O que significa processo de sedentarização resposta?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

expressão Sedentarização da Espécie Humana. Processo de fixação da espécie humana em determinados lugares, definido principalmente pelo momento em que os indivíduos perceberam que podiam produzir sua própria comida sem ter de se mudar sempre para buscar comida em outros lugares.

Foi um momento marcante da Pré-História, pois a vida do humano primitivo passou por diversas transformações nele. Os grupos humanos sedentarizam-se, isto é, fixaram-se em um único lugar e intensificaram a prática da agricultura.

O processo de sedentarização trata do estabelecimento das populações humanas em local específico sem precisar migrar. Esse processo se tornou possível a partir de dois marcos históricos: a descoberta do fogo e desenvolvimento da agricultura.

O processo de sedentarização provocado pela Revolução Neolítica estabeleceu uma nova etapa no modo de vida do homem. A grande disponibilidade de alimento fez com que ele pudesse morar em um lugar durante um longo período de tempo, na medida em que a prática da agricultura lhe assegurava uma vida bem mais estável.

O período Neolítico compreende uma das fases da Pré-História, entre os anos de 7 mil a.C. a 2500 a.C., e foi caracterizado por inúmeras transformações ocorridas entre os hominídeos, como a sedentarização e a produção agrícola.

O sedentarismo caracterizou o ser humano a partir do período pré-histórico conhecido como Neolítico. Neste sentido, podemos dizer que o homem pré- histórico viveu ao redor de seis mil anos como nômade em busca de novos recursos cada vez que os mesmos se esgotavam do seu entorno.

Existem alguns níveis de sedentarismo, como:

  • Nível 1: estágio em que a pessoa se movimenta, apenas não realiza exercícios de média intensidade. ...
  • Nível 2: nesse caso, a pessoa faz, vez ou outra, algum tipo de atividade física. ...
  • Nível 3: aqui, qualquer tipo de esforço físico é evitado. ...
  • Nível 4: o estágio mais grave.

Quais as consequências do sedentarismo no Brasil?

  • Diabetes tipo 2;
  • Aumento do colesterol;
  • Obesidade;
  • Atrofia muscular;
  • Insônia e outros distúrbios do sono;
  • Ansiedade e depressão;
  • Problemas articulares;
  • Problemas cardiovasculares.

Compartilhar: O Colégio Americano de Medicina do Esporte (ACSM) define sedentarismo como uma prática de atividades físicas leves inferior a 150 minutos por semana, de acordo com as recomendações atuais, para a população entre 18 e 60 anos (1).

Crescimento populacional: A vida sedentária possibilitou o aumento da população em determinadas áreas, contribuindo para o desenvolvimento de centros urbanos e a formação de sociedades mais complexas.

O ser humano passou a se sedentarizar, o que aconteceu em consequência do desenvolvimento de técnicas agrícolas, domesticação e criação de animais e aprimoramento de objetos de armazenagem.

No Período Neolítico, a constituição das primeiras técnicas e materiais utilizados para o cultivo de plantas e confinamento de animais foi a principal causa para aquilo que se denominou como a sedentarização do ser humano, o que permitiu a sua moradia fixa em uma dada localidade, embora a coleta e a caça tenham ...

Nomadismo é uma forma de vida em que não há residência fixa. Era comum na Pré-História por questões de sobrevivência.

Então povos nômades - são grupos sociais que vivem em diferentes áreas do mundo. Nesta direção, eles não possuem residência fixa (vivem mudando de um lugar para outro) e se alimentam daquilo que encontram no lugar em que estão, enquanto povos sedentários - são grupos sociais que vivem em uma determinada área de terra.