O que significa PMPO no som?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

A potência PMPO (Peak Music power) é o valor máximo que as caixas de som podem suportar antes que sejam danificadas. Mas, esse não é um valor reconhecido como real do produto, justamente por não haver um método padronizado para mensurar esse valor.

Definitivamente, um amplificador de 1000 watts (PMPO) pode ser equivalente a um outro de 350W (RMS), 250W (RMS) ou até 100W (RMS), se esses amplificadores passarem pelo mesmo procedimento de medida deste fabricante.

PMPO (Power Music Pic Output) é uma medida não padronizada que mede o pico de potência de um aparelho. De forma clara, podemos dizer que essa medida oferece a potência máxima que o aparelho pode atingir em um pequeno período de tempo sem levar em conta as possíveis distorções e ruídos do som.

A potência RMS (Root Mean Square, ou Raiz Média Quadrada) é um cálculo matemático capaz de identificar e aferir a potência elétrica real de qualquer aparelho, aparecendo em Watts (W) nas especificações técnicas dos equipamentos.

Com potência RMS de 350 watts, a capacidade musical deste woofer é de 1.400 watts.

O ideal é que o amplificador tenha o dobro de potência que o alto-falante consegue aguentar. Se o alto-falante tiver 800 Watts RMS, por exemplo, o amplificador deve ter 1600 Watts RMS.

Confira a potência
As caixas de som costumam ter entre 3 a 25W RMS de potência. Este valor indica o quanto você consegue aumentar o som sem haver perda de qualidade, como distorção ou ruídos. Mas você não precisa necessariamente do máximo de potência se for para uma festa pequena entre amigos.

tem microsystem que pesa 1/2 kg e está marcado numa etiqueta maior do que ele: 3000 watts PMPO. Na verdade produz uns 35 RMS e olhe lá.

Para ficar claro, watt é a unidade que afere valor de potência elétrica, seja ela mínima, média (RMS) ou máxima (pico/PMPO) e apenas isto.

- Potência máxima total (dos dois canais) em 4 Ohms: 400W RMS (200W por canal);

Ele pode ser relacionada ao volume do aparelho e representa a potência máxima que esse equipamento pode apresentar sem que haja distorção sonora. Então quanto maior a quantidade de W da caixa de som, por exemplo, maior o ambiente que ela vai conseguir cobrir, por ter um volume mais alto.

Bom, a potencia RMS para PMPO não tem uma conta exata, varia de som para som, mas funciona mais ou menos assim. ou seja, se seu som tem total 50 wats RMS, ele tem 500PMPO, se ele tem 50w RMS por canal, ele tem 1000PMPO, quanto maior o multiplicador, normalmente é mais vagabundo.

Qual o cálculo para transformar Potência PMPO em RMS? Para transformar a potência PMPO em Rms, dividimos o valor PMPO por 2,8.

Para a maioria das pessoas, 50W RMS "reais" por canal já será suficiente para sonorizar um ambiente de até 12m2 (tamanho de um quarto ou sala).

1200w é a abreviação de 1200 watts. Essa unidade de medida é um indicativo da potência, geralmente usada para máquinas, eletrodomésticos ou aparelhos.

Em aparelhos de áudio, essa potência é dada em Watts RMS, que representam a potência média que o aparelho pode apresentar com baixo nível de distorção harmônica, em explicação simples.

Potência: 3500 Watts RMS 2 Ohms (12,6V)

Teoricamente, a potência RMS equivale a 70% da potência de pico (IHF) e a 35% da potência de pico-a-pico (PMPO). Na prática, a maioria dos fabricantes acabam arredondando para mais, tomando que a potência IHF é o dobro da RMS.

Indicações de uso: Igrejas, casas de espetáculo, auditórios, empresas de sonorização, teatros, bares,escolas, buffets e etc. Potência RMS : 2000 Watts em 4 Ohms sendo 1000 Watts RMS por canal.