O que significa presença de exsudato no exame de Papanicolau?

Perguntado por: rbrito . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Casos especiais do tipo exsudato também podem ser observados nessas situações. O exame de Papanicolaou apresenta evidentes limitações no estudo microbiológico e, assim, tais alterações podem se dever a patógeno não identificado. Os achados colposcópicos comuns são ectopias, vaginites e cervicites.

Qual o resultado do preventivo é preocupante? Papanicolau classe I – ausência de células anormais. Papanicolau classe II – alterações celulares benignas, geralmente causadas por processos inflamatórios. Papanicolau classe III – Presença de células anormais (incluindo NIC 1, NIC 2 e NIC 3).

Portanto, se o seu resultado de prevenção indica inflamação e há ausência de infecções sintomáticas locais, não se preocupe, pois este resultado é normal. Afinal, a inflamação é um processo natural do seu corpo na tentativa de defender o seu organismo em manter você e o seu corpo bem.

Orienta-se sempre manter meio úmido, não esfregar gaze na ferida e não secar. Deixar gaze úmida de soro na ferida colocar apositos após gazes atadura etc. Por fim, o que for necessário para fechar e fixar curativo.

Como cuidar de uma ferida saindo água (exsudato)?
Proteger a pele em volta da ferida para evitar o excesso de umidade chamado maceração. Tratar os sinais de infecção com curativos antimicrobianos em casos de sinais de infecção. excesso de líquido, cheiro forte ou coloração esverdeada ou amarronzada.

O exsudato é um grande indicador de como a ferida está cicatrizando. A sua cor, espessura e odor são indicativos de se o machucado está se recuperando bem. Por exemplo: o exsudato seroso, o tipo mais comum, é clarinho, transparente e surge à medida que a cicatrização avança.

Caracterizada pela presença de exsudato (secreção), que dura de um a quatro dias, dependendo da extensão e natureza da lesão. Nesse período ocorre a ativação do sistema de coagulação sanguínea e a liberação de mediadores químicos, podendo haver edema, vermelhidão e dor.

A metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório – como candidíase, vaginose bacteriana, etc.

As células escamosas (ceratinócitos) são as principais células estruturais da epiderme (camada externa da pele). O carcinoma de células escamosas é o câncer dessas células.

Epitélio escamoso ou epitélio pavimentoso é um epitélio caracterizado por sua camada de células mais superficiais e ser constituída por células planas parecidas com escamas.

O Papanicolaou é um exame excelente para encontrar células cancerosas e células que poderiam se tornar um câncer. O HPV é um vírus que pode provocar alterações nas células do colo uterino. O exame de HPV verifica a presença de vírus. Pode ser feito durante ou ao mesmo tempo em que é realizado o Papanicolaou.

A inflamação no útero é, basicamente, uma irritação dos tecidos uterinos. Embora alguns sintomas de inflamação no útero se manifestem, muitas vezes, ela pode ser assintomática. Isso, justamente, é o que tende a desencadear complicações, aumentando a gravidade da situação.

O tipo de exsudato pode ser descrito como seroso, serossanguinolento, sanguinolento, purulento, amarelo, marrom ou verde.

O Exsudato Inflamatório é composto de proteínas plasmáticas e leucócitos que extravasam dos vasos e se acumulam no local inflamado. Tem a função de destruir o agente agressor, degradar (liquefazer) e remover o tecido necrosado.

[ Medicina ] Que liberta produto seroso, purulento, composto de células, proteínas e outros materiais, que passa através das paredes de um vaso para os tecidos adjacentes, resultante de processo inflamatório ou infeccioso (ex.: enteropatia exsudativa; faringite exsudativa; ferida exsudativa).

Exsudado é o particípio passado do verbo exsudar (do latim 'exsudare'), o mesmo que transpirar, suar, exsuar, trasudar. Exsudato, tendo a mesma origem, ficou na língua portuguesa como substantivo significando (a) «secreção líquida, serosa, resultante, por vezes, de processo inflamatório».

Os transudatos originam-se do aumento da pressão hidrostática ou diminuição da pressão oncótica. Geralmente indicam que as membranas pleurais não estão afetadas. Os exsudatos formam-se devido a vazamento de líquido e proteínas ao longo de uma membrana capilar alterada com aumento da permeabilidade.

Exsudação = extravasamento de líquido, proteínas e células sanguíneas do sistema vascular para o interstício ou cavidades corporais. Pus = exsudato purulento inflamatório rico em neutrófilos e fragmentos de células.

Serosa: Origina do soro sanguíneo e secreções de células. É observado nas fases de desenvolvimento da maioria das reações inflamatórias agudas e é encontrada nos estágios precoces da infecção bacteriana. Tem coloração clara.

Tipos de Cicatrização

  1. Cicatrização por primeira intenção ou imediata (União primária) Incisão limpa em que as bordas estão aproximadas; ...
  2. Cicatrização por segunda intenção ou mediata (Contração e Epitelização) É aquela que permanece aberta; ...
  3. Cicatrização por terceira intenção.