O que significa pneu 91V e 91H?

Perguntado por: avasconcelos3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Neste caso (91), significa que o pneu suporta uma carga máxima de 615 kgs. O símbolo de velocidade (GSY) "V” – que indica a velocidade máxima permitida – aparece logo a seguir à classificação de carga "91”. Neste caso, o pneu terá a classificação de V, ou seja, aprovado para velocidades até 240 km/h.

Em nosso exemplo; 94 refere-se a 670Kg/pneu. V: é a referência ao índice de velocidade, através dessa letra você pode ver a velocidade máxima suportada pelo pneu. Esse índice é padrão e também possui uma tabela. Em nosso exemplo o V corresponde a uma velocidade máxima de 240Km/h.

Ele aponta a velocidade máxima que o pneu suporta e é indicado pela letra que vem grudada ao índice de carga. No caso do pneu 205/55R16 GOODYEAR EDGE SPORT 91V, o índice de velocidade é indicado pela letra V.

Então a melhor opção de pneus é o HT. A grande vantagem é sua alta durabilidade. Suas laterais menores gera uma sensação de conforto para o motorista e passageiros. Além disso, por ter os sulcos menores, isso produz menos ruído no asfalto.

Neste caso, o pneu terá a classificação de V, ou seja, aprovado para velocidades até 240 km/h. Outros símbolos comuns de velocidade são o T (até 190 km/h), H (até 210 km/h), W (até 270 km/h) e Y (até 300 km/h).

Cada código se refere a uma velocidade suportada pelo pneu. Quando o último dígito do código de especificações for a letra V, isso quer dizer que os pneus suportam uma velocidade de até 240 km/h com a carga máxima (exemplo: 195/55 R 16 87V).

Esse tipo de pneu, por outro lado, tem como foco o tráfego em vias asfaltadas, como indica a sigla HT, que significa Highway Terrain. Neles, é possível observar laterais menores e sucos com menor profundidade, o que gera sensação de conforto ao motorista no momento da direção, além de emitirem pouquíssimo ruído.

O pneu 195/65R15 91H tem as seguintes características: os três primeiros dígitos 195 correspondem à largura do pneu, calculada em milímetros. O segundo número composto pelos dois dígitos 65 corresponde à razão entre a altura da parede lateral e a largura do pneu.

42 psi

A calibragem recomendada para pneus com as medidas 205/55 R16 é de 42 psi, mas sempre siga as recomendações do fabricante, encontradas no manual do veículo e também naquele adesivo colado na lateral da porta.

A tabela de correspondências determina a carga em kg para cada índice. No caso do nosso exemplo, 97 significa que a carga suportada é de até 730kg/pneu. W: corresponde ao índice de velocidade máxima de um pneu para poder suportar a carga com segurança.

O Assurance foi classificado pelo Inmetro com a letra E para eficiência energética, a pior classificação na escala de E até A. Portanto, ele é um pneu que faz o carro “beber muito”, por assim dizer.

1.227 km/h

Recorde atual é de 1.227 km/h, obtido em 1997
O atual recorde de velocidade terrestre é de 1.227 km/h, obtido em 1997 pelo piloto Andy Green a bordo do veículo Thrust SSC.

Onde posso encontrar o índice de velocidade de um pneu? O índice de velocidade é mostrado na parede lateral do pneu, depois do índice de carga. Neste exemplo, o índice de velocidade do veículo é W, indicando que foi legalmente aprovado para uma velocidade de até 270 km/h.

R significa “Radial” e termina com os dois últimos dígitos 18 que indicam a medida do diâmetro interno, em polegadas. A medida se completa com o índice de carga 98, ou seja, o peso máximo que cada roda pode suportar, e o índice de velocidade H, que é a velocidade máxima para a qual o pneu é aprovado.

A diferença nos números finais se refere a especificação de carga. O 94W (que é o importado pela Pirelli para o Golf) suporta uma carga maior que o 91W (que é o pneu que vem originalmente no Golf), deixando a dúvida se os pneus originais do Golf (91W) não são adequados para as vias brasileiras, ocasionando as bolhas.

Para identificar o seu índice de carga, basta verificá-lo na lateral de um dos pneus (conforme sinalizado na foto acima) e compará-lo com a tabela dos índices de carga. Para obter o melhor desempenho e resposta do pneu no seu dia a dia, é muito importante respeitar o índice de carga determinado pela montadora.

Os pneus da Bridgestone estão entre os mais bem avaliados no mercado brasileiro. Assim, é considerada uma das melhores opções, e equipa desde carros pequenos até os de maior porte. Cada linha de pneu possui características que oferecem benefícios específicos, como um maior desempenho ou economia de combustível.

Durabilidade: Michelin Primacy 3 dura 10% mais que o Pirelli P7. Resistência a impactos: Michelin Primacy 3 é 20%mais resistente a impactos que o Pirelli P7.

Confira a indicação para cada modelo:

  1. 50/50: é recomendado para quem faz uso equilibrado entre asfalto e terra;
  2. 20/80: tem maior capacidade de tração na trilha, mas um nível elevado de ruído;
  3. 70/30: é mais silencioso em vias pavimentadas, mas tem a desvantagem de possuir menos tração na terra.

Deve-se utilizar a tabela padrão de índice de carga para localizar a carga máxima suportada por esse pneu. Neste caso, 87 refere-se à carga de 240 kg, V: Trata-se do símbolo de velocidade do pneu. De acordo com a tabela padrão, o símbolo “V” refere-se à velocidade máxima de 240 km/h.