O que significa ponto vermelho na testa dos indianos?

Perguntado por: alessa5 . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

O centro da testa, entre as sobrancelhas, é o lugar psíquico mais importante do corpo humano e sua importância é ressaltada na Índia através de uma marca colorida colocada nesse lugar. Esse ponto central é onde o sexto chakra (Ajna) está localizado. Ele é também chamado de terceiro olho ou olho da sabedoria.

Uma das curiosidades ligadas a fé hinduísta é o terceiro olho, muito famoso entre os indianos que o usam no meio de suas testas. Este acessório é conhecido como bindi, que em hindi, o idioma falado no país, pode significar “gota”, “ponto” ou “pequena partícula”, a palavra foi derivada do sânscrito bindu.

Esta marca na testa também é chamada de tilak, ou tilaka (comumente usado no Brasil), palavra que em sânscrito, significa marca. Estas marcas geralmente são feitas antes de uma cerimônia ou rituais religiosos (pujas), e homens, mulheres e até mesmo crianças as usam.

A balançada de cabeça dos indianos é uma coisa inexplicável e tem alguns significados. Pode ser 'entendi', 'estou te ouvindo', 'sim', 'continue', 'talvez' e alguns ainda dizem que pode significar 'não' e 'não sei'.

A "Take the L" é uma provocação a perdedores no jogo, com a letra L na testa indicando a palavra "loser" (perdedor, em inglês).

Especialmente no sul e sudeste da Ásia, o seu uso não está restrito aos adeptos do hinduísmo. Pelo contrário, mulheres em Bangladesh e Paquistão usam o bindi como um elemento de maquiagem para realçar a beleza, além de ser um indicativo de sedução.

Realmente os indianos usam bastante bigodes, principalmente os hindus. Os mulçumanos usam mais a barba em homenagem a Maomé. Dizem que os hindus usam o bigode em homenagem a Arjuna, o companheiro de Krishna no Mahabharata, um dos cinco irmãos Pandavas.

Símbolo de orgulho e identidade dos guerreiros Sikh, o turbante normalmente tem oito metros de comprimento. Ele é usado pelos homens para prender o longo cabelo, pois sua religião proíbe o corte.

O véu é um acessório imprescindível para todas as mulheres da sociedade indiana, a questão do padrão de beleza também é levado em consideração, na Índia as mulheres não gostam do bronzeamento, então para proteger sua pele dos problemas que a exposição ao sol provoca e manter o seu tom de pele natural, elas fazem uso ...

Características do cabelo indiano
A coloração também é 100% natural, sendo que a maioria das mulheres apresentam fios com base castanha e com um comprimento bastante longo – uma das características mais comuns do cabelo indiano. Depois de chegar ao Brasil, porém, os fios indianos ainda precisam ser manufaturados.

As mulheres usam isso para joias costume, mas também para mostrar a sua bravura como uma tribo contra outras tribos rivais. A moda de tornozeleiras pesadas está a diminuir na Índia agora, mas ainda é comum em áreas rurais. A palavra "jhangheer" é uma palavra para a tornozeleira em hindi e punjabi.

Chador – tecido fechado, com espaço aberto apenas para o rosto, que cobre o cabelo e também o pescoço e os ombros. Em geral, pode ser preto ou cinza, mas há de outras cores.

Essa mancha é na verdade um tumor benigno, bem vermelho e com relevo, não é à toa que em inglês é conhecido como strawberry birthmark (mancha de nascença de morango). Pode ser única ou múltipla e costuma aparecer no rosto, couro cabeludo e pescoço.

O ponto entre as sobrancelhas é chamado tilak ou pottu e representa um sentimento de santidade de quem o usa e aos demais a sua volta. É reconhecido como uma marca religiosa. Sua forma e cor variam de acordo com a casta de quem o usa, com o segmento religioso ou com a deidade adorada.

Considerado o símbolo sagrado de Uma ou Parvati, o bindi simboliza a força feminina (shakti) e acredita-se que proteja as mulheres e seus maridos.

Brahma

Brahma é o Deus supremo do hinduísmo, criador do universo. Brahma, na religião hindu, também tem atribuído sobre si a criação dos demais deuses e do conhecimento. No hinduísmo, Brahma é a entidade principal da Trimúrti, trindade composta por Brahma, Vishnu e Shiva.

Mesmo sendo um território historicamente dividido, habitado por várias etnias, a Índia se une pela dança, já que os estilos clássicos têm suas origens ligadas às artes e práticas religiosas do hinduísmo. Quando pensamos em dança indiana, a primeira coisa que vem à cabeça são roupas coloridas e muito movimento.

No século IX, acreditava-se que a veia que passava por este dedo seguia direto para o coração. Por isso a tradição cristã escolheu este ponto do corpo humano para amarrar o compromisso da união amorosa. Hoje em dia, com os avanços da medicina, já se sabe que todas as veias dos dedos seguem em direção ao coração.