O que significa pregar a palavra?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

verbo transitivo direto e intransitivo Abordar, comentar um assunto por sermão; pronunciar um sermão: o pastor pregou a palavra aos fiéis; ele sabia pregar.

Pregação envolve coisas como exortação, exposição, admoestação, encorajamento e conforto, enquanto o ensino é a transferência de informação e instrução em várias áreas de conteúdo. Contudo, na prática há muita sobreposição entre os dois.

Para que então, você saiba como pregar na primeira vez. Nós devemos fazer nossa parte, porque Deus sempre fará a sua. Então, procure ler a bíblia, orar e jejuar que Deus te capacitará. Portanto, assim como Deus capacitou e encheu de poder seus servos do passado, também te capacitará a pregar a sua palavra.

O evangelho foi pregado por anjos, pela própria voz de Deus, pelo dom do Espírito Santo e pelo próprio Adão.

Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança. Por meio de Seu poder, seremos santificados se nos arrependermos, recebermos as ordenanças salvadoras e guardarmos nossos convênios.

Atualmente temos quatro tipos de pregações que são os mais utilizados pelos pregadores, cada um deles possui suas qualidades e recomendações, são elas:

  • A Homilia.
  • A Lição Bíblica.
  • O Sermão Textual.
  • O Sermão Tópico.

Os evangelistas são aqueles que dizem aos pecadores: “Venham para Cristo”. Os pastores, são os que dizem: “Sejam transformados pelo poder Deus e se integrem ao Corpo de Cristo, que é a Igreja”. Portanto, os ministérios se complementam. Sem pastores, não faz sentido haver evangelistas.

Depois de pregar, você precisa se preparar para os ataques do Inimigo e da carne. Assim como os soldados se preparam para a ofensiva do inimigo, você precisa se preparar para ser atacado. Antes, durante e depois dos ataques, corra para as boas novas do Evangelho.

Coríntios 13:4,7
“O amor é sofredor, é benigno; não é invejoso; não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

Neste sermão, Jesus afirma que veio para proclamar libertação aos cativos e aos oprimidos, bem como restaurar os cegos. Assim também deve ser com todos aqueles que recebem a unção divina, para apregoar o ano aceitável do Senhor, para consolar aos que choram, anunciar que Deus dará uma coroa no lugar do sofrimento.

Servi ao SENHOR com alegria; e entrai diante dele com canto. Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome.

Alguns modelos de introduções é:

  1. Falar sobre o contexto do versículo que vai ser pregador.
  2. Contar alguma história que faz sentido para o restante da mensagem.
  3. Explicar com maior clareza algum tema como: Milagres, parábola e assim por diante (claro, tem que ser algo que sua mensagem vai mencionar).

Billy Graham

Evangelho para todos
Billy Graham liderou avivamentos em tendas, conhecidos como cruzadas, em todos os Estados Unidos e na Europa. O primeiro Billy Graham Crusade, realizado em Michigan no ano de 1947, teve a participação de 6.000 pessoas.

Eis algumas maneiras de fazer isso: Mostrar a alegria que sentimos ao viver o evangelho de Jesus Cristo. Ser cordiais com todas as pessoas. Convidar amigos para reuniões, atividades e projetos de serviço da Igreja.

O Evangelho tem de ser pregado, primeiro para nós mesmos, pois somos os primeiros que precisam recebê-lo, e o que recebemos precisamos dar. Os discípulos receberam muito do Senhor, e o “muito” que receberam, levaram para os outros, porque o discípulo não retém para si, ele leva para o outro aquilo que ele recebeu.