O que significa preta velha na macumba?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

O Preto-velho é uma das linhas de trabalho mais poderosas da Umbanda. São espíritos que representam generosidade, amor, humildade e se apresentam sob a imagem de idosos africanos que foram escravizados e morreram de velhice. São divindades puras, sábias e pacientes.

Esse Preto-Velho é por demais generoso e aberto às necessidades de seus filhos. É também muito prestativo, não demorando na ajuda. Quer ver seus filhos prósperos e saudáveis, e não poupa esforços para isso. Ele atua fazendo os filhos entenderem que arrogância e prepotência não leva a lugar nenhum.

Universo Simbólico dos Pretos-Velhos
Segundo o pesquisador, a influência católica é tão presente sobre os pretos-velhos, que eles, muitas vezes, se revelam como uma espécie de metáfora afro-brasileira do próprio Jesus Cristo, bastião do catolicismo.

Descrição. NESTA FIRMEZA APRENDEMOS COMO INVOCAR A FALANGE DOS PRETOS-VELHOS E TRAZER A SUA SABEDORIA PARA NOSSAS TOMADAS DE DECISÕES E TAMBÉM A SAÚDE FÍSICA, MENTAL E EMOCIONAL PARA NOSSAS VIDAS E NOSSA FAMÍLIA.

O cemitério também é morada de Exus, Pombas-giras e pretos velhos, entidades cultuadas pela Umbanda. As variações de ritos que formaram esta religião brasileira são percebidas também nos locais de atuação de seu panteão de espíritos.

Preto Velho morreu em decorrência de um câncer de próstata.

Peço as Santas Almas, principalmente ao meu Preto Velho – dizer o nome que me conforte, que me dê o amparo de sua força, que me dê a força de sua paz, que me dê a paz de sua alegria espiritual, pois nesse momento, eu – dizer seu nome todo – preciso saber que estou cercada, amparada e protegida por vós, meu protetor(a) ...

Os Pretos Velhos são os nossos ancestres. São os verdadeiros fundadores do Candomblé no Brasil. E como reza a tradição do Candomblé na cultura e sabedoria africanas, os ancestrais jamais devem ser esquecidos.

Atualmente, essas entidades podem ser encontradas em diversas religiões, como a umbanda, a jurema sagrada, o kardecismo, o omolokô, a barquinha, dentre outras.

O Preto Velho na Umbanda.

Segundo a IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) essa é a única igreja preta desta congregação no Brasil.

O Preto-velho está geralmente ligado à vibração de Omolu - faixa vibratória da cura de doenças, ou seja, reconstrução dos corpos. Além do cachimbo, realizam benzimentos com ramos de arruda. Com um terço, rezam e borrifam água fluidificada - água acrescida de fluidos curadores.

Sarava! A saudação dos Pretos Velhos, quer dizer: salve sua força. Um equivalente ao Namastê – o deus que está em mim saúda o deus que vive em você.

A gira de Pretos Velhos remete às narrativas que sustentam o entendimento sobre o que foi a vida destes no cativeiro e, como médiuns, a partir da incorporação, atualizam os significados por meio de rituais religiosos.

A exceção é para Exu, que pode fumar o charuto em ambientes fechados, explica o pai de santo Buby, porque o contato com essa entidade é fechado ao público e exclusivo para os iniciados na religião umbandista.

A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas".

Fio de contas de Preto-Velho confeccionado em cascalho de pedra natural preta e branca. Modelo exclusivo especialmente idealizado para a linha dos Pretos-Velhos e Pretas-Velhas rezadores e benzedores da Umbanda, a guia é finalizada por um pingente dourado de cruz e figa.

Acenda a vela branca e ofereça para os Pretos Velhos. Dentro do copo com água, coloque as ervas e, junto, ofereça a xícara de café.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.