O que significa presença de cocos Gram-positivos?

Perguntado por: ibernardes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Os cocos Gram-positivos causam alguns tipos de infecção, incluindo: Infecções enterocócicas. Infecções pneumocócicas. Infecções por Staphylococcus aureus.

Causada pela toxina TSST-1, leva ao desenvolvimento de septicemia são observados sintomas como febre alta, vômitos, diarréia, mialgia, erupções na pele, insuficiência cardíaca e renal, hipovôlemia, CIVD e choque.

A penicilina ou ampicilina ainda são a primeira escolha apesar do aumento das cepas resistentes. Caso exista resistência, usam-se macrolídios, cloranfenicol, vancomicina, sulfametoxazol-trimetroprim ou cefalosporinas.

Os cocos Gram-positivos causam alguns tipos de infecção, incluindo: Infecções enterocócicas. Infecções pneumocócicas. Infecções por Staphylococcus aureus.

Os cocos são responsáveis por uma grande variedade de doenças, algumas delas já abordadas em outros textos deste site, como: a) Neisseria gonorrhoeae: bactéria causadora da gonorreia. b) Neisseria meningitidis: bactéria causadora de meningite. c) Streptococcus pneumoniae: bactéria causadora de pneumonia.

O tratamento mais comum para a sépsis provocada por bactérias, sejam elas Gram positivas ou negativas é o uso de antibióticos.

As bactérias Gram-positivas retém o cristal violeta devido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano (polímero constituído por açúcares e aminoácidos que originam uma espécie de malha na região exterior à membrana celular das bactérias) em suas paredes celulares, apresentando-se na cor roxa.

A maioria das ITU é ocasionada pela colonização de bacilos Gram-negativos pertencentes à família Enterobacteriaceae, principalmente por Escherichia coli, que pertence à microbiota do intestino grosso e prepúcio.

Os bacilos Gram positivos, nos últimos anos, têm sido relatados com crescente freqüência como patógenos nosocomiais. O seu reconhecimento como agentes etiológicos de infecções sérias, tais como, sepsis bacteriana, endocardite e infecções em cateteres têm aumentado principalmente em pacientes imunocomprometidos.

Staphylococcus aureus e outros estafilococos, são cocos, Gram positivos. Muitos pertencem à microbiota normal do trato respiratório superior ou da pele.

Bactérias Gram-positivas são aquelas cujas paredes celulares não perdem a cor azul-arroxeada quando submetidas a um processo de descoloração depois de terem sido coloridas pela violeta de genciana. As que assumem um tom róseo-avermelhado quando submetidas ao mesmo processo são ditas Gram-negativas.

A prevenção, por meio da vacina contra a doença pnemocócica, é a melhor maneira de se proteger contra o pneumococo.

O metronidazol é um bactericida potente, com excelente atividade contra bactérias anaeróbicas estritas (cocos gram-positivos, bacilos gram-negativos, bacilos gram-positivos) e certos protozoários como amebíase, tricomoníase e giardíase.

Muitas infecções bacterianas são contagiosas, ou seja, podem ser transmitidas de pessoa para pessoa. Elas podem ser transmitidas por contato próximo com uma pessoa infectada, pelo toque ou beijo, ou pelo contato com fluidos corporais, como gotículas de saliva, espirros ou em relações sexuais.

A maioria das pessoas terá entre uma evacuação de três vezes ao dia a três vezes por semana”, acrescentou May. “Em qualquer lugar nesse intervalo, consideramos normal.” Quando se trata de movimentos intestinais como medida de saúde, a frequência não é o único fator importante.

Significado de coco
[Botânica] Fruto do coqueiro grande e oval, com casca dura e impermeável; se verde, possui em seu interior um líquido (água de coco); se já maduro, este mesmo líquido torna-se uma espécie de polpa branca. [Botânica] Aspecto comum das plantas do gênero Cocos, família das Palmas.

Em síntese, as bactérias gram-positivas retém o corante púrpura e o iodo, eles penetram na parede celular (que, possui uma camada espessa de peptídeoglicano) e o álcool não consegue remover o corante da mesma. Por esse motivo, não sofrem modificação ao serem contracoradas com a fucsina ou safranina.

As bactérias Gram-negativas são contituídas por uma endotoxina, o LPS, que lhes confere a propriedade de patogenicidade, enquanto nas bactérias Gram-positivas a exotoxina, composta pelo ácido lipoteicoico, tem como característica principal a aderência.