O que significa presença de blastoconídios?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A presença de blastoconídios pseudo-hifas e hifas verdadeiras é fator de gravidade, pois indica adaptação do fungo as condições locais, falha de imunidade e ocorrência de doença.

Blastosporos possuem características hidrofílicas e, desta forma, em ambiente aquoso são capazes de dispersarem e interagir com o tegumento das larvas de mosquitos (Miranpuri e Khachatourians, 1990). A utilização de produtos derivados de plantas também é uma alternativa para reduzir o uso de inseticidas.

O médico pode estabelecer o diagnóstico através do exame microscópico de uma amostra de escarro ou de tecido infectado (p. ex., pele). Quando são observados fungos, pode ser realizada uma cultura da amostra e o exame laboratorial para confirmar o diagnóstico.

Sintomas de blastomicose
Eles incluem febre, calafrios e sudorese profusa. Também pode ocorrer dor no peito, dificuldade em respirar e uma tosse persistente que pode ou não provocar expectoração. A infecção pulmonar pode progredir lentamente, embora em certas ocasiões as pessoas melhorem sem tratamento.

Blastomicose é uma doença pulmonar causada pela inalação de esporos do fungo Blastomyces dermatitidis. Ocasionalmente, o fungo tem disseminação hematogênica, provocando doença extrapulmonar.

Os principais tratamentos da candidíase intestinal são realizados com medicamentos antifúngicos orais. Mas o Dr. Ricardo Fontes adverte: “Os tratamentos dependem muito da gravidade da doença, sendo o pilar do tratamento o uso de medicamentos antifúngicos, como o Fluconazol e Nistatina”, informa.

Dentre os fungos patogênicos humanos, quatro são os gêneros mais comuns: Candida , Aspergillus , Cryptococcus e Pneumocystis . Os fungos estão por toda parte, no solo, no ar, e não há como evitá-los.

Como a candidíase é transmitida? Conforme o Ministério da Saúde, apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível, a candidíase pode ser transmitida através de relações sexuais. E ainda de mãe para filho, em caso de parto normal.

Cândida é uma levedura com alternância reversível entre a forma unicelular (blastósporo) e a forma filamentosa (hifas e pseudo-hifas). Estas leveduras pertencem à flora normal dos seres humanos. Portanto, podem colonizar as mucosas dos tratos genitais, urinários, respiratórios e gastrointestinais.

Em embriologia, o blastóporo é uma abertura que serve de comunicação na fase embrionária, pondo em contato a cavidade digestiva (ou arquêntero) com o meio externo. Ele surge na fase embrionária gástrula, quando começa a diferenciação celular.

Hemoculturas são usadas para detectar a presença de bactérias ou fungos no sangue, para identificar os micro-organismos presentes e orientar o tratamento. Em geral, são pedidas duas ou mais hemoculturas e colhidas como amostras consecutivas.

A maioria das infecções por fungos ocorre porque a pessoa é exposta a fungos ou esporos sobre superfícies, no ar, no solo ou em dejetos de pássaros.

A maneira pela qual tais infecções irão se desenvolver e se manifestar irá depender do tipo de microorganismo. Os sintomas mais comuns são pequenas manchas brancas ou avermelhadas sobre a pele, rachaduras, queda de cabelo ou pelo, coceira e descamação.

Os fungos são heterotróficos e, portanto, incapazes de produzir o próprio alimento. O glicogênio é o principal carboidrato de reserva. A alimentação desses organismos ocorre, então, através da liberação de enzimas sobre o alimento. Essas enzimas “digerem” o alimento e os nutrientes podem ser absorvidos pelas hifas.

Resumo de Blastomicose: definições, agente etiológico, quadro clínico e mais

  1. Blastomicose norte-americana.
  2. Blastomicose sul-americana.
  3. Blastomicose europeia.
  4. Blastomicose queloidiana.
  5. Cromoblastomicose.

Interpretação: Teste útil no diagn6stico da blastomicose, infecção causada pelo Paracoccidioides brasiliensis. Os títulos de fixação do complemento de 1/8 e 1/16 são sugestivos da doença, mas títulos iguais ou maiores que 1/32 confirmam o diagnóstico.