O que significa potência e RPM de um motor?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

O que é RPM e como ele afeta o desempenho do veículo? RPM significa rotações por minuto e é um indicador de medição da frequência com que o motor gira. Quanto mais alta a RPM, mais rápido o motor gira e energia é produzida.

Ela é medida em rotações por minuto (rpm), que é o número de voltas que o propulsor dá no período de um minuto. Quando o tacômetro marca 3000 rpm, significa que o motor gira três mil vezes por minuto.

Uma unidade de medida muito comum para a frequência é a rotação por minuto (r.p.m). Um objeto que executa um movimento circular a 60 r.p.m, por exemplo, completa 60 rotações por minuto.

Quanto mais pesado o veículo, mais importante costuma ser o torque -- é um item essencial para automóveis de grande porte, como caminhões.

Uma vez no dinamômetro, observa-se a força exercida e em que rotação do motor (rotações por minuto) isso ocorre. Digamos que o motor esteja funcionando a 5.000 rotações por minuto (rpm) e esteja "puxando'" 10 kg. A potência será de 5 x 10 = 50 cavalos-vapor (cv).

Quanto mais alta a RPM, mais rápido o motor gira e energia é produzida. Isso afeta o desempenho do veículo, uma vez que o equipamento é responsável por fornecer energia para a transmissão, que se conecta com as rodas, colocando-as em movimento.

Como funciona o RPM? Também chamado de “contagiro”, o RPM indica o número de giros do virabrequim — uma pequena peça dentro do motor que transmite força para os demais componentes do veículo. O movimento do virabrequim é originado a partir do sobe e desce constante do pistão.

Convertendo essa velocidade média para uma rotação ideal para economizar combustível, seria de 2.000 RPM a 3.000 RPM quando em velocidade constante de 80 km/h e de 2.500 RPM a 3.500 RPM, em velocidade constante de 100 km/h.

Podemos associar o número de rotações que ocorrem a cada minuto (RPM) com o número de rotações a cada segundo (Hz). 60 rotações a cada minuto são iguais a 60 rotações a cada 60 segundos. Para determinar quantos Hz equivalem um valor em RPM, dividimos por 60.

6000 e 7000 RPM

A capacidade máxima de giro do motor varia bastante de um veículo para outro, pois depende de fatores como a disposição dos cilindros, o material usado e o peso. Porém, considerando as particularidades, os cilindros giram, no máximo, entre 6000 e 7000 RPM.

Nos motores mais modernos, é comum ver carros a 100 km/h com o ponteiro abaixo das 2.000 rpm.

Basta dividir a velocidade desejada pela v/1000 multiplicando por 1.000. Para 120 km/h e v/1000 de 38,5 km/h, por exemplo, 120 ÷ 38,5 x 1.000 = 3.116 rpm.

Primeiro precisamos saber que a velocidade dos motores é gerada em RPM (rotações por minuto). Como o nome já diz, a RPM é o número de voltas completas que um eixo, ou uma polia, ou uma engrenagem dá em um minuto. A velocidade fornecida por um conjunto transmissor depende da relação entre os diâmetros das polias.

De um modo geral, o seu uso está relacionado com as rotações por minuto: a quantidade de voltas que um corpo giratório completa em volta do seu eixo a cada sessenta segundos.

Essa medida foi adotada no mundo automotivo com uma conta um pouco diferente da criada por Watt. Nesse cenário, o torque multiplicado pelo giro do motor e dividido por 5252. Assim, um cavalo de potência equivale a 735,5 Watts.

Quando se fala em cilindrada de um veículo significa o volume de deslocamento do motor, ou seja, a capacidade em volume da câmara de um pistão, local da onde vem a força do seu carro. A quantidade de cilindradas de um veículo depende do seu modelo: quanto mais cilindradas, mais potente.

De uma maneira simplificada, potência é torque multiplicado pela rotação.

Motor 7,5 cv 1750 rpm.