O que significa positivo para Schiller?
Teste de Schiller positivo/Iodo negativo significa que existe alguma alteração ou lesão no colo do útero ou na vagina. Já o teste de Schiller negativo/Iodo positivo significa que não há alteração no colo do útero ou na vagina.
O que é uma colposcopia satisfatória é positiva?
Significa que seu exame está normal, sem nenhuma alteração. Não esqueça de levar o resultado ao seu médico(a).
Quando o resultado do Papanicolau é preocupante?
O risco de um resultado HSIL ser um câncer é de 7%. Portanto, toda a paciente com resultado HSIL no Papanicolau precisa ser investigada com colposcopia e biópsia.
O que fazer quando o teste de Schiller positivo?
Áreas pobres em glicogênio adquirem uma tonalidade de amarelo suave, caracterizando um teste de Schiller positivo. Esta alteração não significa, necessariamente, a presença de lesão suspeita de neoplasia, devendo ser correlacionada com a clínica e com outros exames como o citopatológico e a colposcopia.
Quem faz o teste de Schiller?
O teste de Schiller é indicado pelo ginecologista para as mulheres sexualmente ativas como exame de rotina, nas que apresentem algum sintoma como dor, corrimento ou sangramento após as relações sexuais ou que tiveram resultados alterados no exame de papanicolau, também conhecido como exame preventivo.
Qual é o exame que detecta o HPV?
Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico de HPV é clínico, podendo ser analisado visualmente pelo médico responsável. Na mulher, são também realizados exames laboratoriais como Papanicolau, colposcopia e, se necessário, biópsia. No homem, são realizados exames urológicos.
Como ler o resultado de uma colposcopia?
A colposcopia é considerada normal se não houver nenhuma lesão ou alteração no colo do útero, na vagina ou na vulva. Nestes casos, e de acordo com o resultado prévio da citologia, pode não haver indicação para realizar mais nenhum tipo de exame (colposcopia sem biópsia).
Como é feito o teste de Schiller?
O teste de Schiller, que pode ser realizado no momento da coleta de Papanicolau, é feito utilizando uma haste revestida de algodão embebida em iodo (ou ácido acético) espalhando a solução no colo uterino.
Quando a colposcopia indica câncer?
Presença de lesão de alto grau (HSIL) – podendo ou não ser excluida a microinvasão da HSIL no colo do útero, a mulher deve ser encaminhada para colposcopia. Presença de carcinova escamoso invasor ou adenocarcinoma in situ (AIS) ou invasor – deve ser encaminhada para colposcopia.
Quando a colposcopia indica HPV?
No caso do rastreamento do câncer do colo do útero com um exame molecular (um teste de HPV), na presença de tipos oncogênicos (na captura híbrida) ou 16-18 (na genotipagem), a colposcopia estará bem indicada.
Quais resultados podem dar na colposcopia?
Doenças que a colposcopia detecta
Dentre elas estão a inflamação do colo do útero, dor pélvica, pólipos benignos, sangramentos e verrugas genitais no colo do útero (geralmente causadas pelo vírus do HPV).
Como é o resultado de câncer no Papanicolau?
O que pode ser identificado no resultado de Papanicolau
Após as descrições, se não encontrar lesões pré-malignas ou malignas, o resultado virá como negativo para células neoplásicas, ausência de atipias ou negativo para malignidade, o que anteriormente era definido como classe I (normal) ou classe II (inflamatório).
O que significa útero escamoso?
A metaplasia escamosa imatura como resultado do exame citopatológico de colo uterino significa uma reparação, ou seja, decorre de lesões da mucosa do colo com exposição do estroma e pode ser originado por quaisquer agentes que determinem um processo inflamatório – como candidíase, vaginose bacteriana, etc.
Quando o resultado do Papanicolau da inflamação?
O resultado de um exame citopatológico do colo de útero indicando atrofia com inflamação é um achado normal no período climatérico. Quando não houver presença de atipias, não altera a rotina de rastreamento.
O que pode ser uma lesão no colo do útero?
De forma resumida, ocorre quando o epitélio, camada que reveste o colo do útero — e que deveria estar no canal cervical — se projeta para fora. Ou seja, há uma exteriorização da camada interna do útero. Em outras palavras, a ferida do colo do útero nada mais é do que a parte de dentro do colo, virada para fora.
O que é JEC 2 na colposcopia?
A JEC é a junção dos epitélios do canal do colo do útero e da vagina. Dentro do canal encontra-se o epitélio cilíndrico ou glandular (que produz muco) e na vagina o epitélio escamoso (revestimento da vagina). Neste local ocorre a maioria dos cânceres de colo e das lesões pré-cancerígenas.
Para que serve o iodo no exame de colposcopia?
Durante o exame, utiliza-se dois reagentes: o ácido acético 3 ou 5%, e o iodo (Teste de Schiller) para visualizar as lesões que possam existir na região, sejam elas benignas ou malignas, principalmente as alterações decorrentes da infecção por HPV.
O que é colposcopia anormal?
Os achados colposcopicos anormais, menores ou maiores, com a presença de um mosaico regular ou irregular significa que você pode ter uma lesão no colo uterino pelo HPV. Foi realizado a biópsia do colo uterino? Não é um câncer de colo uterino mas pode ser uma lesão precursora de câncer.