”; scriptures.LDS.org).

No mesmo capítulo, uma outra expressão do mesmo fato diz: “Melhor é morar no canto do eirado do que junto com a mulher rixosa na mesma casa” (Provérbios 21:9, ARA, veja também Provérbios 25:24), ou, em termos mais simples: “É melhor morar no fundo do quintal do que dentro de casa com uma mulher briguenta” (NTLH).

Trabalhar para obter tesouros com língua mentirosa é algo inútil e fácil de se perder; os que assim fazem buscam a morte.

3 Fazer o que é justo e certo é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios.

O sábio economiza e tem sempre bastante comida e dinheiro em sua casa, mas o tolo gasta todo o seu dinheiro assim que o recebe.

Os Provérbios servem para podermos entender a sabedoria e o caminho da vida de forma clara e mais objetiva. Ensina-nos a caminhar com menos erros, de uma forma mais leve e mais prática. Provérbios não é nenhum livro de auto-ajuda, nem receita de bolo testada.

Introdução. Esse capítulo 5 de provérbios, como você já deve saber, apresenta admoestações em relação à uma pessoa que esta tentada a cair em adultério. Ele foi escrito por Salomão.

Provérbios e ditados são expressões ditas no dia a dia, no discurso informal, cujas origens são das experiências humanas. Estas frases populares carregam consigo um conhecimento, por isso transmitem sabedoria de quem fala e lição para quem ouve. O nome “provérbio” origina-se do latim proverbium.

Mateus 15:18 Entretanto, as coisas que saem da boca vêm do coração e são essas que tornam uma pessoa impura. Entretanto, as coisas que saem da boca vêm do coração e são essas que tornam uma pessoa impura. Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso o que contamina o homem.

Por isso, no século XII, proliferaram na Igreja católica os tratados que catalogavam e analisavam não os pecados da boca ou da palavra, mas os pecados da língua, tais como a blasfêmia, a mentira, a adulação, a zombaria, a jactância, a tagarelice ou a discórdia.

Provérbios 13:3 NVT
Quem controla a língua terá vida longa; quem fala demais acaba se arruinando.

[Religião] Segundo os textos bíblicos, frase que possui o intuito de educar ou de aconselhar; pensamento. substantivo masculino plural Provérbios. Livro bíblico ou Livro dos Provérbios do Antigo Testamento cujos textos têm o propósito de educar ou de aconselhar.