O que significa plácidas no hino do Brasil?

Perguntado por: umoreira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Plácidas: tranquilas, calmas, serenas. Brado Retumbante: grito forte que se espalha com barulho.

Clava no Hino Nacional
De acordo com esta parte do hino, a "clava forte" é uma expressão usada para descrever uma arma contra a injustiça. Assim, se o povo brasileiro estiver perante a injustiça, ele não vai fugir, enfrentará a própria morte para lutar pelo bem da pátria.

19 sinônimos de plácida para 2 sentidos da palavra plácida: Calma, sem agitação: 1 tranquila, queda, serena, moderada, sossegada, mansa, quieta, equilibrada, bonançosa, branda, pacata, remansada, resfolegada.

Brado: grito, clamor.

Uma margem (borda ou limite externo; espaço no contorno externo de algo) serena ou calma. Plácido é sinônimo de calmo e tranquilo. As margens plácidas são boas para a prática de ioga.

Brasil, [que] o lábaro estrelado que ostentas seja símbolo de amor eterno. (Lábaro - estandarte muito usado pelos romanos e aqui está representado por nossa bandeira, repleta de estrelas) (Ostentar - mostrar com orgulho.)

[Impávido] significa sem medo, corajoso, e colosso fala do tamanho do país”. Os paulistanos misturam diversos estilos do rock na sonoridade do grupo, com grunge, punk, metal e hard rock entre os gêneros já explorados.

Brilhou no céu da pátria nesse instante. Conseguimos conquistar com braço forte, Em teu seio, ó liberdade, Desafia o nosso peito a própria morte!

A maioria dos hinos nacionais possuem o estilo musical de marchas ou música orquestrada. Atualmente, há quatro países que não possuem uma letra oficial ao seu hino nacional: a Espanha (La Marcha Real), a Bósnia e Herzegovina (Intermezzo), San Marino (Inno Nazionale della Repubblica) e Kosovo (Evropa).

A Espanha é um dos raros países cujo hino não tem letra. Os outros são Kosovo, Bósnia Herzegovina e San Marino.

1. Verde-louro. Termo presente no hino do Brasil que significa: Brasil, que a tua bandeira estrelada seja um símbolo de amor eterno, e que o verde-amarelo desta bandeira signifique paz no futuro e glória no passado.

Brado retumbante significa grito estrondoso. Brado é sinônimo de grito, clamor ou protesto. Retumbante se refere a um som que retumba, que ecoa.

substantivo masculino Enfeite em forma de flor, normalmente colocado no centro do teto. [Figurado] Que possui muito valor; joia, preciosidade. Ornato de ouro ou pedras preciosas no círculo de uma coroa.

Plácido: Significa “plácido”, “sereno”, “calmo”. Tem origem no nome do latim Placidus, que quer dizer literalmente “plácido, calmo”. Há autores que acreditam que esteja associado com o sentimento de calmaria presente na fé do cristianismo, tornando-se um nome muito popular entre os primeiros cristãos.

"Ipiranga" é uma palavra de origem tupi-guarani - tribo de índios que habitavam a região quando os portugueses chegaram por aqui - e seu significado é "Rio Vermelho", devido às águas barrentas do riacho que corta o bairro.

retros | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

No Hino Nacional Brasileiro, a palavra florão aparece de forma figurativa, com o intuito de dizer que o Brasil destaca-se como uma joia/preciosidade que está decorando o Continente Americano. Aparece no trecho: "Fulguras, ó Brasil, florão da América".

“Deitado eternamente em berço esplêndido
Esse trecho é uma metáfora usada para mostrar que o Brasil está eternamente muito bem localizado — entre o mar e a Cordilheira dos Andes — e coberto por riquezas naturais esplêndidas (que significam: admiráveis, únicas).

Já 'colosso', um sinônimo (nome dado a palavras que tenham significados iguais)para enorme estátua, faz referência ao tamanho gigantesco do território do País. A ideia dentro da letra do hino é prestar uma homenagem e engrandecer o Brasil, o colocando como uma Nação grande e destemida desde seu nascimento.

"Espelha" é aquilo que reflete alguma coisa. "Gentil" é alguém que é considerado como generoso. "Fulguras" é aquilo que resplandece. "Florão" é caracterizado como uma flor de ouro.

O art. 30 da Lei nº 5.700, de 01 de setembro de 1971, estabelece que cantemos o Hino Nacional em pé e em silêncio, com a cabeça descoberta, e os braços estendidos ao longo do corpo. Qualquer outra forma de saudação durante a execução - como acompanhar com palmas, assobios, dançando ou com a mão no peito - é proibida.