O que significa plano é Esferico?

Perguntado por: umello . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

O PL ou grau plano, geralmente aparece no grau esférico, indicando que não existe dioptria naquele olho. Ou seja, o paciente não possui miopia ou hipermetropia, mas pode ter outros problemas como o astigmatismo e a presbiopia.

O Grau cilíndrico vai indicar se você tem ou não astigmatismo. Então, se sua receita tem o grau “cilíndrico”ou “cilíndro” preenchido, você tem astigmatismo. o astigmatismo se caracteriza por ser um problema de visão atinge diversos focos em nossa visão.

O esférico na receita de óculos indica se você tem miopia ou hipermetropia, dependendo do sinal que acompanha o número. Assim, se o sinal for positivo você tem hipermetropia e se for negativo, miopia.

Esse eixo varia de 0 a 180º e é acompanhada também do chamado grau cilíndrico (indicador do grau de astigmatismo).

A melhor forma de como saber se o grau dos óculos está correto é levá-lo ao oftalmologista com a receita assim que ficarem prontos. O profissional irá avaliar as lentes e confirmar se foram fabricadas corretamente.

Se antes do grau localizado na coluna ESF tiver um sinal negativo (-) isso indica miopia. Se o sinal foi positivo (+) significa hipermetropia. Quando a coluna CIL estiver preenchida é sinal que você possui astigmatismo. É nesse local que será informado o seu grau cilíndrico.

Para saber qual grau do seu óculos, você precisa olhar todos os números da sua receita de óculos e os sinais que os acompanham.

Graus de astigmatismo
A localização do grau de astigmatismo pode variar entre 0 a 180, de 0 a 25 é um tipo de lente, de 70 e 110 outro, próximo de 90 outro e 180 também necessita de outro tipo de lente.

O campo esférico indica o grau de miopia ou hipermetropia e o campo cilíndrico, o valor do astigmatismo. No campo adição, está indicado o valor da presbiopia, que é sempre o mesmo para ambos os olhos.

Quem tem astigmatismo tem que usar óculos para sempre? Não necessariamente! Isso vai depender de cada caso. De fato, para algumas pessoas o grau de astigmatismo é tão baixo que o oftalmologista nem mesmo recomenda óculos ou lentes de contato.

Assim como a miopia e a hipermetropia, o astigmatismo é medido em graus (ou dioptrias). Caso a alteração seja superior a 4 graus, já é considerada alta ou avançada e precisa ser tratada, tanto para conservar a qualidade de vida quanto para prevenir possíveis complicações.

Na receita dos óculos, depois da identificação do paciente, temos algumas siglas que devemos entender: OD significa OLHO DIREITO, e OE significa OLHO ESQUERDO. Depois, encontramos 2 linhas iniciais, uma com o grau para LONGE, e logo embaixo o grau para PERTO.

grau positivo hipermetropia: dificuldade para perto! grau negativo miopia: dificuldade para longe; astigmatismo: longe e perto.

Esférico: é o campo que determina se a pessoa tem miopia ou hipermetropia. Cilíndrico: quando preenchido, indica a presença de astigmatismo. Eixo: é a medida em graus da posição do grau de astigmatismo no olho. Aparece apenas quando o cilíndrico é preenchido.

Considera-se baixo aquele que está entre 0 e 3 graus. Quando varia entre 3 e 6 graus, pode-se dizer que ele é moderado. Já quando o grau é maior que 6, é considerado alto.

O eixo presente nas receitas diz a direção exata, em graus que variam de 0 a 180, em que a lente deve ficar em relação aos olhos.

O termo cilíndrico -0,50 indica o menor grau possível de astigmatismo, que muitas vezes não precisa ser corrigido com óculos de grau ou lentes de contato, mas é importante acompanhar a evolução da saúde da visão, uma vez que o formato do olho pode sofrer alterações com o tempo e aumentar essa dioptria.