O que significa PP na embalagem?

Perguntado por: afarias . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

O plástico PP, também chamado polipropileno, é atóxico, transparente e termoplástico, o que permite que ele seja moldado quando está em altas temperaturas.

PP ou Polipropileno
O Polipropileno é um polímero ou plástico derivado do propeno ou propileno. Algumas de suas características incluem ser inquebrável, transparente, brilhante e rígido. É bastante utilizado em filmes para embalagens e alimentos, embalagens industriais, potes e seringas descartáveis. É reciclável.

PET: Transparente, impermeável e leve, é usado junto com o filme BOPP metalizado para embalar salgadinhos, por exemplo. Também indicado para sacos e bobinas, o polipropileno (PP) tem ótimo aspecto visual, pelo poder de exposição da mercadoria com alto nível de brilho.

O Que é o Polipropileno? O PP é um polímero resistente, flexível e versátil que é usado para fabricar uma variedade de produtos moldados — desde embalagens para manteiga e sorvete, móveis de plástico, baldes, para-choques de automóveis até fibras e tecidos.

PP (Polipropileno); PS (Poliestireno); Outros plásticos. O símbolo da reciclagem número 7 é destinado aos tipos de plástico composto por policarbonato, ABS, poliamida e acrílicos.

Os três tipos de PP mais populares são:

  • PP Copolímero. Possui excelente resistência mecânica a baixas temperaturas e é mais flexível e resistente do que o PP Homopolímero, porém com resistência química inferior. ...
  • PP Homopolímero. Resistente a altas temperaturas. ...
  • PP Random. Copolímero Aleatório. ...
  • PP com talco. ...
  • PP com fibra.

5 – PP Polipropileno: Ele é utilizado para a fabricação de recipientes de alimentos como ketchup, iogurte e margarina, de produtos químicos e remédios, entre diversos outros. 6 – PS Poliestireno: Usado em copos e pratos descartáveis, pote para iogurte, bandejas e embalagem para ovos.

Para o processo de produção, a indústria busca materiais mais resistentes a forças externas. Por isso, os polímeros policarbonato, ABS e PBT são os plásticos mais resistentes ao impacto. Logo, esses plásticos possuem alta demanda industrial.

Este grupo inclui policarbonato (PC) e o polilactídeo (PLA), que são usados na fabricação de recipientes para alimentos, mamadeiras, copos infantis e garrafas de água reutilizáveis. Plásticos PC contêm bisfenol-A, o que também o torna perigoso. Além disso, a reciclagem para esses plásticos ainda não está disponível.

Qualquer produto feito de plástico duro e transparente provavelmente é feito do policarbonato, a menos que o fabricante declare especificamente que o produto é livre de BPA.

Cada vez mais as indústrias têm buscado plásticos mais resistentes a impactos. Por esse motivo, as propriedades mecânicas dos polímeros se destacam no mercado. Além de sua grande resistência à forças externas, são tolerantes à deformação e compressão.

A numeração é referente à origem do material, a classificação 7 é dada às embalagens de Policarbonato, feitas a partir da substância Bisfenol A (BPA). Recipientes com este símbolo (7) são tóxicos, pesquisas comprovam que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes.

O PET tem um bom comportamento a baixas temperaturas, podendo, diferentemente do PP, ser utilizado para a embalagem de alimentos congelados, até mesmo de gelo.

O polipropileno demonstra maior resistência se comparado ao poliestireno. Essa diferença é de fácil percepção quando seguramos copos plásticos: enquanto o PP tem maior resistência ao ser amassado, o PS se rompe mais facilmente.

Os componentes do PP podem ser resinas, aditivos, cargas minerais e elastômeros, que serão utilizados pelos transformadores de peças. Os tipos de PP variam de acordo com os aditivos, pigmentações, de acordo com a necessidade das aplicações.

Benefícios do Polipropileno
Ao aliar a resistência química do produto, com resistência da aplicação do processo de solda, e sem o ônus do tempo de cura da junção das chapas, o produto está pronto para uso.

O polipropileno apresenta muitas vantagens em relação às outras matérias-primas. O que mais se destaca é que sua baixa densidade acaba fazendo com que as embalagens fabricadas com esse material fiquem mais leves, o que garante redução de custos em transportes. O termoplástico também possui uma ótima processabilidade.

O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (orient. de João Malaca Casteleiro) indica que a abreviatura p. p. é utilizada para referir «próximo passado» e «por procuração» (igual sentido encontrámos neste guia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), enquanto pp.

Como funciona a reciclagem do polipropileno?

  1. Separe as peças de polipropileno em uma caixa ou sacola.
  2. Certifique-se de que não haja líquidos que possam contaminar o polipropileno.
  3. Localize um ponto de coleta seletiva e pergunte se eles recebem plásticos.
  4. Leve o polipropileno até o ponto de coleta seletiva.