O que significa Provérbios 29 5?

Perguntado por: lcrespo . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Provérbios 29:5 – O homem que lisonjeia a seu próximo arma-lhe uma rede aos passos. É agradável receber lisonjeios. Eles acariciam o seu orgulho e recompensa o seu ego. Mas fecha os seus olhos para o caráter e as intenções do doador – Você não consegue enxergar a armadilha que está sendo armada.

Quem adula seu próximo está armando uma rede para os pés dele. O homem que lisonjeia a seu próximo arma-lhe uma rede aos passos. O homem que lisonjeia o seu próximo arma uma rede aos seus passos.

No Novo Testamento, o termo “vara” (rhabdos) se refere à autoridade dos salvos (Ap 2.27) e de Cristo (Ap 19.15). Por seu valor como instrumento de autoridade, Miqueias 6.9 recomenda: “ouvi a vara (matteh) e quem a ordenou”. As primeiras referências à vara na Bíblia Hebraica evocam a ideia de instrumento mágico.

O capítulo 29 de Provérbios é o último que fala sobre os “Provérbios de Salomão que os homens de Ezequias, rei de Judá, transcreveram”. Na realidade, este capítulo contém os últimos provérbios escritos por Salomão.

Este versículo deixa muito claro que o caráter dos indivíduos com autoridade afeta todos que estão sob sua autoridade. As pessoas lamentam quando uma nação é governada por aqueles que são ímpios; e se regozije sob a autoridade de um governante justo. Deus nos dá Suas leis para nosso próprio bem.

"Não evite disciplinar a criança; se você a castigar com a vara, ela não morrerá. Castigue-a, você mesmo, com a vara, e assim a livrará da sepultura" (Provérbios 23.13-14).

Veja cinco dicas práticas que podem te ajudar:

  1. Só cobre da criança o que foi combinado. Tenha sempre em mente que para a criança ser cobrada, ela precisa primeiro saber que aquilo é errado. ...
  2. Aja de cabeça fria. ...
  3. Use as palavras certas. ...
  4. Corrija apenas por atos intencionais. ...
  5. Não corrija em público.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

E estar aos pés d'Ele não é para dizermos o que temos no coração, mas é para escutá-Lo, para silenciar o coração e deixar que o Mestre reine sobre nós, para que Ele esteja no controle da nossa própria vida.

Não é bom agir sem refletir; e o que se apressa com seus pés erra o caminho. A estultícia do homem perverte o seu caminho, e o seu coração se irrita contra o Senhor.

Josué 1:3 Todo lugar que a planta dos vossos pés pisarem Eu vos dou, como prometi a Moisés. Todo lugar que a planta dos vossos pés pisarem Eu vos dou, como prometi a Moisés. Todo lugar que pisar a planta do vosso , vo-lo dei, como eu disse a Moisés.

Varão na Bíblia
Para a doutrina cristã evangélica, a palavra varão é comumente utilizada na Bíblia para se referir ao homem digno de fé e temor à Deus.

A vara de Arão significava um símbolo de advertência em Israel contra os rebeldes. O contexto envolvendo a vara de Arão que floresceu fala do episódio da rebelião suscitada em Israel contra a liderança de Moisés e o sacerdócio de Arão (Números 16; 17).

O que não faz uso da vara odeia seu filho, mas o que o ama, desde cedo o castiga. Assim diz a sabedoria do Provérbios 13.24 (Almeida Corrigida Fiel). “Odiar” certamente soa forte aos ouvidos modernos.

Provérbios 29:25 – O receio do homem armará laços, mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro. Você se preocupa com o que os outros pensam a seu respeito? Esta é uma armadilha perigosa! Você pode se prender no pecado por respeitar outros homens demais.

MAS QUANDO O ÍMPIO DOMINA, O POVO GEME” – Provérbios 29:2. Provérbios 29:2.

Provérbios 29:2 NVT
Quando os justos governam, o povo se alegra; quando os perversos estão no poder, o povo geme.