O que significa por mares nunca de antes navegados?

Perguntado por: imatos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A exposição “POR MARES NUNCA DANTES NAVEGADOS – O SÉCULO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES” tem por objetivo fazer um panorama dos principais agentes, humanos e sociais, que aceleraram o processo transformador ocorrido na Europa dos séculos XV e XVI, quando, através das novas invenções, descobertas de novas terras, povos e ...

necessidade de abertura de novas rotas comerciais; expandir a fé cristã; conquistar terras e títulos para a nobreza.

Resposta verificada por especialistas. Os mares dante nunca navegados cujo a literatura faz alusão é especificamente o Oceano Atlântico, o qual foi altamente explorado pelas grandes navegações portuguesas e que ascenderam na propagação do catolicismo e na conquista de novos territórios.

No verso "Por mares nunca dantes navegados", é feita uma referência à viagem de Vasco da Gama às Índias, em 1498, e às grandes navegações portuguesas.

Camões

b) existem dois narradores no poema: O eu-épico, Camões fala através dele, e o outro, Vasco da Gama, que é quem dá conta de toda a História de Portugal.

Os portugueses foram os grandes pioneiros das Grandes Navegações, mas foram os espanhóis quem enviaram a primeira expedição para a América nesse contexto.

Portugal

Portugal foi o pioneiro na realização de grandes viagens marítimas. Voltado para o Atlântico e sem possibilidade de expandir-se dentro da Península Ibérica, os portugueses preferiram aventurar-se no Mar Oceano.

Os dois grandes objetivos que caracterizaram as Grandes Navegações foram: Descobrir novas rotas comerciais para a Índia e extremo oriente; Descobrir outras terras e fontes de riquezas no além-mar.

O termo "sete mares" foi amplamente utilizado em diferentes culturas ao longo do tempo. O que reflete o conhecimento espacial do oceano da época, associado à descoberta de novos horizontes. Na literatura grega, os 7 Mares eram os mares Egeu, Adriático, Mediterrâneo, Negro, Vermelho, Cáspio e o Golfo Pérsico.

A expressão “Sete Mares” surgiu na Antiguidade, quando os antigos povos acreditavam que o mundo estava dividido por sete deles: Adriático, Arábico, Cáspio, Mediterrâneo, Negro, Vermelho e a região do Golfo Pérsico.

Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais: descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras.

Questão Pelo trecho reproduzido, pode-se concluir que o Sermão da Sexagésima trata da. problemática da pregação religiosa, considerando as figuras dos pregadores e dos fiéis.

É preciso, em primeiro lugar, lembrar que O Sermão da Sexagésima (Sexagésima porque faltavam sessenta dias para a Páscoa) foi pregado na Capela Real de Lisboa, em 1655, a um auditório constituído por pregadores dominicanos, adversários filosóficos dos pregadores jesuítas.

No Sermão da Sexagésima, Vieira pretendia ensinar aos colegas sacerdotes um meio eficaz de seduzir os fiéis e atraí-los para a seara do Cristo e no sermão Pelo bom sucesso das armas de Portugal contra as de Holanda, Vieira pretende seduzir Deus e atraí-lo para a sua própria “seara”, a dos portugueses.

nome masculino plural
Conjuntos dos feitos heróicos dos lusos, em especial à maneira do poema épico de Luís de Camões.

Os Lusíadas, de Luís de Camões, é o livro mais famoso da literatura portuguesa e fala das conquistas lusitanas até a chegada de Vasco da Gama à Índia. Assim, o narrador da epopeia demonstra seu amor e veneração ao rei de Portugal, D. Sebastião, e ao povo lusitano.

A fé cristã em Os Lusíadas
Na obra de Luís Vaz de Camões os portugueses representam toda a cultura do ocidente, contrariando o inimigo oriental, o mouro (árabe não cristão).

A versão mais conhecida por todos defende que o primeiro europeu a tocar no Brasil, pelo território da Bahia, foi o português Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500.

As Grandes Navegações, também conhecidas como Expansão Marítima, foram o processo de exploração e navegação do Oceano Atlântico que se iniciou no século XV e estendeu-se até o século XVI.

Objetivo das grandes navegações
No início do século XVI, com os portugueses e espanhóis abrindo novas rotas marítimas e descobrindo o Novo Mundo, outros países da Europa se lançam ao mar. Além disso, os objetivos das grandes navegações também se tornam mais variados, conforme os interesses de cada Estado.