O que significa porfia na Bíblia Sagrada?

Perguntado por: nsubtil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

1. Disputa ou contenda pertinaz de palavras. 2. Perseverança; afinco; constância; pertinácia.

A palavra usada para peleja é “eritheiai” que significa discórdia. No grego trata-se de uma das formas pela qual se manifesta o egoísmo. Resumindo todas estas informações; no texto em pauta, porfia fala da atitude de luta, briga; e peleja da ambição egoísta, cobiça pelo poder, divergência de pensamentos.

1. Combate, batalha, briga. 2. Contenda, rixa.

A OBRA DA REDENCAO SE RESUME NA CRUCIFICACAO DE JESUS CRISTO,O SANGUE DERRAMADO NA CRUZ DO CALVARIO.

As palavras “Vinde a Cristo” formam um convite. É o convite mais importante que podemos fazer a alguém, e é o convite mais importante que alguém poderia aceitar.

Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão (Lc 13:24). O Senhor nos ensina pela sua palavra a lutar, ou digamos, nos esforçar para entrar na porta estreita. E muitas vezes esse “esforço” requer de nós uma posição firme diante do meio que vivemos neste mundo.

1 Atitude de quem se comporta com arrogância e tem alto conceito sobre si mesmo; arrogância, vaidade. 2 Atitude de alguém que conta bravatas; fanfarrice, vanglória.

substantivo feminino Raiva, sentimento intenso e permanente de ódio, mágoa e rancor que, normalmente contra uma ou algumas pessoas, é gerado por uma ofensa, dando origem a uma situação agressiva.

Muitas são as obras da carne, como prostituição, impureza, idolatria, feitiçaria, ciúmes, discórdias, inimizades. Todas essas obras são letais, porque destroem famílias, amizades, relacionamentos e a intimidade com o Senhor.

O que é Concupiscência:
De acordo com algumas doutrinas religiosas, como o cristianismo, por exemplo, a concupiscência é sinônimo de libertinagem ou lascividade carnal. Esta ação, consequentemente, é tida como um pecado.

A impureza é maldade, ela nos torna maus. Olhamos as coisas pela ótica da impureza e do mal e, a partir disso, as nossas palavras se tornam maldosas e maliciosas; aquilo que nós fazemos para os outros se torna mal.

Assim vos diz o Senhor: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, porque a peleja não é vossa, mas de Deus. 16. Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis na extremidade do vale, defronte do deserto de Jeruel.

2Crônicas 20:17-18 ARC. Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do SENHOR para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco.

17 Nesta peleja não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a asalvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco.

Em teologia redenção é o resgate da humanidade por Jesus Cristo. No conceito Cristão os privilégios da redenção incluem o perdão dos pecados (Efésios 1:7), a justiça (Romanos 5:17) e a vida eterna (Apocalipse 5: 9,10).

Desde o princípio, Deus preparou um plano para nos salvar, nos ajudar a encontrar felicidade e nos tornar mais semelhante à Ele. Esse plano é chamado de 'plano de salvação' ou 'plano de felicidade'.

Sacramentos: fazem-nos participar dos frutos da Redenção. Entre eles destacam-se o Baptismo (sem ele não há união com o nosso Salvador, nem vida sobrenatural, e é necessário para a salvação) e a Eucaristia (faz os fiéis que o recebem uma coisa com Ele, e comunica-lhes a vida eterna).

Além de seu significado literal, o conceito de jugo também aparece em muitas escrituras como metáfora de escravidão ou servidão; ver Jeremias 28:2; Alma 44:2.) O que significa tomar sobre nós o jugo de Cristo? (Cumprir humildemente a vontade Dele e permitir que Ele oriente e dirija nossa vida.)

“Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” é o convite que Jesus estende às pessoas cansadas e oprimidas que, num ato de fé, tomam sobre si o Seu jugo; isto é, tornam-se seus discípulos (Mateus 11:29). Aqueles que atendem a esse maravilhoso convite encontram descanso para suas almas.

No livro de Mateus, capítulo 11, versículos 28 a 30, diz assim: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.