O que significa Plêiades na Bíblia?

Perguntado por: asalazar8 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

1. Grupo ou reunião de homens célebres pelo talento. 2. [ Astronomia ] Cada uma das estrelas da constelação das Plêiades.

As Plêiades são um conjunto de estrelas localizadas na Constelação do Touro. As Plêiades são um conjunto (aglomerado) composto por estrelas localizadas na Constelação do Touro.

A forma mais simples de localizá-las é achando o Cinturão de Orion — mais conhecido por aqui como “Três Marias” — e, então, seguir com os olhos por uma linha reta até você se deparar com outra constelação.

De acordo com novos cálculos feitos por uma equipe de astrônomos em Génova, Itália, liderada por Georges Meynet, a idade das Plêiades é de aproximadamente 100 milhões de anos.

O fato mais curioso de todos é que, na verdade, seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitak, nomes árabes que significam, respectivamente, o “Cinto”, a “Pérola /Pedra Preciosa” e a “Corda”.

Mas voltando às Plêiades, sete estrelas se destacam. São elas: Merope, Maia, Alcione, Asterope, Electra, Taigete e Celeno. Elas receberam o nome das sete filhas de Atlas e Pleione, segundo a mitologia grega. Com um binóculo, ou um pequeno telescópio, este grupo é muito bonito de se ver.

Orion: Significa "fronteira, "limite" ou "luz dos céus", "luz do paraíso". Esse nome tem o significado incerto, possivelmente surge a partir do grego horion, que significa "fronteira, "limite". Também pode ter tido origem com o acadiano uru-anna, que significa "luz dos céus", "luz do paraíso".

A constelação do Homem Velho é formada pelas constelações ocidentais Taurus e Orion. Conta o mito que essa constelação representa um homem cuja esposa estava interessada no seu irmão. Para ficar com o cunhado, a esposa matou o marido, cortando-lhe a perna.

s. m. (1) Nome vulgar da constelação das Plêiades, próxima da constelação do Touro, que é um cúmulo estelar a 500 anos-luz que aparece como uma mancha esbranquiçada da qual se podem ver a simples vista 7, 8 e até 10 estrelas. (2) Ursa maior, constelação boreal formada por sete estrelas visíveis a simples vista.

  • Acrux
  • Gacrux
  • Delta Crucis
  • Epsilon Crucis
  • Iota Crucis
  • Zeta Crucis

Google Sky Maps é um mapa celestial que mostra objetos como estrelas, constelações, galáxias, planetas ou a lua da Terra. Para usar o Google Sky Maps, acesse www.google.com.br/sky.

A estrela mais brilhante do Cão Maior, Sírius (do grego Seirios, ardente), é também a estrela mais brilhante do céu, e é facilmente identificável a sudeste das Três Marias.

Para pode ver mais de perto, use um binóculo ou telescópio.
Observe cada uma das estrelas e galáxias mais de perto! Qualquer binóculo ou telescópio funcionará. Quanto maior a magnificação e a abertura, mais detalhes você poderá ver. Ainda assim, é possível ver estrelas individuais com uma magnificação menor.

As galáxias são conjuntos de estrelas, poeira, gases e matéria escura que formam o Universo. Elas podem ser elípticas, espirais, como a Via Láctea, ou possuir forma irregular.

Na ufologia, pleidianos, ou alienígenas nórdicos, são extraterrestres humanoides que supostamente vêm das Plêiades e que se assemelham aos nórdicos-escandinavos. Professos contatados os descrevem tendo cerca de dois metros, com longos cabelos loiros, olhos azuis, e pele clara.

Cada cultura dá às Três Marias um diferente significado. Na tradição cristã, as estrelas são associadas às três mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição. Também representam os Três Reis Magos – Gaspar, Melquior e Baltasar -, que estariam a caminho de Belém no nascimento do messias.

Neste versículo, elas são: Maria de Cleofas. Maria Madalena. Salomé, também conhecida como Maria Salomé, identificada no ocidente como Maria, mãe de Tiago.

Sirius

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol. Ela fica a apenas 8,7 anos-luz de nós e é considerada a sétima estrela mais próxima da Terra.

octograma

Uma estrela de oito pontas (octograma) é encontrada em muitas religiões e movimentos esotéricos. Este símbolo está associado ao equilíbrio cósmico, criação e eternidade, harmonia entre espírito e matéria.