O que significa preservação resumo?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Preservação é manter a natureza intocável, promovendo ações que garantem a manutenção das características próprias do ambiente e as interações entre os seus componentes, como por exemplo, florestas em que o homem não pode desmatar, caçar ou fazer qualquer alteração.

A preservação do meio ambiente tem como significado a ação de proteção de um ecossitema ou um recurso natural contra possíveis danos ou degradações ambientais, sendo mais restritivo que o termo conservação, já que não é permitido sua utilização mesmo que de forma planejada.

Preservar o meio ambiente é fundamental, afinal, é nele onde estão os recursos naturais necessários para a nossa sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.

A preservação ambiental tem como objetivo proteger totalmente da influência externa determinada área. A conservação prevê o uso racional dos recursos naturais para que não se esgotem. Os temas relacionados ao meio ambiente no Brasil são tratados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), criado em 1992.

Basicamente, a principal diferença entre preservar e conservar é que, enquanto o primeiro significa manter a natureza intocável, o segundo significa utilizar os recursos naturais de uma região de forma responsável.

O termo “preservação do meio ambiente” refere-se à proteção integral de uma área natural, sem interferência humana. Ela se faz necessária quando há risco de perda de biodiversidade, seja de uma espécie, um ecossistema ou de um bioma como um todo.

A preservação visa a proteção integral do recurso natural, sem utilizá-lo. A conservação também busca proteger o recurso natural, mas com a sua utilização racional, garantindo sua sustentabilidade e existência para futuras gerações.

Preservar é valorizar a nossa história e garantir um futuro melhor para as próximas gerações. A preservação do patrimônio é fundamental para a compreensão da história e da cultura de um povo, além de ser um legado para as futuras gerações.

1 cautela, cuidado, precaução, prevenção, proteção, conservação, defesa, manutenção, resguardo, salvaguarda.

A forma [preservação]pode ser [derivação feminino singular de preservar] ou [nome feminino] .

Preservar o Patrimônio Cultural Brasileiro não é apenas acumular conhecimento sobre o passado. É, fundamentalmente, planejar o futuro. O que se preserva hoje é aquilo o que nossos filhos e netos conhecerão amanhã.

As áreas protegidas são o mais importante instrumento que a humanidade já criou para conservar a natureza, a sua biodiversidade e para permitir o acesso da sociedade aos benefícios dela, através do turismo, da pesquisa, do uso sustentável de recursos naturais, e sobretudo, dos serviços que os ecossistemas prestam para ...

Quando falamos de preservação, na maioria das vezes, pensamos na conservação do patrimônio natural e cultural. A verdade é que esse conceito e seu significado podem ser estendidos a outros campos. Podemos, por exemplo, preservar a integridade das pessoas.

É uma ação de conservar algo com cautela , impedir que se quebre , destrua e/ou afins.

O termo “conservação” vem do latim cum, que significa “junto”, e servare, que quer dizer “manter, guardar”. No contexto ecológico, a conservação ambiental se refere ao ato de manejar os recursos naturais de maneira a obter alta qualidade de vida humana causando o menor impacto possível ao ambiente.

As Áreas de Preservação Permanente estão localizadas ao longo dos rios ou de qualquer curso d'água; ao redor das lagoas, lagos ou reservatórios d'água naturais ou artificiais; nas nascentes; no topo de morros, montes, montanhas e serras; nas encostas ou partes destas; nas restingas, como fixadoras de dunas ou ...

Os Grupos de Unidades de Conservação

  • Estação Ecológica;
  • Parque Estadual;
  • Monumento Natural;
  • Refúgio da Vida Silvestre.

Além de apresentar condições favoráveis à existência de vida, a Terra também possui recursos naturais (renováveis e não renováveis) que propiciam a manutenção dessa existência. É por meio desses recursos que os seres vivos mantêm-se, pois são retirados recursos minerais, fontes de energia, alimento, entre outros.