O que significa presença de bacilos Gram positivo?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

Resumo. Os bacilos Gram positivos, nos últimos anos, têm sido relatados com crescente freqüência como patógenos nosocomiais. O seu reconhecimento como agentes etiológicos de infecções sérias, tais como, sepsis bacteriana, endocardite e infecções em cateteres têm aumentado principalmente em pacientes imunocomprometidos.

Bacilos Gram-negativos são responsáveis por numerosas doenças. Alguns são microrganismos comensais encontrados na flora intestinal normal. Esses microrganismos comensais e outros, provenientes de reservatórios animais ou ambientais, podem causar doenças.

Além disso, as bactérias Gram-negativas geralmente são mais ameaçadoras do que as Gram-positivas por terem uma maior virulência e serem ou se tornarem mais facilmente resistentes aos antibióticos.

Estão apresentadas as principais características das principais espécies de bacilos Gram-positivos de importância médica: 1) Esporulados: Clostridium e Bacillus; e 2) não esporulados: Corynebacterium e Propionibacterium.

Estafilococos são microrganismos Gram-positivos aeróbios. Staphylococcus aureus é o mais patogênico; em geral, causa infecções de pele e algumas vezes pneumonia, endocardite e osteomielite. Na maioria das vezes, provoca a formação de abscesso.

Em geral, são cocos gram positivos, mas podem também ser negativos (vivem agrupados em cocos). Podem ser adquiridos através de contato, gotícula, aerossol, sexo.

A penicilina ainda é o antibiótico preferível para tratar pneumococos sensíveis; as cefalosporinas também são eficazes contra estes microrganismos, mas devem ser utilizadas com cautela nos pacientes alérgicos à penicilina.

As bactérias Gram-negativas são contituídas por uma endotoxina, o LPS, que lhes confere a propriedade de patogenicidade, enquanto nas bactérias Gram-positivas a exotoxina, composta pelo ácido lipoteicoico, tem como característica principal a aderência.

Os bacilos Gram negativos não fermentadores (BGNNF) são microrganismos frequentemente envolvidos em casos de infecções adquiridas nas Unidades de Tratamento Intensivos (UTIs), principalmente nas infecções do trato respiratório, devido à sua ampla distribuição ambiental e sua capacidade de se manter viável nestes ...

O contágio ocorre pelo ar, através da tosse, espirro e fala da pessoa que está doente que lança os bacilos no ambiente. Quem convive próximo ao doente, aspira esses bacilos e pode também adoecer.

A infecção urinária é caracterizada pelo crescimento bacteriano de pelo menos 105 unidades formadoras de colônias por ml de urina (100.000 ufc/ml) colhida em jato médio e de maneira asséptica.

De acrodo com sua forma as bactérias são divididas em dois grandes grupos. Os cocos recebem este nome por serem bactérias arredondadas e granulosas; já as bactérias morfologicamente semelhantes a bastonetes recebem a denominação de bacilos.

Em geral, os antibióticos devem ser tomados por 7 a 14 dias — mas isso é definido de acordo com orientação médica. Vale ressaltar que, mesmo sentindo melhora no quadro, não se deve interromper o tratamento.

Quando adquirida na comunidade, a ITU é geralmente causada pela bactéria Escherichia coli (70% a 85% dos casos), seguido por outros tipos como o Staphylococcus saprophyticus, espécies de Proteus e de Klebsiella e o Enterococcus faecalis.

As bactérias podem causar doença ao produzirem substâncias nocivas (toxinas), ao invadirem tecidos ou ambos. Algumas bactérias podem desencadear inflamações que podem afetar o coração, os pulmões, o sistema nervoso, os rins e o trato gastrointestinal. Algumas bactérias (como Helicobacter pylori.

Os produtos farmacêuticos, cosméticos e alimentícios destinados ao consumo humano têm o potencial para serem contaminados com microrganismos, que podem ser as bactérias, leveduras ou bolores.

Identificação de Cocos Gram-positivos: Streptococcus spp. São microrganismos também de morfologia esférica, gram-positivos, que se agrupam em pares ou cadeias curtas. São bactérias que, no geral, não são patogênicas aos seres humanos, porém algumas espécies podem sim causar patologias graves.

Carbapenêmicos, trimetoprima-sulfametoxazol, ciprofloxacina e levofloxacina são todas as opções de tratamento de escolha para pacientes com pielonefrite e ITUc causadas por E-ESBL, com base na experiência clínica e na capacidade desses agentes de atingir altas concentrações na urina.

Os estafilococos são comuns, mas quando afetam pessoas com baixa imunidade podem ser letais. Febre, mal-estar, dores no corpo, cansaço excessivo e vômitos são sinais de alerta.