O que significa presença de cristais amorfos na urina?

Perguntado por: imoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

Sendo assim, ter cristais na urina significa que houve uma concentração de alguma substância em decorrência de fatores orgânicos ou externos. Nos casos em que há uma concentração muito alta, é preciso atenção porque os cristais são precursores dos cálculos renais, ou seja, favorecem a formação de pedras nos rins.

Sinais e sintomas da presença de cristais na urina
Alteração na cor da urina; Dificuldade para urinar; Dor abdominal. Os cristais na urina podem ser identificados por meio de um exame de urina que analisa a quantidade, o tamanho e o tipo de cristal.

Os materiais amorfos não apresentam forma geométrica definida, podem apresentar até certa rigidez como os sólidos comuns, mas seus átomos não se encontram em organização espacial (a nível microscópico). Exemplos de substâncias amorfas: parafina, sabões, vidro, vários polímeros (poliestireno por exemplo).

Significa que a sua urina está com alta concentração de uratos, a ponto de formar pequenos cristais. A fusão desses cristais é o que forma alguns tipos de cálculos renais. Nesse caso, você deve ficar atento se já não tem cálculos urinários, beber mais água ao longo do dia e evitar ingestão elevada de sal.

Para um paciente saudável, além do pH da urina estar entre 5,5 e 7,5, em média, a densidade precisa constar entre 1,005 e 1,030 e ter a ausência de glicose, cetonas, proteínas, sangue, bilirrubina, urobilinogênio e nitrito.

O citrato de potássio monohidratado Litocit age aumentando o pH da urina, o que é ideal para evitar a formação de cálculos renais, sejam eles originados do ácido úrico ou do cálcio.

Que tipo de alimento deve ser evitado por pacientes com pedras nos rins?

  • Macarrão instantâneo;
  • Sucos prontos;
  • Embutidos;
  • Molhos para salada;
  • Carnes processadas (presunto, bacon, mortadela, apresuntado e linguiça, que são ricos em sal).

"O chá de quebra-pedra auxilia na prevenção da formação de cálculos, já que reduz a aglomeração dos cristais presentes na urina, condição necessária para a formação do cálculo.

“Quando os cristais já evoluíram para um cálculo renal, o indivíduo pode apresentar sintomas como dor na região lombar, dor ao urinar, náuseas, urina turva, aumento da frequência urinária, vômito e presença de sangue na urina”, esclarece.

Os cristais saem do lugar por diversas razões. A VPPB pode ocorrer seguida de uma infecção da orelha interna ou febre. Uma concussão, movimento de “chicote” da cabeça ou uma pancada da cabeça, podem fazer com que os cristais saiam e fiquem circulando livremente dentro dos canais semicirculares.

Amorfo é um adjetivo que deriva da língua grega e que faz referência àquilo que carece de forma fixa ou estável. Trata-se de uma característica que têm especialmente as substâncias em estado gasoso ou em estado líquido.

adjetivo Que não tem forma determinada, definida; disforme, informe. [Mineralogia] Diz-se dos minerais não cristalizados. Sem vivacidade, sem energia, inativo: sujeito amorfo. Cuja composição torna impossível qualquer identificação: organismo amorfo.

Que não tem forma determinada. 2. [ Química ] Que não cristaliza.

Reduzir o consumo de sal (lembrando que produtos industrializados, em conserva e embutidos que são ricos em sódio), manter a ingestão normal de cálcio, consumir menos proteínas de origem animal, evitar bebidas alcoólicas e aumentar o consumo de vegetais, frutas cítricas, cereais integrais, leguminosas e oleaginosas são ...

Se você perceber que há uma alteração na sua urina, indicando que ela está mais alcalina, é importante buscar auxílio com um urologista para averiguar se, de fato, é uma alteração causada por questões alimentares ou, então, se realmente é a presença de algum tipo de alteração importante.

Uma urina saudável costuma ser levemente ácida, com valores que vão entre 5,5 e 7,5. Contudo, se o exame apontar que a urina está com 8 ou mais na escala de pH, quer dizer que o líquido está mais voltado para o alcalino ou básico. Se o valor for 5 ou menor, pode ser um indício de que há uma acidez excessiva.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

A presença de leucócitos altos na urina é chamada de leucocitúria. Geralmente, quando ocorre, pode significar a presença de bactérias, como a que provoca a infecção urinária, principalmente se acompanhado de sintomas como ardência, dificuldade ou dor ao urinar.