O que significa primeira segunda e terceira geração?

Perguntado por: odantas . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 13 votos

Através da teoria geracional de Vasak é possível, portanto, distribuir os direitos humanos em: primeira geração (liberdade), segunda geração (igualdade) e terceira geração (fraternidade). Nesse texto, nós te explicamos tudo sobre isso.

Os direitos de terceira geração são os direitos da comunidade, ou seja, têm como destinatário todo o gênero humano, como os difusos e coletivos, que se assentam na fraternidade ou solidariedade.

Segunda Geração: Igualdade
Conhecida também como direitos fundamentais, como seu próprio nome já diz, são um conjunto de ações que impõe ao Estado a obrigação fundamental de executar políticas públicas, programas sociais e ações afirmativas de uma sociedade.

Geração X: nascidos entre 1965 e 1980. Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010. Geração Alfa: nascidos a partir de 2010.

O que é a geração Alpha? Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual. Conhecida também como Gen A, eles sucedem a geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009.

“Enquanto os direitos de primeira geração (direitos civis e políticos) – que compreendem as liberdades clássicas, negativas ou formais – realçam o princípio da liberdade e os direitos de segunda geração (direitos econômicos, sociais e culturais) – que se identificam com as liberdades positivas, reais ou concretas – ...

Direitos fundamentais

  • Direitos humanos de primeira geração: Direitos Civis e Políticos.
  • Direitos humanos de segunda geração: Direitos económicos, sociais e culturais.
  • Direitos humanos de terceira geração: Direitos de solidariedade.
  • Direitos humanos de quarta geração.

A quarta geração de direitos é caracterizada pela pesquisa biológica e científica, pela defesa do patrimônio genético, pelo avanço tecnológico, pelo direito à democracia, à informação e ao pluralismo. E por tratar de princípios tão valiosos como a vida, é necessário ainda enfocar a questão da ética e da moralidade.

“Enquanto os direitos de primeira geração (direitos civis e políticos) – que compreendem as liberdades clássicas, negativas ou formais – realçam o princípio da liberdade e os direitos de segunda geração (direitos econômicos, sociais e culturais) – que se identificam com as liberdades positivas, reais ou concretas – ...

Destaca a paz como um direito fundamental de quinta geração que legitima o estabelecimento da ordem, da liberdade e do bem comum na convivência dos povos. Assim, a nova dimensão de direitos fundamentais reserva ao direito à paz o papel central de supremo direito da humanidade.

Imaginou, portanto, que seria possível classificar os direitos em 3 gerações, contemplando os direitos de liberdade (1ª geração), de igualdade (2ª geração) e de fraternidade (3ª geração).

Direitos de Terceira Dimensão
Derivam da ideia de solidariedade e fraternidade, configurando-se como direitos de titularidade coletiva ou difusa. Possuem como alvos grupos humanos específicos, como a família, um determinado povo ou a nação como um todo (sua história e cultura).

Para Paulo Bonavides (entre outros doutrinadores), existe uma quarta dimensão de direitos humanos e fundamentais. Desta dimensão fazem parte o direito à democracia direta, o direito ao pluralismo, o direito à informação e os direitos ligados a biotecnologia.

Primeira Geração: Liberdade
Associada à independência dos Estados Unidos e à Revolução Francesa, seu marco são as revoluções liberais do século XVIII, época em que os direitos de liberdade estavam fortemente ampliados com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (DDHC).

Todos nós sabemos o que significa a palavra geração consanguínea. Na Bíblia, ela é também reencarnação ou geração do espírito.

Geração X, Y (Millennials), Z e Baby Boomers. Mundialmente, esse é o consenso que se tem a respeito da classificação dos indivíduos em 4 gerações. A nomenclatura é dada de acordo com o período em que a pessoa nasceu.

Os millennials são as pessoas nascidas de 1984 a 1995; A geração Z é determinada por quem nasceu de 1995 a 2009; E, por fim, a geração Alpha: os nascidos a partir de 2010.

Classificação das gerações em 6 tipos

  • Geração Baby Boomers. São pessoas que nasceram entre 1940 e 1960. ...
  • Geração X. São pessoas que nasceram entre 1960 e 1970. ...
  • Geração Y. ...
  • Geração W. ...
  • Geração Z. ...
  • Geração ALFA (ALPHA)

42 anos

A geração Y, ou os Millennials, é composta pelos indivíduos que nasceram entre 1980 e 1995, e que hoje têm entre 27 e 42 anos.

Além da explicação acima, “geração” pode também significar pessoas que sucederam os seus pais e nesse sentido, podemos dizer que uma geração pode ter um tempo de 25 anos. Nos últimos anos, com avanço da tecnologia e novos estudos, estima-se que a duração de uma geração reduziu para 10 anos.