O que significa pólvora na macumba?

Perguntado por: inovais . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

A fumaça, diz, "descarrega" as pessoas e o ambiente e simboliza a comunicação de Exu ("entidade mensageira") com os Orixás.

Na doença popularmente conhecida como fogo selvagem, formam-se bolhas na pele e posteriormente lesões. Trata-se de um tipo específico, endêmico da América do Sul —inclusive Brasil, na região Centro-Oeste—, da doença autoimune chamada pênfigo.

Portanto, Fundanga vem a ser a queima de pólvora para descarregar energias negativas e, em alguns casos, substitui o descarrego com o médium, servindo para literalmente para “queimar” as Larvas Astrais.

A pólvora negra, usada como propelente e explosivo, é uma mistura complexa de três ingredientes fundamentais, o salitre, ou nitrato de potássio, o enxofre e o carvão.

"Com pólvora, o cérebro fica mais ativo e há alucinações, como se a pessoa estivesse flutuando, como se tivesse fumado ópio". Em decorrência do aumento de atividade do cérebro, sustenta Wong, há um choque no organismo que pode baixar a pressão a zero e matar. "Essa mistura é literalmente explosiva", ironiza o médico.

A reportagem do Só Dérbi foi na fonte e descobriu que pelo dicionário Houaiss que Fundanga é uma pólvora especial empregada pelos feiticeiros para provocar efeitos mágicos nas diversas cerimônias religiosas afro-brasileiras que já misturam culturas banta e indígena.

A mais antiga, também denominada de pólvora negra, era já conhecida pelos chineses desde o ano de 1000 a. C. Embora não haja certeza absoluta da data, os chineses começaram a usá-la como explosivo em fogo de artifício e foguetes apenas a partir do século X d.

Ter "corpo fechado" significa gozar de algum tipo de proteção mística contra doenças, ferimentos, etc. O termo provavelmente tem origem em religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, mas há pelo menos um século faz parte da cultura como um todo do país.

O fechamento de corpo é baseado em uma oração de proteção que resulta em um corpo protegido. O ritual é feito para afastar o mal — seja ou espiritual, físico ou os dois.

A pólvora é utilizada em processos mágicos dentro da Umbanda para afastamento, banimento e expulsão de energias negativas e de espíritos maléficos e obsessores.

O fogo é o elemento das transmutações, da transformações. Sua força luminosa indica o caminho que deve ser seguido por aquele que conhece os ensinamentos do Universo. O fogo é a chama que, acesa dentro de nós, faz brilhar nossa aura e nossos olhos, revelando a força de nosso espírito.

O tratamento para fogo selvagem (pênfigo) tem como objetivo reverter o processo de auto agressão dos anticorpos na pele, evitando a formação de bolhas. Inicialmente, são ministradas doses elevadas de corticosteróides por via oral, que vão sendo reduzidas aos poucos, à medida que as lesões desaparecem.

Etnol Denominação da pólvora nos ritos religiosos afro-brasileiros em que já se misturam as influências culturais banta e indígena; tuia2.

O banho de descarrego serve para alinhar nossos corpos do excesso de energia negativa, trazendo o equilíbrio necessário e bem estar. Muitas vezes, esta carga pode ser de vibrações de outros planos, além da inveja, mau-olhado e olho-gordo.

Exemplificando: a pólvora negra é nitrato, carvão e enxofre. Um misto de cor vermelha pode ser nitrato, carvão e enxofre. Na cor verde exatamente nitrato, enxofre e carvão. A diferença está no tipo de nitrato: potássio para a pólvora negra.

Contudo, até o século XII (século em que a pólvora começou a ser usada para disparar artefatos sólidos), utilizavam-se principalmente armas brancas, catapultas, fogo e, raramente, algum tipo de explosivo à base de enxofre. O surgimento da pólvora, entre os chineses, na Idade Média, mudou a história das guerras.