O que significa placenta madura grau 2?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Grau II: com calcificação mais acentuada, principalmente na área que se liga ao útero, a placenta de grau II permanece desta forma até as 36 – 37 semanas de gravidez. Grau III: é o grau máximo de maturidade da placenta, com calcificação acentuada e generalizada.

Quando muda o grau da placenta
Placenta envelhecida ou calcificada – À medida que a gravidez evolui, a placenta amadurece. Assim, ela pode chegar ao grau III de envelhecimento quando o bebê já está pronto para nascer.

1A placenta é um órgão exclusivo da gravidez e possui diversas funções importantes para a formação de um bebê. 2O stress oxidativo é um tipo de desequilíbrio biológico que faz com que a placenta envelheça. 3O uso de álcool e de tabaco são dois dos principais fatores que influenciam no envelhecimento da placenta.

O grau 0 designa uma placenta homogênea, sem calcificação; o grau I, presença de pequenas calcificações intraplacentárias; o grau II, de calcificações na placa basal; e no grau III observa- se compartimentação da placenta pela presença de calcificação da placa basal à coriônica.

Grau III significa que a placenta atingiu o nível máximo de amadurecimento. Não precisa fazer cesárea por isso, apenas quando há indicação apropriada.

Após o parto, os hospitais tratam a placenta como um resíduo e, por isso, é incinerada.

Conforme a barriga descer, o espaço entre o seio e a barriga ficará maior, e será notado pela necessidade de colocar mais um dedo ou até mesmo a outra mão para preencher a lacuna. Lembrando que a observação deverá ser de alguns dias porque o bebê poderá mudar a posição e afetar essa “medição caseira”.

Ondulação involuntária dos dedos do pé durante as contrações, mesmo quando o resto do corpo está solto e relaxado (6 a 8cm). Se de pé, em vez de encolher os dedos dos pés, a mãe ficar na ponta dos dedos enquanto se inclina sobre algo (6 a 8cm). Arrepios na parte inferior das costas, nádegas e coxas (9 a 10 cm).

Quando a placenta não fornece O2 ou nutrientes de forma adequada para o feto, esta condição é chamada de insuficiência placentária.

Supõe-se que cada grau (grau de amadurecimento) ocorre num momento particular da gravidez. Por exemplo, uma placenta grau III atingiu a maturação completa e não deveria apresentar-se até depois das 34 semanas de gestação.

É comum que esse estágio se mantenha até a 37ª semana ou até o parto. Grau III: somente 30% das gestações chegam ao grau III. A placenta apresenta uma calcificação generalizada, o que não significa que há uma necessidade de adiantar o parto — o órgão continua cumprindo sua função de forma correta.

A placenta fúndica é localizada no topo do útero da mãe. Ela se localiza no alto mais próximo às trompas e de longe, é o melhor local para a fixação da placenta.

O grau 0 designa uma placenta homogênea, sem calcificação; o grau I, presença de pequenas calcificações intraplacentárias; o grau II, de calcificações na placa basal; e no grau III observa- se compartimentação da placenta pela presença de calcificação da placa basal à coriônica2.

O volume considerado normal para o líquido amniótico varia de acordo com a idade gestacional, e estes valores encontram-se em torno de 250 ml na 16ª semana, 800 ml na 28ª semana, atingindo 1.000 ml na 34ª semana(7). Estes são valores médios, aceitando-se grande margem de variação dentro da faixa de normalidade.

O bebê com 37 semanas de gestação já é exatamente o recém-nascido que nascerá! A única diferença é o peso. Quanto mais ele ficar dentro do útero, mais ganhará. Seus pulmões estão bem formados e ele já consegue treinar a respiração com ajuda do líquido amniótico.

A secreção do tampão mucoso não apresenta odor, de maneira geral é bastante espessa e mede aproximadamente 5 centímetros. Além disso, demonstra uma consistência gelatinosa e, na maior parte dos casos, pode vir com um pouco de sangue.

Após o parto, a placenta geralmente se solta do útero e a mulher pode expulsar a placenta sozinha ou com a ajuda de um médico ou parteira.