O que significa portas fechadas na Bíblia?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

O próprio Jesus Cristo diz que Ele é a porta que dá acesso ao Pai. Em nossa vida existem portas que precisam ser fechadas e outras que estão esperando para serem abertas. Algumas, no entanto, conduzem à morte e à perdição, e outras, nos conduzem para a vida eterna. Algumas portas precisam ser reconstruídas.

Razões Pelas Quais as Portas Se Fecham
A metáfora das portas representa bem muitas situações de nossas vidas. Ao mesmo tempo em que nós fechamos as portas daquilo que não desejamos mais continuar, outras pessoas e situações também podem fechar suas portas para nós.

Portanto, eu vos digo: pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta.

Segundo a técnica chinesa de harmonização dos espaços – o Feng Shui –, as portas têm um grande valor simbólico. Representam o início de um espaço; acolhem quem está fora. Definem acessos e comunicações. As portas são importantes, pois são a entrada da energia para um ambiente.

Em frente ao Monte Sião fica uma das portas da parte sul da muralha de Jerusalém: a Porta de Sião. É uma entrada muito reverenciada pelos muçulmanos, que a chamam de Porta de David, pois acreditam que o túmulo do profeta fica bem perto desse lugar. A Porta de Sião permite o acesso aos bairros judeus e armênio.

Essa frase fala-nos que Deus está no comando e tem poder para realizar qualquer coisa. Ela está embasada na passagem de Apocalipse 3:7-8, onde Jesus se apresenta como aquele que tem controle total no Reino de Deus.

A porta que Deus abre ninguém fecha e a porta que Deus fecha ninguém abre. Mesmo não estando na Bíblia, esta frase - inspirada em Apocalipse 3:7-8 - revela o quanto o nosso Deus é poderoso. Sua vontade é soberana, Ele nos ama!

O termo “portas abertas” significa desligar-se de uma empresa ou mesmo trabalho temporário deixando uma imagem de profissionalismo e bom senso. Existem duas situações distintas para um desligamento que não deprecia ninguém.

Uma porta não é uma porta. Quando ela está entreaberta. Porque portas servem para ficarem fechadas.

Normalmente, o portão de entrada da garagem abrirá sozinho sem que o usuário precise devido ao mau funcionamento do sistema de motorização. Talvez por causa de uma instalação inadequada ou equipamento técnico de baixa qualidade.

A Bíblia ensina que Deus tem posto diante dos seus santos portas abertas e eficazes, cheias de bênçãos e oportunidades a qual ninguém pode fechar: “Eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar…” (Apocalipse 3.8).

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” João 10, 9-11.

6 Mas, quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.

Uma porta é geralmente entendida como uma abertura em um elemento de vedação arquitetônica, como uma parede, permitindo a passagem de pessoas de um ambiente para outro.

Mas, geralmente a lógica é sempre a mesma. Quando a folha do móvel correr para o lado esquerdo, a porta será esquerda. A porta com dobradiça no lado direito é uma porta direita e com dobradiça do lado esquerdo é uma porta esquerda.