O que significa plantas nativas respostas?

Perguntado por: lnobrega . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Espécie Nativa: planta que é natural, originária da região em que vive, ou seja, que cresce dentro dos seus limites naturais incluindo a sua área potencial de dispersão.

(= indígena = espontânea = autóctone). Espécie que é natural, própria da região ou país em que vive e que aí existe há milhares de anos.

As espécies exóticas invasoras são aquelas plantas e animais que estão fora da sua área de distribuição natural e que ameaçam hábitats, serviços ecossistêmicos, e a diversidade biológica, causando impactos em ambientes naturais.

Árvores nativas são aquelas originárias de uma determinada região, ecossistema ou país. Quando falamos das espécies brasileiras, elas se destacam pela sua beleza e versatilidade.

Árvores nativas são espécies de um local, endêmicas para a região e que, ao longo dos tempos, passaram por uma rigorosa seleção natural. Podemos dividi-las em três grupos principais: Pioneiras: nascem primeiro em geral crescem rápido, mas não vivem tanto tempo, nem ficam muito grandes.

E aquelas plantas que se desenvolveram espontaneamente em determinada região, seguindo as características de solo, clima e ecossistema são as plantas nativas. Elas já possuem toda uma interação bem definida com outras plantas, com insetos que as polinizam, com algumas espécies de pássaros que se alimentam do fruto.

As plantas podem ser classificadas em quatro grupos básicos: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Esses grupos podem ser divididos ainda em plantas vasculares e plantas avasculares.

As plantas nativas são espécies de plantas que ocorrem de forma natural em uma determinada área ou ecossistema, e que não dependeram da intervenção do homem para se dispersarem e se desenvolverem naquele lugar.

Plantas nativas são aquelas de ocorrência local ao ambiente em que se pensa o plantio, ou seja, são originárias daquele lugar e ocorrem espontaneamente na região. Já as exóticas não ocorrem naturalmente no local de plantio, sendo originadas de outro ecossistema.

Espécie nativa, silvestre ou autóctone é a que é nativa ou natural de um determinado ecossistema ou região. Quando uma espécie não habita seu local natural, isto é, quando ela foi introduzida pelo homem em um determinado local, então esta espécie é considerada uma espécie exótica para aquele local.

Os diferentes climas, relevos e solos presentes no Brasil proporcionam que o território brasileiro seja a base da mais rica flora do mundo, com mais de 56.000 espécies nativas de plantas.

6 Espécies de Árvores Nativas do Brasil

  • Pau-Brasil (Paubrasilia echinata)
  • Ipê-amarelo (Handroanthus albus)
  • Jacarandá (Jacaranda mimosifolia)
  • Jabuticabeira (Plinia cauliflora)
  • Quaresmeira (Tibouchina granulosa)
  • Sibipiruna (Caesalpinia pluviosa)

A conservação da riqueza biológica do país depende de conhecimento organizado e tecnologia. Alguns dos dados apontados são: A Plataforma reúne descrições, chaves de identificação e imagens de 46.975 espécies de plantas, algas e fungos nativos do Brasil.

As espécies nativas são aquelas que ocorrem naturalmente em determinada região ou bioma. “Em uma analogia simples, é como falar de uma pessoa brasileira: ela é brasileira porque nasceu no Brasil, mas também pode-se falar que é porque nasceu em Curitiba, por exemplo”, explica Bruno Martins, biólogo do IAT.

Um novo estudo com mais de 100 cientistas de todo o mundo—e o maior banco de dados florestal já reunido—estima que existam cerca de 73.000 espécies de árvores na Terra, incluindo cerca de 9.200 espécies ainda a serem descobertas.

árvore Pau-Brasil

A árvore Pau-Brasil é uma árvore nativa das florestas tropicais brasileiras, presente no bioma da Mata Atlântica.

Coloque a muda na cova, deixando o colo na mesma altura do terreno. Encha a cova com terra e espalhe o resto da terra em volta da muda, alisando com a mão. Com as duas mãos, aperte levemente o chão em volta da muda. Lembre: enterre apenas as raízes da muda, até a altura do colo.

Desenvolvimento de mudas nativas
Após coletar as frutas de uma variedade de espécie, elas são selecionadas e realiza-se uma triagem para a remoção de sementes. As sementes são tratadas e plantadas em tubetes, recomendados para cada espécie, contendo de substrato florestal próprio e fertilizante químico encapsulado.

Mudas por sementes: nada mais é do que colocar a semente no solo ou em um vaso e esperar que ela cresça. Quando já estiver formada, desenvolvida, a muda é levada para o local onde vai ficar até completar seu ciclo de vida. Mudas por propagação vegetativa: reproduzir plantas por partes de outras é propagação vegetativa.

Existem quatro tipos principais de vegetação no Brasil: as florestas ( Amazônica, Mata dos Pinhais e a Mata Atlântica), Cerrado, Caatinga e os Campos.

São tipos de vegetação brasileira: Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, mata dos cocais, mata de araucárias e Pampas.