O que significa profeta maior?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Os chamados Profetas Maiores são o conjunto dos mais extensos Livros proféticos do Antigo Testamento da Bíblia cristã. O termo "maior" refere-se ao tamanho do livro e não a importância do profeta. Os profetas maiores listados em ordem são: Isaías.

Um profeta ensina a verdade e interpreta a palavra de Deus. Chama os iníquos ao arrependimento e recebe revelações e orientação do Senhor para nosso benefício. Pode ver o futuro e prever acontecimentos para que o mundo seja alertado. A experiência de vida de um profeta pode variar.

João Batista foi um grande profeta, que pregou o evangelho, alertando a todos de sua época sobre a conversão dos pecados. Sendo morto por um ato de vingança, ainda assim, foi reconhecido como um homem santo em seu tempo e, ainda hoje, é um dos maiores nomes da crença cristã.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam.

Os profetas maiores listados em ordem são:

  • Isaías.
  • Jeremias e Lamentações.
  • Ezequiel.
  • Daniel.

Profeta é aquele que anuncia a Palavra do Senhor, que O tem em seu coração. O profeta é aquele que também denuncia às mentiras, desigualdades e injustiças. Profeta é aquele que tem discernimento do que convém e do que não convém.

Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.

Quem acolhe um profeta como alguém que fala da parte de Deus recebe a mesma recompensa que um profeta. E quem acolhe um justo por causa de sua justiça recebe uma recompensa igual à dele.

Os profetas nos ensinam sobre a vontade de Deus e revelam Sua personalidade divina. Eles são pregadores da retidão e denunciam o pecado; além disso, quando inspirados, os profetas predizem o futuro. E o mais importante é que prestam testemunho de Jesus Cristo.

Testamento. Ele veio fazer a ligação do Antigo ao. Novo Testamento iniciado com a vinda de Jesus.

No caso de João, não foi seu irmão quem profanou o lar do seu melhor amigo, mas o “rei” da Galileia que tomou a mulher de seu irmão Felipe e a desposou. Pois bem, João não sentiu vergonha ao fazê-lo ver o mal que estava fazendo ao roubar a esposa do seu irmão e que consequências isso teria.

' Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: 'Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. '” (Mt 18,1-5.10).

Deus fala com cada um de nós de uma maneira que consigamos entender (ver Doutrina e Convênios 1:24). As pessoas às vezes têm sonhos e visões. Porém, o mais comum é Deus falar conosco na forma de sentimentos serenos provenientes do Espírito Santo, como calor, paz ou alegria.

Simeão, um homem justo que morava em Jerusalém, estava no templo. O Espírito Santo disse-lhe que ele veria o Cristo antes de morrer. Simeão viu o menino Jesus no templo.

O nome Samuel significa “Do Senhor o pedi”. Ele foi o último dos juízes e o primeiro dos profetas na história de Israel e sua história está contada na bíblia. Ele era filho de Ana e Elcana e viveu por volta de 1095 AC.

Deixemos que a Bíblia fale por nós, mostrando-nos que Jesus, realmente, não é todo-poderoso ou onipotente como o é o Deus Pai, absoluto e único, enquanto que Jesus é também Deus, mas relativo. E isso não o diminui em nada, pois, como Ele mesmo ensinou, Ele é Deus Filho, enquanto que o Deus mesmo é o Deus Pai.

Dentre os 48 profetas e sete profetisas consagrados pelos judeus, Elias é a figura tipicamente folclórica do pregador, reformista e milagreiro errante.

Jeremias

Quem escreveu esse livro? O livro de Lamentações foi escrito por Jeremias (ver “Guia para Estudo das Escrituras”, “Lamentações, Livro de”). Lamentações contém as reações de pesar pela destruição de Jerusalém e do templo cerca de 586 a.C., que ocorreu durante a época de Jeremias.